Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A REGIÃO CENTRO-OESTE VII

 

31. A formação do território goiano constitui-se pela conjugação de diversos fatores de ordem natural, histórico-social e político-econômica. Essa formação se manifesta
a) na posição geográfica privilegiada pela centralidade no território brasileiro, o que promoveu o povoamento desde o período colonial.
b) nos litígios de terras com os estados do Pará, Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins, o que determinou a extensão atual de sua área.
c) no relevo de planalto e pelas bacias com grande potencial hidrográfico, o que facilitou a construção de usinas hidrelétricas.
d) na política de colonização oficial que incentivou a imigração de europeus, o que transformou as relações tradicionais de produção no campo.
e) na distribuição mineral, no avanço da agropecuária e na implantação de ferrovias e rodovias, o que possibilitou a sua integração ao território nacional.
 
32. Nas décadas de 1970 e 1980, a região Centro-Oeste apresentou um grande crescimento demográfico motivado por grandes fluxos migratórios vindos, principalmente,
a) da região Sul, pois a modernização agrícola e a concentração fundiária reduziram as oportunidades de emprego na região.
b) da Zona da Mata nordestina, devido à redução das áreas canavieiras, gradativamente substituídas pela pecuária de corte.
c) da Amazônia ocidental, pois a proibição dos garimpos nas margens dos rios Madeira e Xingu reduziu as oportunidades de trabalho na região.
d) do norte e oeste de Minas Gerais, devido aos longos períodos de seca que inviabilizaram os cultivos de pequenos proprietários.
e) do Meio-Norte, pois a diminuição do extrativismo vegetal e a forte concentração de terras criaram grande número de desempregados.
 
33. A região Centro-Oeste não faz fronteira com o Estado:
a) Roraima.
b) Rondônia.
c) Bahia.
d) Paraná.
e) Pará.
 
34. Sobre o extrativismo mineral não é típico do Centro-Oeste:
a) carvão mineral
b) ouro.
c) ferro.
d) diamante.
e) níquel.
 
35. (PUC-RIO) A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir de forma mais decisiva na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que NÃO apresente um objetivo desses programas e planos regionais.
a) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.
b) A execução de grandes projetos agropecuários com base em incentivos fiscais.
c) A ampliação da fronteira agrícola com a incorporação de novos espaços produtivos.
d) O aumento do rendimento agrícola graças à introdução de técnicas mais eficientes.
e) A ampliação da infraestrutura viária e a construção de hidrelétricas.

GABARITO
31:E - 32:A - 33:A - 34:A - 35:A


Postar um comentário

0 Comentários