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QUESTÕES SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA VIII

 

36. (FADESP) A Geografia vem passando nas últimas décadas, por um período de intensos debates sobre as diferentes correntes de pensamento envolvidas com a sua produção científica e com o ensino. No contexto brasileiro, ocorre e /ou ocorreu
A) discordância de concepção e metodologia de ensino entre a Geografia tradicional (descritiva) e a chamada Geografia crítica, ambos presentes nas escolas e unidades educacionais do país nos diversos níveis de ensino, sendo a última, fonte de propostas e reflexões calcadas no materialismo dialético marxista.
B) unanimidade na forma de entender e ensinar a Geografia, com maciça presença da Geografia Crítica em todos os níveis de ensino, mas, principalmente, no nível fundamental.
C) o desaparecimento da Geografia Tradicional, concepção que tem seus fundamentos alicerçados nas ideias positivistas de Karl Marx e que apresenta uma forma de conhecimento e de ensino meramente descritivo e informativo.
D) o surgimento, nos últimos anos (anos 2010), de um movimento de renovação no campo geográfico, a chamada Geografia Crítica, que tem contribuído para o surgimento de inúmeros caminhos da análise crítica que fundamenta teórico-metodologicamente a ciência geográfica e seu processo de ensino.
 
37. (CESPE) Os primeiros anos da modernidade são marcados pela produção de uma enorme quantidade de dados e de informações dificilmente tratáveis de maneira sistemática pela ciência da época. A ausência de segmentação no seio da ciência impossibilitava a análise de certos temas particulares nascidos desses dados. Assim, a partir do início do século XIX, os domínios disciplinares específicos organizaram-se definindo seu objeto próprio em torno dessas questões.
Paulo César da Costa Gomes. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 149 (com adaptações).
A partir do texto acima, assinale a opção correta acerca da história do pensamento geográfico e da institucionalização da geografia como ciência.
A) A institucionalização da geografia como disciplina acadêmica originou-se na França, com os estudos regionais empreendidos pelos herdeiros do Iluminismo do século XVIII, como Vidal de La Blache.
B) A geografia firmou-se como domínio disciplinar específico na Antiguidade, com obras de geógrafos como Estrabão e Ptolomeu, que delimitaram o objeto de estudo próprio da nova disciplina que surgia: o espaço terrestre.
C) Grande parte dos historiadores da geografia atribui a Alexander von Humboldt a responsabilidade pelo estabelecimento das novas regras do pensamento geográfico moderno, visto que ele rompeu com o enciclopedismo francês e abandonou as narrativas de viagens e as cosmografias.
D) A geografia moderna tornou-se científica com a ascensão do possibilismo, cujos ideais, já em meados do século XIX, superaram as ideias deterministas e naturalistas em voga no início do século.
E) A geografia científica, que surgiu a partir do século XIX, com as obras de Alexander von Humboldt e Carl Ritter, foi influenciada pelo saber geográfico anteriormente produzido e pelo sistema filosófico de Emmanuel Kant, que considerava a geografia uma ciência ao mesmo tempo geral/sistemática e empírica/regional.
 
38. (IBFC) “La Blache admitia que o meio exercesse alguma influência sobre o homem, mas o homem, dependendo das condições técnicas e dos recursos disponíveis, poderia exercer influência sobre o meio. Assim, surgia a expressão _____” (ANDRADE, 1987, apud COSTA; MENDES, 2010). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A) Determinismo
B) Possibilismo
C) Impressionismo
D) Regionalismo
 
39. (IDECAN) “Na evolução da geografia, observamos a participação de geógrafos germânicos como Alexander Von Humboldt, autor da Descrição Física do Mundo, e Friedrich Ratzel, considerado o pai da geografia humana. Foi a principal figura da escola ‘determinista’. Na segunda metade do século XIX, começaram a destacar-se os geógrafos franceses. Entre eles, ocupou um lugar especial Paul Vidal de La Blache, como o chefe da escola possibilista. Graças à colaboração desses importantes mestres, a geografia deixou de ser meramente descritiva e passou a ter um caráter explicativo. A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade.”
(ANTUNES, Vera Lúcia da. Geografia do Brasil: Quadro Natural e Humano. Objetivo – Sistema de Métodos de Aprendizagem 2010, p. 1-2.)
De acordo com o exposto, relacione adequadamente os princípios metodológicos às suas respectivas características e autor(es).
1. Princípio da extensão.
2. Princípio da analogia (ou da geografia geral).
3. Princípio da causalidade.
4. Princípio da conexidade ou interação.
5. Princípio da atividade.
(__) Permite a generalização dos fatos semelhantes. (Ritter e Vidal de La Blache.)
(__) Deve-se localizar os fatos estudados, determinando-lhes a área geográfica. (Ratzel.)
(__) O fato tem caráter dinâmico, daí a necessidade do conhecimento do passado, para a exploração do presente e previsão de sua evolução futura. (Brunhes.)
(__) Deve-se buscar as causas e examinar as possíveis consequências dos fatos examinados. (Humboldt.)
(__) É preciso identificar as relações locais e interlocais, pois os fatos nunca estão isolados, e sim ligados entre si. (Brunhes.)
A sequência está correta em
A) 2, 1, 5, 3, 4.
B) 1, 2, 5, 4, 3.
C) 2, 1, 5, 4, 3.
D) 1, 2, 5, 3, 4.
 
40. (IBFC) “Tendo sido a Alemanha o país em que primeiro a Geografa se institucionalizou e onde viveram e ensinaram os três grandes geógrafos considerados tradicionalmente como pais da Geografa Moderna – Humboldt, Ritter e Ratzel, é natural que aí se desenvolvessem, em profundidade, os estudos geográficos, que aí surgissem os grandes geógrafos do período clássico e que as ideias germânicas se expandissem por outros países, sobretudo nos Estados Unidos”. Fonte: ANDRADE, M. C. Geografa, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. Atlas, 1987.
Sobre os “três grandes geógrafos” que o autor faz referência, é correto afirmar que:
A) Alexander von Humboldt escreveu o Ensaio político sobre o Reino de Nova Espanha, contribuindo para que Malthus formulasse as suas teorias demográficas.
B) Carl Ritter, foi um grande viajante e explorador, utilizava como método de análise a percepção comportamental humana, cultural e a ambiental.
C) Friedrich Ratzel com suas teorias sobre o Espaço Vital, influenciou diretamente a geografa política subsequente de Ritter e Karl Haushofer.
D) Os pensadores alemães possuíam como característica comum o antinacionalismo, pois defendiam a disputa por territórios do mundo extra europeu.
E) Para os três pensadores da Geografa Clássica ou Tradicional, o Homem produz e transforma a natureza, dentro de uma lógica do materialismo histórico-dialético.

 GABARITO
36:C - 37:E - 38:B - 39:A - 40:A


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