Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS V

 

21. (PUC RS/2004) O processo socioeconômico associado à Revolução Industrial ao longo do século XIX costuma ser caracterizado em duas grandes fases, geralmente chamadas Primeira e Segunda Revolução Industrial. Comparando-se as duas Revoluções, conclui-se corretamente que a Segunda, a partir de 1870, apresentou como característica:
a) o aumento do número de pequenas empresas.
b) o fim da exportação de capitais.
c) a tendência à formação de oligopólios.
d) a despolitização do movimento operário.
e) o enfraquecimento do colonialismo.
 
22. (FGV/2005) “As perspectivas de desenvolvimento econômico e progresso científico pareciam infinitas no princípio do século. As estradas de ferro se espalhavam por todo mundo (...) O cientista italiano Guglielmo Marconi preparava-se para transmitir, pela primeira vez, sinais de rádio através do Oceano Atlântico. O automóvel, o telefone e o cinema se popularizavam, mudando a face das cidades.”
BRENER, J., Jornal do século XX, São Paulo, Moderna, 1998, p. 24.
O texto refere-se a um contexto de inovações tecnológicas propiciadas:
a) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pelo surgimento das primeiras fábricas, da utilização das máquinas a vapor e de matérias-primas como carvão e ferro.
b) Pela Revolução Agrária Europeia, marcada pela mecanização da produção agrícola e pela estruturação fundiária em pequenas e médias propriedades.
c) Pelo Período Entreguerras, marcado pela expansão da economia industrial e pela disseminação do liberalismo como referência econômica entre as potências europeias.
d) Pela Primeira Revolução Industrial, marcada pelo desenvolvimento industrial norte-americano e pela proliferação da produção de eletrodomésticos.
e) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pela aplicação de descobertas científicas à produção, pela utilização da energia elétrica e o desenvolvimento de indústrias químicas.
 
23. (UFTM MG/2005) A Segunda Revolução Industrial diferenciou-se da Primeira porque:
a) utilizou o carvão e o vapor como fontes principais de energia e acentuou a miséria e a concentração de renda.
b) proporcionou a passagem para o capitalismo concorrencial e teve os Estados Unidos como país pioneiro no processo.
c) inaugurou o sistema de produção em série e estabeleceu a livre concorrência entre as empresas industriais.
d) promoveu o surgimento de grandes conglomerados econômicos, como trustes e cartéis, e usou a eletricidade e o petróleo.
e) gerou a divisão internacional do trabalho e dependeu de matérias-primas oriundas somente das colônias americanas.
 
24. (UEPB/2006) “A Exposição Internacional de Eletricidade foi aberta ao público no Palácio da Indústria, em Paris. Em agosto de 1881(...). A maior parte dos aparelhos expostos resultaram de descobertas moderníssimas (...). O bonde que transporta visitantes; as máquinas eletromagnéticas e o dínamo-elétrico em funcionamento; os focos luminosos brilhando; os telefones que nos permitem ouvir à distância representações de ópera – tudo isso é tão novo que nem sequer seu nome era conhecido cinco anos atrás.”
(Revista A Natureza, 1881)
Sobre as inovações mencionadas acima, podemos afirmar que:
a) determinaram a expansão dos regimes democráticos e iniciaram a difusão dos conhecimentos científicos em diferentes sociedades.
b) resultaram de investimentos em tecnologia e da criação dos cursos técnicos nas universidades europeias e norte-americanas.
c) ficaram restritas às camadas privilegiadas da sociedade, sem alterar o cotidiano da maioria dos habitantes da Europa.
d) possibilitaram a autossuficiência dos países capitalistas adiantados e trouxeram dificuldades para os exportadores de produtos primários.
e) foram consequências da Segunda Revolução Industrial, que explorou novas fontes de energia e desenvolveu novos processos produtivos.
 
25. (FGV/2012) A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada:
a) pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial britânico.
b) pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do continente europeu.
c) pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas fronteiras culturais e linguísticas.
d) pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da industrialização.
e) pela retração da economia mundial devido à mecanização da produção e à diminuição da oferta de produtos industrializados.

GABARITO
21:C - 22:E - 23:D - 24:E - 25:B

 

Postar um comentário

0 Comentários