
HABILIDADES
ESPECÍFICAS DO 4° ANO (EF):
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência
fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
(EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV
em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei,
ou).
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer
significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu
origem à consulta.
(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas
terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na
escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em
diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e
de aposto.
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a
concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância
verbal).
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a
concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo
nominal).
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os
sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
(EF04LP09) Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês,
dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções
do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e
considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de
reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as
convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto/finalidade do texto.
(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de
reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as
convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema,
opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade
do texto.
(EF04LP12) Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com
instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e
produzir tutoriais em áudio ou vídeo.
(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais
(instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos
(verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico
dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e
instruções/passos de jogo).
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e
momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos
(informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar,
digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus
atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia
e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP17) Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas
veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e
demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.
(EF04LP18) Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e
corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de
entrevistadores/entrevistados.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação
científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/
assunto do texto.
(EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em
textos, como forma de apresentação de dados e informações.
(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base
em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou
eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas
simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de
enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação
comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia
infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse
gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando
a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas
e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação
de dados e informações.
(EF04LP25) Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as
falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento
indicadas pelo autor.
(EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a
diagramação das letras do texto na página.
(EF04LP27) Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das
personagens e de cena.
0 Comentários