Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre teorias do desenvolvimento e da aprendizagem XIII

 

1. (NUCEPE 2015) “É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. É no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho.”
O conceito destacado acima refere-se
A) aos esquemas de ação.
B) à zona de desenvolvimento proximal.
C) ao conhecimento prévio.
D) ao sincretismo infantil.
E) ao conhecimento significativo.
 
2. (FUNIVERSA 2015) A aprendizagem consiste na “ampliação” da estrutura cognitiva por meio da incorporação de novas ideias. Dependendo do tipo de relacionamento entre as ideias já existentes nessa estrutura e as novas, que estão sendo internalizadas, pode ocorrer um aprendizado que varia do mecânico ao significativo.
Esse é o conceito de aprendizagem de
A) Jean Piaget.
B) David Ausubel.
C) Jerome Brunner.
D) Lev Vigotsky.
E) Henri Wallon.
 
3. (REIS & REIS 2015) Avalie a frase abaixo:
“A adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. A outra tendência é a organização. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes. A adaptação acontece através da organização, e assim, o organismo discrimina entre a miríade de estímulos e sensações com os quais é bombardeado e as organiza em alguma forma de estrutura. Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação".
Os conceitos de assimilação e acomodação evidenciados acima foram contribuições do teórico:
A) Karl Marx;
B) Jean Piaget;
C) Sigmund Freud;
D) Leonardo Boff.
 
4. (REIS & REIS 2015) Representa uma proposta avaliativa, que inclui a avaliação, no processo ensino-aprendizagem. Ela se materializa nos contextos vividos pelos professores e alunos e possui como função, a regulação das aprendizagens. Para ocorrer essa regulação, é necessário que ela trabalhe com procedimentos que estimulem a participação dos autores do processo. Ela baseia-se em princípios, que decorrem do cognitivismo, do construtivismo, do interacionismo, das teorias socioculturais e das sociocognitivas. Ela trabalha sob a ótica das aprendizagens significativas.
A conceituação acima se refere à avaliação:
A) Somativa;
B) Indutiva;
C) Formativa;
D) Diagnóstica.
 
5. (PR-4 UFRJ 2014) Os psicólogos Jean Piaget e Lev Vygotsky construíram teorias fundamentais para a compreensão da construção do conhecimento do ser humano. As pesquisas de Piaget priorizam o processo de maturação biológica associado com os processos autônomos e espontâneos, importantes para o desenvolvimento e aprendizagem. Vygotsky privilegia a influência do ambiente social e cultural, pois o desenvolvimento da inteligência e da personalidade é externamente motivado pelas relações interpessoais.
Considerando as concepções de Vygotsky, o papel da palavra como comunicação:
A) se subordina ao desenvolvimento.
B) é o mais importante fator de desenvolvimento.
C) tem pouco impacto sobre o desenvolvimento.
D) só é acúmulo de respostas aprendidas.
E) segue uma linha fixa de estágios.


GABARITO

1:B - 2:B - 3:B - 4:C - 5:B


Postar um comentário

0 Comentários