16. (Instituto AOCP) Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução aos problemas da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre acarretará deformações. Uma projeção em especial, idealizada no século XVI, é a projeção de Mercator, que se tornou uma das principais projeções dos navegantes. Sobre a projeção de Mercator, é correto afirmar que
A) a sua base é cilíndrica equivalente e determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os polos.
B)  o seu mapa é uma adaptação ao mapa de James Gall, astrônomo escocês que o desenhou, pela primeira vez, em 1555, em uma clara crítica ao imperialismo europeu.
C) é uma projeção afilática e pseudocilíndrica, que exagerava as áreas em altas latitudes incluindo a Europa, determinando, graficamente, a imponência do continente europeu no período do mercantilismo.
D) representa uma projeção cilíndrica conforme, em que os paralelos e os meridianos são linhas retas que se cruzam formando ângulos retos.
 
17. (FCC) O sistema de medição e representação cartográfica das altitudes de um determinado ambiente e suas formas de relevo é denominado
A) curva de nível.
B) orientação.
C) hipsometria.
D) planimetria.
E) geometria.
 
18. (FUNPAR NC/UFPR) A Cartografia Escolar estabelece uma interface com a Educação e a Geografia Escolar e possibilita o desenvolvimento de metodologias de ensino, além da construção de recursos didáticos. A respeito da Cartografia Tátil para fins didáticopedagógicos, assinale a alternativa correta.
A) As informações percebidas pelos alunos com deficiência visual por meio de outros sentidos são de essencial importância, pois seu mundo é, sobretudo, um mundo de diferentes texturas, temperaturas, sons e aromas.
B) A escola consciente de sua função social envida esforços para que o alunado de baixa visão se adapte às práticas de inclusão social nela predominantes.
C) A ideia que muitos profissionais possuem de que os alunos com deficiência visual não têm capacidade para estudar e entender as representações gráficas obsta o desenvolvimento de uma cartografia inclusiva.
D) O papel do professor é o de um intermediário no processo de reprodução do conhecimento cartográfico, cujo grau de eficiência é definido pela sua capacidade de adaptação desse conhecimento para os alunos deficientes visuais.
E) As representações gráficas que são apreendidas essencialmente pela visão ainda carecem de melhor adaptação para serem percebidas pelo tato.
 
19. Mosaicos, fotocartas e cartas imagens, embora possuindo uma legenda, a exemplo dos outros documentos cartográficos, não explicitam com o mesmo detalhe dos mapas de linhas os alvos imageados, daí a importância de se estabelecer convenções para serem utilizadas na cartografia e facilitar a leitura de qualquer pessoa. Com base nas convenções cartográficas básicas é correto afirmar:
A) Os limites internacionais, estaduais e municipais são representados pela cor preta, enquanto as propriedades rurais pela cor marrom.
B) Rodovias são representadas nas cores vermelha ou vermelha e branca, enquanto que o relevo na cor mostarda.
C) Ferrovias são representadas pela cor amarela.
D) A cobertura vegetal é representada pela cor verde, enquanto que, os brejos ou pântanos pela cor verde musgo.
E) As áreas sujeitas a inundação são representadas por área com fundo tracejado em azul, enquanto os brejos ou pântanos são semelhantes as áreas sujeitas a inundação, porém é incorporada a vegetação também na cor azul.
 
20. (FGV) A Geografia Urbana, simplificadamente, é a parte da geografia que se dedica aos estudos inerentes à cidade, em seus mais variados aspectos. De modo a facilitar e dar suporte a esses estudos, diversos são os produtos provenientes do Geoprocessamento, dentre eles:
A) cálculo de áreas geográficas; indicadores econômicos;
B) censo demográfico; visualização espacial;
C) imagens classificadas; estatísticas sociais;
D) mapas de fluxos; modelos digitais de superfície;
E) mosaicos ortorretificados; divisão urbana.


GABARITO
16:D -17:C - 18:A - 19:E - 20:D