
16. (Instituto
AOCP)
Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução
aos problemas da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera
terrestre para um plano da carta, o que sempre acarretará deformações. Uma
projeção em especial, idealizada no século XVI, é a projeção de Mercator, que
se tornou uma das principais projeções dos navegantes. Sobre a projeção de
Mercator, é correto afirmar que
A) a sua base é
cilíndrica equivalente e determina uma distribuição dos paralelos com
intervalos decrescentes desde o Equador até os polos.
B) o seu mapa é uma adaptação ao mapa de James
Gall, astrônomo escocês que o desenhou, pela primeira vez, em 1555, em uma
clara crítica ao imperialismo europeu.
C) é uma projeção
afilática e pseudocilíndrica, que exagerava as áreas em altas latitudes
incluindo a Europa, determinando, graficamente, a imponência do continente
europeu no período do mercantilismo.
D) representa uma
projeção cilíndrica conforme, em que os paralelos e os meridianos são linhas
retas que se cruzam formando ângulos retos.
17.
(FCC)
O sistema de medição e representação cartográfica das altitudes de um
determinado ambiente e suas formas de relevo é denominado
A) curva de nível.
B) orientação.
C)
hipsometria.
D) planimetria.
E) geometria.
18.
(FUNPAR NC/UFPR)
A Cartografia Escolar estabelece uma interface com a Educação e a Geografia
Escolar e possibilita o desenvolvimento de metodologias de ensino, além da
construção de recursos didáticos. A respeito da Cartografia Tátil para fins
didáticopedagógicos, assinale a alternativa correta.
A) As informações
percebidas pelos alunos com deficiência visual por meio de outros sentidos são
de essencial importância, pois seu mundo é, sobretudo, um mundo de diferentes
texturas, temperaturas, sons e aromas.
B) A escola consciente de
sua função social envida esforços para que o alunado de baixa visão se adapte
às práticas de inclusão social nela predominantes.
C) A ideia que muitos
profissionais possuem de que os alunos com deficiência visual não têm
capacidade para estudar e entender as representações gráficas obsta o
desenvolvimento de uma cartografia inclusiva.
D) O papel do professor é
o de um intermediário no processo de reprodução do conhecimento cartográfico,
cujo grau de eficiência é definido pela sua capacidade de adaptação desse
conhecimento para os alunos deficientes visuais.
E) As representações
gráficas que são apreendidas essencialmente pela visão ainda carecem de melhor
adaptação para serem percebidas pelo tato.
19. Mosaicos, fotocartas e
cartas imagens, embora possuindo uma legenda, a exemplo dos outros documentos
cartográficos, não explicitam com o mesmo detalhe dos mapas de linhas os alvos
imageados, daí a importância de se estabelecer convenções para serem utilizadas
na cartografia e facilitar a leitura de qualquer pessoa. Com base nas
convenções cartográficas básicas é correto afirmar:
A) Os limites
internacionais, estaduais e municipais são representados pela cor preta,
enquanto as propriedades rurais pela cor marrom.
B) Rodovias são
representadas nas cores vermelha ou vermelha e branca, enquanto que o relevo na
cor mostarda.
C) Ferrovias são
representadas pela cor amarela.
D) A cobertura vegetal é
representada pela cor verde, enquanto que, os brejos ou pântanos pela cor verde
musgo.
E) As áreas sujeitas a
inundação são representadas por área com fundo tracejado em azul, enquanto os
brejos ou pântanos são semelhantes as áreas sujeitas a inundação, porém é
incorporada a vegetação também na cor azul.
20.
(FGV)
A Geografia Urbana, simplificadamente, é a parte da geografia que se dedica aos
estudos inerentes à cidade, em seus mais variados aspectos. De modo a facilitar
e dar suporte a esses estudos, diversos são os produtos provenientes do
Geoprocessamento, dentre eles:
A) cálculo de áreas
geográficas; indicadores econômicos;
B) censo demográfico;
visualização espacial;
C) imagens classificadas;
estatísticas sociais;
D) mapas de fluxos;
modelos digitais de superfície;
E) mosaicos
ortorretificados; divisão urbana.
GABARITO
16:D -17:C - 18:A - 19:E - 20:D
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