Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre teorias do desenvolvimento e da aprendizagem XIV

 

1. (IF-CE 2014) Quanto ao behaviorismo não é correto afirmar:
A) Um importante estudioso da teoria behaviorista, John B. Watson, postulava o comportamento como o objeto de estudo da Psicologia.
B) A tendência Funcionalista constitui o estudo do comportamento como função de certas variáveis do meio, de acordo com o behaviorismo.
C) O comportamento, na abordagem behaviorista, só pode ser estudado enquanto processo psicológico observável e mensurável.
D) O processo de aprendizagem ocorre por meio de insights.
E) O reforço positivo imediato é colocado por Skiner como um dos principais elementos do processo de aprendizagem.
 
2. (PR-4 UFRJ 2014) uma professora levou os alunos ao Jardim Zoológico. Antes, ela pediu que cada aluno se manifestasse sobre o que eles veriam lá e pediu que levassem máquinas fotográficas. Juntamente com a turma, a professora montou um mural com as fotos tiradas no Zôo. A partir das imagens, os alunos categorizaram os animais segundo as características comuns observadas. A organização apresentada pelas crianças mostrava uma compreensão simplificada do conceito de cada grupo de animais. Diante dessa constatação, a professora elaborou um planejamento de atividades pedagógicas que considerasse o aprendizado dos conceitos e uma discussão sobre os significados atribuídos pelas Ciências. Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada:
A) epistemologia genética, de Piaget.
B) behaviorismo, de Skinner.
C) aprendizagem significativa, de Ausubel.
D) histórico-cultural, de Vygotsky.
E) humanista, de Carl Rogers.
 
3. (PR-4 UFRJ 2014) Jean Piaget buscou compreender as categorias e os diversos tipos de conhecimento humano, entre eles, o conhecimento científico e o genético, no sentido de gênese, origem ou formação do conhecimento. Considerando essa assertiva, para o autor, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre por meio:
A) do aparecimento de uma nova possibilidade orgânica nesse indivíduo.
B) do equilíbrio superior desse indivíduo.
C) de ações destinadas a atribuir significações.
D) de constantes desequilíbrios e equilibrações.
E) da aceleração do processo de aprendizagem.
 
4. (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2014) Para Mauri (2003), a aprendizagem supõe, como construção de conhecimento, entender tanto a sua dimensão como produto quanto sua dimensão como processo, ou seja, o percurso pelo qual os alunos elaboram por si próprios os conhecimentos.
Sobre a aprendizagem na perspectiva da concepção construtiva, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Devido à atividade que os alunos desenvolvem para dar significado aos conteúdos escolares apresentados, é possível a construção de conhecimentos por eles.
B) A atividade mental caracteriza-se pelo fato de os alunos atribuírem relações aleatórias, tanto cultural quanto pessoalmente, entre o que conhecem por si próprios e o que desejam aprender.
C) O conhecimento é construído por meio de um processo de elaboração pessoal, pelo qual nenhum educando pode ser substituído por outro.
D) A atividade didática tem a função de construir o cenário, para que a atividade mental dos alunos aconteça em certo nível e fazer com que ela se oriente para atingir os objetivos educacionais ou desenvolver de capacidades.
 
5. (Colégio Pedro II 2013) O conceito mais divulgado das pesquisas de Vygotsky consiste na zona de desenvolvimento proximal. Este pensamento está ligado à postulação de que o desenvolvimento deve ser olhado prospectivamente: define como mais importantes, no percurso do desenvolvimento, exatamente aqueles processos que já estão embrionariamente presentes no indivíduo, mas que ainda não se consolidaram.
Em termos de atuação pedagógica, essa postulação traz consigo a ideia de que:
A) a trajetória do conhecimento humano se dá de dentro para fora, pois cada idade permite aprendizados específicos.
B) o professor deve atuar somente nos aspectos em que a maturação do aluno se evidenciar, pois, só quando o organismo está pronto, o conhecimento fica próximo.
C) o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, pois os processos de aprendizagem despertam os processos internos de desenvolvimento.
D) o professor precisa atuar predominantemente nos aspectos de desenvolvimento que se mostram consolidados, pois isso estimula a turma.


GABARITO
1:D - 2:C - 3:D - 4:B - 5:C

Postar um comentário

0 Comentários