Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre Vygotsky e a teoria histórico-cultural II

 

1. (VUNESP 2018) Aline, estudando para prestar concurso de Professor I no município onde mora, leu as obras de Fontana (1996) e de La Taille et al (1992). Seu interesse era aprofundar-se no tema “A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno”. Em Fontana, Aline verificou que essa autora, apoiando-se no pensamento de Vygotsky e Bakthin, mostra a importância social da escola e do trabalho pedagógico que, por meio de situações de aprendizagem em sala de aula, possibilitam processos interativos mediadores da aprendizagem dos alunos. Já na obra de La Taille, ela constatou que, para Vygotsky, o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico ocorre por meio da mediação, pois enquanto sujeito de conhecimento, o homem não tem acesso direto aos objetos, mas um acesso mediado, isto é, feito por intermédio
A) de atividades mentais que são controladas externamente pelo ensinante.
B) de atividades virtuais que expandem as possibilidades de aprendizagem.
C) da linguagem, que é algo complementar na formação do conhecimento.
D) dos recortes do real operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe.
E) de perguntas postas ao sujeito, conduzindo-o ao saber que já está nele.
 
2. (SUGEP - UFRPE 2018) Conforme a teoria de Vygotsky, o caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível real, é denominado:
A) zona de desenvolvimento experiencial.
B) zona de desenvolvimento diferencial.
C) zona de desenvolvimento relacional.
D) zona de desenvolvimento proximal.
E) zona de desenvolvimento original.
 
3. (CESPE 2018) O trabalho de Vygotsky é precursor de uma corrente de pensamento, que é geralmente referida como teoria histórico-cultural. Assinale a opção que apresenta uma ideia defendida por esse autor.
A) As características tipicamente humanas já estão presentes desde o nascimento do indivíduo.
B) São os instrumentos técnicos e os sistemas de signos, construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo.
C) Pensamento e fala têm a mesma origem e se desenvolvem de modo dependente.
D) Há três níveis de desenvolvimento cognitivo: o real, o intermediário e o potencial.
E) As funções psicológicas aparecem duas vezes ao longo do desenvolvimento cultural da criança: primeiramente, dentro da criança; e, depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica.
 
4. (VUNESP 2018) Um professor, em suas aulas, costuma considerar o nível de partida do aluno, criando desafios abordáveis para além desse nível, por meio de diversos instrumentos de apoio e suporte. Ele entende que a realização de tarefas por alunos menos proficientes com a ajuda de colegas mais competentes é uma via de acesso à realização autônoma dessas mesmas tarefas, em um nível superior.
Os procedimentos adotados por esse professor caracterizam o ensino como ajuda ajustada ao processo de aprendizagem que, segundo Javier Onrubia (In: Coll, 1999), refletem na maneira de entender o ensino associado à noção de
A) estímulo ao trabalho em grupo.
B) integração dos alunos na sala de aula.
C) zona de desenvolvimento proximal.
D) nivelamento do conhecimento dos alunos.
E) apropriação individual de conhecimentos.
 
5. (VUNESP 2018) Embora o processo de conceitualização seja um processo único e integrado, Vygotsky destaca a necessidade de diferenciarmos entre a atividade mental centrada sobre a vida cotidiana e a expressão que a ela se liga e a elaboração sistematizada na escola, tendo em vista as diferentes condições externas e internas de elaboração em cada uma dessas situações (Fontana, 1996).
De acordo com Vygotsky, nas interações escolarizadas, a criança
A) conta com a mediação do adulto no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas.
B) centra-se, juntamente com o adulto, na própria situação e nos seus elementos e não no ato intelectual envolvido.
C) desenvolve suas atividades sob a influência do adulto, que não explicita a formação de generalizações.
D) apresenta atividade mental que coincide com a do adulto, por isso utiliza palavras com os mesmos graus de generalidade.
E) é colocada diante da tarefa particular de entender as bases dos sistemas de concepções científicas.


GABARITO
1:D - 2:D - 3:B - 4:C - 5:E

Postar um comentário

0 Comentários