Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre teorias do desenvolvimento e da aprendizagem X

 

1. (INTEGRI 2015) Kramer em “Com a Pré Escola nas mãos – Uma alternativa curricular para a Educação Infantil”, aborda o desenvolvimento psicológico e natural do desempenho da aprendizagem. Nessa perspectiva o livro trabalha com os pressupostos teóricos de autores como:
A) L. Vygotsky, J. Piaget, Decroly e Froebel.
B) E. Kant, J. Piaget, Decroly e Froebel.
C) E. Kant, E. Durkheim, Decroly e Froebel.
D) L. Vygotsky, J. Piaget, Decroly e E. Kant.
 
2. (UFMT 2015) No que diz respeito ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas fundamentadas nas teorias críticas, é INCORRETO afirmar:
A) As TIC precisam ser consideradas como produtos da atividade humana, historicamente construídas, portanto, como artefatos sociais e culturais que expressam relações de poder, intenções e interesses diversos.
B) A mediação tecnológica é adotada com o objetivo primeiro de estabelecer relações intrínsecas entre educação e preparação para o mundo do trabalho, observando, sobretudo, a lógica da competitividade instaurada no mundo globalizado.
C) Os ambientes interativos (como chats e grupos de discussão on-line) mostram-se como recursos potenciais nas relações educacionais.
D) No mundo marcado pela tecnologia, a escola necessita fazer uso das TIC não apenas para democratizar o acesso a elas como também para favorecer a compreensão das potencialidades da educação.
 
3. (UFMT 2015) INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo para responder à questão relativa à base psicológica do ensino-aprendizagem.
De suas pesquisas, [...] elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental. Para o autor, todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente [...]. Este ambiente possibilita situações novas, desafiadoras e conflitantes ao indivíduo causando-lhe desequilíbrios, que são necessários para o avanço do seu desenvolvimento. Diante de um conflito (nova tarefa, novo objeto a ser conhecido ou nova palavra a ser aprendida), o indivíduo se desequilibra e, para reequilibrar-se, lança mão de alguns mecanismos fundamentais [...]. Dentre esses mecanismos, encontra-se a assimilação que se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado, a partir de experiências anteriores, para compreender um novo conflito. [...] um segundo mecanismo natural do indivíduo é o da acomodação, no qual o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação [...]. Vale frisar que os processos de assimilação e acomodação, embora diferentes, ocorrem simultaneamente na resolução dos conflitos apresentados pelo ambiente em decorrência da interação do indivíduo com o mundo dos objetos.
(VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e
Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da
Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)
Depreende-se da leitura que a teoria em questão foi formulada por
A) Jean Piaget.
B) Carl Rogers.
C) Ivan Pavlov.
D) Paulo Freire.
 
4. (IF-SC 2015) Os estudos sobre aprendizagem mostram que existem várias teorias que tentam definir o que é aprendizagem e como ela acontece. A teoria é uma tentativa de sistematizar uma área do conhecimento, de explicar e de resolver problemas. Entre essas teorias podemos citar o empirismo. Abaixo são apresentadas características relacionadas ao empirismo, leia atentamente cada uma delas, verificando a sua veracidade.
1. O conhecimento é produzido através da experiência, ou seja, o que conhecemos vem dos objetos com que entramos em contato.
2. Recompensas e punições são fundamentais no processo de aprendizagem.
3. O conhecimento é produzido porque cada pessoa possui capacidades inatas de aprender.
4. Aprendizagem é entendida como modificação do comportamento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as características CORRETAS.
A) 1, 2, 3, 4
B) 1, 2, 3
C) 1, 2, 4
D) 2, 3, 4
E) 2, 4
 
5. (IESES 2015) Jean Piaget preocupou-se com vários aspectos do conhecimento, dando ênfase ao estudo do desenvolvimento. Sendo sua maior preocupação o sujeito epistêmico, ou seja, o estudo dos processos do pensamento presentes desde a infância até a idade adulta, Piaget interessou-se pela visão interacionista do homem. Sobre esse assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__) O Método de Piaget não consiste em medir a inteligência com testes e provas, mas entender como o indivíduo compreende o mundo que o cerca, como formula suas hipóteses e resolve problemas.
(__) A proposta de Piaget é uma estratégia de trabalho pedagógico, o que faz com que esse método verifique as singularidades de cada sujeito, sendo que cada aluno deve ser tratado de uma forma massificada, em que todos devem seguir o mesmo ritmo.
(__) A preocupação central de Piaget foi a elaboração de uma teoria do conhecimento que pudesse explicar como o organismo conhece o mundo, pois para ele só o conhecimento possibilita um estado de equilíbrio interno, que o capacita a adaptar-se ao meio ambiente.
(__) A concepção epistemológica adotada por Piaget aproxima suas ideias de todas as correntes pedagógicas que enfatizam a atividade do educando e a estruturação de um ambiente escolar que corresponda às características pessoais do aluno, seus interesses, sua personalidade, seu conhecimento cotidiano.
A) V, V, F, F.
B) V, V, V, V.
C) F, F, F, F.
D) V, F, V, V.


GABARITO

1:A - 2:B - 3:A - 4:C - 5:D

 


Postar um comentário

0 Comentários