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QUESTÕES SOBRE O CONCEITO DE LUGAR

 

1. (AV MOREIRA) Segundo Cavalcanti (2011), as categorias de análise da geografia em sala de aula servem ao pensar. Neste sentido, a categoria de análise a ser trabalhada em uma aula que valorize o cotidiano, as relações de proximidade, ou seja, a subjetividade do aluno é a categoria:
A) Espaço.
B) Território.
C) Lugar.
D) Paisagem.
E) Região.
 
2. (IDCAP) É uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. Pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma área útil ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma pessoa específica possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/categorias-geografia. (Fragmento - Adaptado)
A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear seus estudos. Trata-se da elaboração e utilização de conceitos básicos que orientam a recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser estudado. Dada a descrição acima, verifica-se que o conceito que se consolida como categoria geográfica é:
A) Nação.
B) Lugar.
C) Paisagem.
D) Território.
E) Região.
 
3. (CETREDE) Continuando na mesma linha de pensamento, analise o texto a seguir.
Outra corrente de renovação do pensamento é a da Geografia Humanística e Cultural, assentada na fenomenologia, no existencialismo, no idealismo e na hermenêutica. Esta corrente valoriza a subjetividade, a intuição, os sentimentos. Sendo assim, não separa sujeito do objeto ao entender que a consciência, meio para o conhecimento, só pode ser entendida se dirigida a um objeto; e este, por sua vez, só se define em relação à consciência. Há uma relação intrínseca e dialética entre sujeito e objeto, que são separados analiticamente, mas, na realidade, encontram-se fundidos. Ao utilizar como ferramenta de trabalho a experiência vivida, o espaço se apresenta como sendo aquele da representação simbólica, o espaço vivido associado à experiência, ao cotidiano, ao afetivo e ao imaginário. (SILVA, Vânia Regina Jorge da. Os conceitos geográficos e sua importância na formação do professor para uma didática escolar. In: Revista Digital Simonsen. Rio de Janeiro, n.4, Jun. 2016.)
Analisando o texto, percebemos que o conceito geográfico cuja análise foi destacada na Geografia Humanística e Cultural, foi o(a)
A) território.
B) redes.
C) espaço.
D) escala.
E) lugar.
 
4. (FADESP) No campo da Geografia Humanística, esse conceito se consolida no início da década de 70. Sua linha de pensamento caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao seu ambiente. Para tanto, apelou-se às filosofias do significado – fenomenologia, existencialismo, idealismo e hermenêutica, sendo, para os seguidores da corrente humanística, esse conceito é principalmente um produto da experiência humana, pois (...) significa muito mais que o sentido geográfico de localização. Não se refere a objetos e a atributos das localizações, mas a tipos de experiência e envolvimento com o mundo, à necessidade de raízes e segurança.
O texto acima discute a importância do estudo de uma categoria da Geografia no contexto da abordagem humanística. Trata-se do conceito de
A) Território
B) Região
C) Lugar
D) Paisagem
 
5. (VUNESP) Para Carlos (1996), este conceito da Geografia se produz na articulação contraditória entre o mundial que se anuncia e a especificidade histórica do particular. Deste modo, ele se apresentaria como o ponto de articulação entre a mundialidade em constituição e o local enquanto especificidade concreta, enquanto momento.
A autora define os atributos do conceito de
A) lugar.
B) região.
C) metrópole.
D) território.
E) nação.


GABARITO
1:C - 2:B - 3:E - 4:C - 5:A





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