
1. (MS
CONCURSOS 2017) A
teoria do desenvolvimento cognitivo apresenta etapas que pressupõem que os
seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. O autor
dessa teoria, a partir da observação cuidadosa de seus próprios filhos e de
muitas outras crianças, concluiu que, em muitas questões cruciais, as crianças
não pensam como o adulto. Aponte quem é este autor:
A) J.
Piaget
B) Paulo Freire
C) Vygotsky
D) H. Wallon
2. (UFV
2017) Com
relação aos estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, é INCORRETO afirmar:
A) O desenvolvimento
mental surge como sucessão de três grandes construções, ou seja, três grandes
estágios. Cada um prolonga o anterior, reconstruindo-o primeiro num plano novo
para ultrapassá-lo em seguida, cada vez mais amplamente.
B) No estágio sensório-motor,
a criança elabora o conjunto de subestruturas cognitivas que servirão de ponto
de partida para as suas construções preceptivas e intelectuais ulteriores,
assim como certo número de reações afetivas elementares.
C) A
criança do estágio sensório-motor realiza as construções apoiadas em percepções
e movimentos. A presença da linguagem e da função simbólica ampliam, desde o
início, as possibilidades de ações nesse estágio.
D) O pensamento
pré-operatório não pode ser considerado “bom” em razão das características e
especificidades que ele apresenta e que o impedem de ser um pensamento lógico,
podendo-se citar a centração, a irreversibilidade e o raciocínio transdutivo.
3. (IFB
2017) A
partir da teoria de Piaget, sobre o período das operações formais, assinale a
opção CORRETA.
A) Ocorre o aparecimento
da vontade como qualidade superior e que atua quando há conflitos de tendências
ou intenções. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto,
passando a organizar seus próprios valores morais.
B) Neste período, a
criança conquista, através da percepção e dos movimentos, o universo que a
cerca.
C) No aspecto afetivo,
surgem os sentimentos interindividuais, sendo que um dos mais relevantes é o
respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela.
D) O
indivíduo domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar,
cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de
reformular.
E) A cooperação é uma
capacidade que se desenvolve ao longo deste período e será um facilitador do trabalho
em grupo, que se torna cada vez mais absorvente.
4. (IFB
2017) A
partir da teoria de Piaget, sobre o período das operações formais, assinale a
opção CORRETA.
A) Ocorre o aparecimento
da vontade como qualidade superior e que atua quando há conflitos de tendências
ou intenções. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto,
passando a organizar seus próprios valores morais.
B) Neste período, a
criança conquista, através da percepção e dos movimentos, o universo que a
cerca.
C) No aspecto afetivo,
surgem os sentimentos interindividuais, sendo que um dos mais relevantes é o
respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela.
D) O
indivíduo domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar,
cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de
reformular.
E) A cooperação é uma
capacidade que se desenvolve ao longo deste período e será um facilitador do
trabalho em grupo, que se torna cada vez mais absorvente.
5. (IMPARH
2017) “Piaget
propõe que o conhecimento é construído na relação do homem com os objetos, não
estando pronto nem no sujeito (na carga genética), nem no meio (no objeto)”
(Coleção PROINFANTIL, 2005). Por isso, sua teoria também é mais conhecida como:
A)
Sociointeracionismo.
B)
Ambientalismo.
C)
Construtivismo.
D)
Geneticismo.
GABARITO
1:A - 2:C - 3:D - 4:D - 5:C
0 Comentários