Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre teorias do desenvolvimento e da aprendizagem XII

 

1. (IBFC 2015) Sobre a criança e a aprendizagem nos anos iniciais, é correto afirmar que o professor desenvolve a competência de:
A) Conhecer a legislação e o funcionamento da instituição escolar.
B) Desenvolver os critérios avaliativos nos anos iniciais.
C) Dominar as teorias da aprendizagem.
D) Valorizar a diversidade dos alunos.
 
2. (UFMT 2015) INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo para responder à questão relativa à base psicológica do ensino-aprendizagem.
De suas pesquisas, [...] elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental. Para o autor, todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente [...]. Este ambiente possibilita situações novas, desafiadoras e conflitantes ao indivíduo causando-lhe desequilíbrios, que são necessários para o avanço do seu desenvolvimento. Diante de um conflito (nova tarefa, novo objeto a ser conhecido ou nova palavra a ser aprendida), o indivíduo se desequilibra e, para reequilibrar-se, lança mão de alguns mecanismos fundamentais [...]. Dentre esses mecanismos, encontra-se a assimilação que se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado, a partir de experiências anteriores, para compreender um novo conflito. [...] um segundo mecanismo natural do indivíduo é o da acomodação, no qual o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação [...]. Vale frisar que os processos de assimilação e acomodação, embora diferentes, ocorrem simultaneamente na resolução dos conflitos apresentados pelo ambiente em decorrência da interação do indivíduo com o mundo dos objetos.
(VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e
Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da
Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)
Um educador que fundamenta sua prática na referida teoria de aprendizagem tende a adotar perspectivas pedagógicas caracterizadas como
A) Behavioristas.
B) Tradicionais.
C) Construtivistas.
D) Dialéticas.
 
3. (IF-SP 2015) Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão" (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).
I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental."
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
A) I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.
B) I - Piaget; II- Wallon; III- Vygotsky.
C) I - Wallon; II- Vygotsky; III- Piaget.
D) I- Vygotsky; II- Wallon; III- Piaget.
E) I - Piaget; II - Vygotsky; III- Wallon.
 
4. (AMEOSC 2015) O estágio do desenvolvimento cognitivo denominado por Jean Piaget, período pré-operatório é etapa marcada pelo aparecimento da função simbólica ou semiótica, que permite à criança interiorizar a ação imediata, desenvolvendo o pensamento representativo. Aos _________________ a criança está nesta etapa do desenvolvimento.
Complete a lacuna corretamente.
A) Doze meses.
B) Três anos.
C) Nove anos.
D) Doze anos.
 
5. (COMPERVE 2015) Os estudantes universitários são, na sua grande maioria, adultos. Conhecer as caraterísticas dos adultos e as particularidades de suas formas de aprendizagem e de seus comportamentos no contexto da formação universitária tem importância para o trabalho do assistente de estudantes. Em relação aos estudantes universitários adultos, é correto afirmar:
A) Os adultos, em sua maioria, têm preferência pelo estudo individualizado durante a sua formação profissional.
B) Os conhecimentos prévios, quando consolidados e sólidos, sempre favorecem a aprendizagem dos adultos.
C) Os adultos têm formas especificas de aprender e de se relacionar se comparados com outras faixas etárias.
D) Os conhecimentos prévios, como as crenças que os adultos têm, não influenciam em sua aprendizagem.

GABARITO

1:C - 2:C - 3:A - 4:B - 5:C


Postar um comentário

0 Comentários