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QUESTÕES SOBRE GLOBALIZAÇÃO II

 

6) (UEPB-2006) Mecatrópolis (Rilves Lisoul)
[...]
Realment sinto-me pra trás.
E ciente cada vez mais
De que a evolução é insustentável
Aos calos das minhas mãos.
Não conheço o toque das teclas
Sinto-me despido!
Hoje fui despedido.
Como enfrentar minha esposa,
Meus filhos... Coitados!
Observe a perspicácia com a qual o poeta traduziu a realidade do momento atual e assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à leitura do fragmento do poema.
(__) A revolução técnico-científica está constantemente criando novas profissões e oportunidades de emprego.
(__) A revolução técnico-científica reduz os postos de trabalho e exclui o trabalhador menos qualificado, expandindo o desemprego e o subemprego.
(__) O domínio da ciência e da técnica na sociedade contemporânea exige das pessoas maior qualificação e constante atualização, tornando-se excludente para aqueles que não tiveram condições de acompanhar tal processo.
(__) O discurso dos atores hegemônicos nos faz crer que o desemprego e a pobreza são consequências do despreparo da mão-de-obra para enfrentar o mercado globalizado, levando o trabalhador a assumir a culpa por um problema que, na verdade, é estrutural. A sequência correta das assertivas é:
a) F V V F
b) V V V F
c) V F F F
d) F F F V
e) F V V V
 
7) (UEPB-2006)
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
de saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
leva o tempo de um raio
tempo que levava Rosa
pra aprumar o balaio [...]
Esse tempo nunca passa [...]
Mora no som da cabeça [...]
No instante em que tange o berimbau,
Meu camará
[...] De avião (leva) o tempo de uma saudade...
O fragmento da composição Parabolicamará, de Gilberto Gil, reflete:
I. A relativização da distância/tempo a partir da emergência do meio técnico-científico-informacional, no qual apenas alguns grupos sociais estão inseridos.
II. A importância que a velocidade alcançada pelos transportes e pelas comunicações passou a ter no atual processo de globalização, bem como no mito do espaço/tempo contraídos.
III. A coexistência de técnicas e culturas diversas que se fazem presentes no espaço, diferenciando lugares e povos, apesar de todo o processo de globalização que tende à uniformização.
IV. A massificação das culturas e lugares que passaram a viver, indistintamente, o “tempo rápido” da globalização, através de um meio técnico-científico-informacional que chegou para todos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):
a) I, III e IV
b) II, III e IV
c) I, II e III
d) I e IV
e) IV
 
8) (Fameca-2006) As relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos estiveram um pouco tensas, conforme demonstrado em trecho da reportagem da Folha de S.Paulo, em 19.08.2005:
O governo brasileiro vai enviar especialistas aos Estados Unidos para tentar reverter a decisão do Departamento de Comércio americano, anunciada na quarta-feira, de adotar sobretaxas às importações de suco de laranja do Brasil. Serão enviados técnicos dos ministérios do Desenvolvimento e das Relações Exteriores e do próprio setor para fazerem uma investigação local e verificar se, de fato, há dumping nas exportações brasileiras... A atitude do governo norte-americano, com relação às exportações de suco de laranja brasileiro, revela:
a) que as sobretaxas impostas pelos Estados Unidos permitem que o suco brasileiro entre naquele país com valor inferior ao de mercado em virtude do dumping, ou seja, da exploração da mão-de-obra nas fábricas brasileiras de suco.
b) a preocupação com a qualidade do suco produzido no Brasil, já que as sobretaxas serviriam para melhorar a qualidade da produção e evitar o dumping praticado pela excessiva exploração da mão-de-obra infantil nos laranjais do interior paulista.
c) a dificuldade que os Estados Unidos encontram ao comprarem produtos brasileiros devido ao excesso de burocracia, ocasionando as sobretaxas, tentando, dessa maneira, facilitar o comércio entre os dois países.
d) o protecionismo do governo dos Estados Unidos aos produtores locais: pois o aumento das sobretaxas deve-se à alegação de que o produto brasileiro seria vendido pelo preço abaixo do custo de mercado.
e) a aversão pelas produções latino-americanas que, normalmente, pela prática de dumping, vendem no mercado norte-americano produtos com preços muito competitivos, provocando a alta do desemprego, a violência urbana e as crises econômicas.
 
9) (VUNESP-2006) Manoel Castells (1999) em seu livro A sociedade em rede refere-se a uma “nova” cultura que vem transformando as relações espaço-tempo, com novos mecanismos de dominação e subordinação político-econômica em todo mundo: o preço a ser pago pela inclusão no sistema é a adaptação a sua lógica, a sua linguagem, a seus pontos de entrada, a sua codificação e decodificação. Assinale a alternativa que melhor retrata esta “nova” cultura.
a) Cultura da violência, a sociedade é guiada por sentimentos de xenofobia e de pressão psicológica. 
b) Cultura do consumo, em que toda sociedade se envolve num sistema de consumo, cada vez mais, facilitador que induz a compra até mesmo sem sair de casa.
c) Cultura do desperdício, a sociedade sob a pressão da propaganda adquire bens desnecessários ou supérfluos.
d) Cultura da televisão, a sociedade tem suas ideias e valores homogeneizados por meio da mídia nacional e internacional.
e) Cultura da virtualidade real, em que ocorre uma transformação tecnológica de dimensões históricas, ou seja, a integração de vários modos de comunicação em uma rede interativa.
 
10) (VUNESP-2006) A diferença socioeconômica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos é cada vez maior, agravada pela aceleração do processo de globalização econômica. O aumento da pobreza no mundo relaciona-se a vários fatores. Escolha a alternativa que melhor expressa essa realidade.
a) Utilização de políticas públicas paternalistas nos países pobres; controle da natalidade nos países ricos; diminuição da fome nos países subdesenvolvidos.
b) Aumento da concentração de renda; aumento dos postos de trabalho nos países do sul; pouca qualificação da população nos países mais pobres.
c) Políticas públicas que favorecem a distribuição de renda; igualdade das oportunidades entre os diferentes países; maior controle no processo de favelização nos países desenvolvidos.
d) Aumento da concentração de renda; fragilidade de políticas públicas favoráveis a distribuição de renda; desqualificação da mão-de-obra para o ingresso no mercado de trabalho nos países subdesenvolvidos.
e) Desemprego elevado nos países subdesenvolvidos; ocorrência, em todos os países do mundo, da modernização da produção industrial; maior distribuição de terras nos países mais pobres.


GABARITO
6:E - 7:C - 8:D - 9:E - 10:D


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