Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre teorias do desenvolvimento e da aprendizagem VII

 

1. (IBADE 2016) São características básicas da aprendizagem significativa:
A) representacional e conceitual.
B) proposicional e derivativa.
C) não arbitrariedade substantividade.
D) superordenada e cientifica.
E) especificidade e matriz ideacional.
 
2. (FEPESE 2016) Analise o texto abaixo: O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que pode ser compreendido como a distância entre o nível de desenvolvimento ......................., que se costuma determinar por meio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento ........................., determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes, é apresentado por Vigotski. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A) real • potencial
B) potencial • concreto
C) esquemático • intuitivo
D) intuitivo • formal
E) simbólico • real
 
3. (FEPESE 2016) Analise o texto abaixo:
Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
A) Wallon
B) Vigotski
C) Paulo Freire
D) Davidov
E) Piaget
 
4. (Serctam 2016) Na perspectiva da abordagem sócioconstrutivista do conhecimento e do desenvolvimento humano, o objetivo do ensino é:
A) Possibilitar situações de experimentação, onde a criança possa estabelecer contato com objetos e/ou materiais, antes desconhecidos.
B) Desenvolver as capacidades intelectuais e da subjetividade dos estudantes, através da assimilação consciente e ativa dos conteúdos.
C) Garantir a interação entre os grupos de diferentes culturas e diversas origens étnico-raciais.
D) Proporcionar acesso a materiais didáticos, aos artefatos da cultura e aos produtos do desenvolvimento tecnológico.
E) Estabelecer a conexão entre as demandas do mercado de trabalho com a formação dos estudantes.
 
5. (FUNRIO 2016) Vygotsky chama de zona de desenvolvimento proximal a (o):
A) Capacidade do indivíduo de raciocinar plenamente enfrentando situações adversas de trabalho.
B) Potencialidade física e intelectual para o desenvolvimento de cada um dependendo da faixa etária.
C) Estágio anterior caracterizado pelo apoio a resolver problemas estimulado por adultos.
D) Educação baseada no estímulo aos centros neurológicos proximais.
E) Capacidade afetiva de se relacionar com os próximos superando problemas de relacionamento.

 GABARITO

1:C - 2:A - 3:E - 4:B - 5:C


Postar um comentário

0 Comentários