Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES

 

1. (Uel 94) Em sua fase inicial, associada à substituição das importações, a industrialização brasileira ressentiu-se principalmente
a) da falta de iniciativa estatal, uma vez que o Estado tinha interesse em manter a agroexportação do café.
b) das dificuldades provocadas pela Grande Guerra que impossibilitavam a produção de bens, antes importados.
c) da conjuntura internacional desfavorável, pois as grandes potências econômicas procuravam manter o monopólio industrial.
d) da ausência de uma integração em nível de América Latina.
e) da falta de integração do território, reflexo de uma organização espacial ligada à exportação de bens primários.
 
2. (Fatec 2000) Considere o texto apresentado abaixo:
Substituição de importados ainda patina
"O Brasil ainda patina na tentativa de impulsionar seu processo de substituição de importações. Com a valorização do dólar, que tornou mais caros os produtos estrangeiros, era esperada uma forte retomada nos projetos de fornecimento local para multinacionais. Mas alguns setores não conseguiram oferecer produtos com preços competitivos e o nível de tecnologia exigido".
(Fonte: "Folha de São Paulo", 19/03/2000, p.10-2.)
Com base nessa notícia e em seus conhecimentos sobre o processo de industrialização no Brasil, é correto afirmar que
a) a preponderância do setor agropecuário na economia nacional vem impedindo um maior desenvolvimento tecnológico do setor industrial e o crescimento da substituição de importações.
b) o período atual caracteriza-se pela fase da substituição de importações, como resposta às políticas de proteção industrial adotadas pelos governos militares.
c) o processo de substituição das importações, iniciado na década de 1930 pelo governo de Getúlio Vargas, só recentemente tem recebido maior atenção das empresas multinacionais.
d) a internacionalização da economia, intensificada pelo governo Collor em 1990, não implicou uma modernização de todos os setores da indústria nacional.
e) os efeitos do processo de globalização na economia brasileira têm permanecido restritos ao desenvolvimento tecnológico da indústria nacional.
 
3. (Mackenzie 2000) O desenvolvimento industrial, baseado na substituição das importações, na atração de capitais estrangeiros e na participação estatal em obras de infraestrutura, explica o surto industrial verificado a partir da década de 1950:
a) na Europa Oriental.
b) na Coréia do Sul e em Taiwan.
c) na China e na Índia.
d) no Brasil e no México.
e) no Peru e na Bolívia.
 
4. (UFAL 2014) Leia os textos a seguir para responder a questão.
Texto 1
No campo econômico, o governo estabeleceu uma política cujo objetivo era superar o modelo agrário-exportador, passando a incentivar a expansão das atividades industriais, abriu linhas de crédito para a instalação de novos estabelecimentos e estimularam a criação de conselhos, companhias e fundações para debater a questão da industrialização e da produção industrial.
Texto 2
A economia também passou a estar diretamente subordinada ao presidente da República, que governava com o auxílio dos conselhos técnicos, o governo do Estado Novo deu muita importância à indústria nacional, para ajudar a desenvolvê-la, planejou a hidrelétrica de Paulo Afonso, no rio São Francisco, para o fornecimento de energia; fundou a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, em 1943. Sua importância foi muito grande, pois passou a fornecer aço à indústria nacional. 
Disponível em: http://keullysbraz.no.comunidades.net. Acesso em: 9 dez. 2013.
Os textos se referem a dois momentos distintos da Era Vargas, marcados, respectivamente, pelo(a)
a) combate a crise do café e implantação de multinacionais em território brasileiro.
b) busca de combustíveis fósseis e criação da PETROBRÁS.
c) recuperação do preço do café e abertura da economia aos produtos estrangeiros.
d) implantação da indústria de base e expansão da industrialização nacional.
e) processo de substituição de importação e implantação da base industrial brasileira.
 
5. (UNICAMP 2012) O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes.
(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana Baeninger (org.), População e cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Nepo / Brasília: UNFPA, 2010, p. 11.)
Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta.
a) A partir de 1930, a ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no Paraná) foi o fator gerador de deslocamentos de população no Brasil.
b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.
c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativo mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.
d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.

 

GABARITO
1:E - 2:D - 3:D - 4:E - 5:D


Postar um comentário

0 Comentários