Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE HIDROSFERA II

 

6. (IFNMG) Com relação à drenagem de bacias hidrográficas, marque a alternativa INCORRETA:
a) Drenagem Exorreica: quando o rio deságua em um oceano.
b) Drenagem Endorreica: quando o rio deságua em um lago ou mar interno.
c) Drenagem Arreica: quando o rio deságua em outro rio.
d) Drenagem Criptorreica: quando um rio tem drenagem subterrânea.
 
7. (UPE) “Há na superfície oceânica uma corrente que transporta águas quentes e salinas para o nordeste do Atlântico. O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo fundamental importância para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a água se esfria, mistura-se com as águas mais frias de origem ártica e se torna tão densa que acaba afundando...”
Esse texto está se referindo à
a) Contracorrente Sul-Equatorial.
b) Corrente Kuro Sivo.
c) Corrente “El Niño Atlântico”.
d) Corrente do Golfo.
e) Corrente Quente do Brasil.
 
8. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.
A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico, por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, _____________ o escoamento superficial. As vazões máximas ____________. Com a redução da infiltração, ___________o nível do lençol freático. 
a) aumentando – aumentam – diminui.
b) aumentando – aumentam – aumenta.
c) diminuindo – diminuem – diminui.
d) diminuindo – aumentam – diminui.
e) aumentando – diminuem – aumenta.
 
9. (UFC) A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.
a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.
 
10. (UERJ) A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) – assinada pelo Brasil em 1982 e ratificada em 1988 – introduz ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econômica exclusiva e plataforma continental. Em 1993, o Governo brasileiro sancionou a lei que tornou os limites marítimos brasileiros coerentes com os limites preconizados pela CNUDM. O mar territorial brasileiro de 200 milhas marítimas – instituído em 1970 – passou a ser de 12 milhas marítimas, ao qual foram acrescidas 188 milhas referentes à zona econômica exclusiva.  J. M. DE SOUZA Adaptado de www.scielo.br
A alteração da legislação brasileira no que se refere aos limites marítimos reflete as mudanças na diplomacia externa do país dos anos 1970 para os anos 1980/1990. As duas diretrizes da política externa do Brasil, para cada um desses dois períodos, estão formuladas, respectivamente, em:
a) gestão pública alicerçada nas principais demandas populares – adoção dos novos princípios mundiais de domínio compartilhado dos recursos naturais.
b) exercício da soberania baseado em decisões unilaterais de inspiração nacionalista – integração a sistemas multilaterais de decisão na esfera mundial.
c) ação do Estado fundamentada na lógica de alianças da Guerra Fria – submissão às resoluções dos organismos internacionais manipuladas pelas potências hegemônicas.
d) intervenção governamental em defesa dos interesses econômicos externos – implantação de uma estratégia de consenso internacional em detrimento dos capitais nacionais.


GABARITO
6:C - 7:D - 8:A - 9:A - 10:B

Postar um comentário

0 Comentários