Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre a psicologia genética (piaget) III

 

1. (MS CONCURSOS 2017) A teoria do desenvolvimento cognitivo apresenta etapas que pressupõem que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. O autor dessa teoria, a partir da observação cuidadosa de seus próprios filhos e de muitas outras crianças, concluiu que, em muitas questões cruciais, as crianças não pensam como o adulto. Aponte quem é este autor:
A) J. Piaget
B) Paulo Freire
C) Vygotsky
D) H. Wallon
 
2. (UFV 2017) Com relação aos estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, é INCORRETO afirmar:
A) O desenvolvimento mental surge como sucessão de três grandes construções, ou seja, três grandes estágios. Cada um prolonga o anterior, reconstruindo-o primeiro num plano novo para ultrapassá-lo em seguida, cada vez mais amplamente.
B) No estágio sensório-motor, a criança elabora o conjunto de subestruturas cognitivas que servirão de ponto de partida para as suas construções preceptivas e intelectuais ulteriores, assim como certo número de reações afetivas elementares.
C) A criança do estágio sensório-motor realiza as construções apoiadas em percepções e movimentos. A presença da linguagem e da função simbólica ampliam, desde o início, as possibilidades de ações nesse estágio.
D) O pensamento pré-operatório não pode ser considerado “bom” em razão das características e especificidades que ele apresenta e que o impedem de ser um pensamento lógico, podendo-se citar a centração, a irreversibilidade e o raciocínio transdutivo.
 
3. (IFB 2017) A partir da teoria de Piaget, sobre o período das operações formais, assinale a opção CORRETA.
A) Ocorre o aparecimento da vontade como qualidade superior e que atua quando há conflitos de tendências ou intenções. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
B) Neste período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, o universo que a cerca.
C) No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, sendo que um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela.
D) O indivíduo domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular.
E) A cooperação é uma capacidade que se desenvolve ao longo deste período e será um facilitador do trabalho em grupo, que se torna cada vez mais absorvente.
 
4. (IFB 2017) A partir da teoria de Piaget, sobre o período das operações formais, assinale a opção CORRETA.
A) Ocorre o aparecimento da vontade como qualidade superior e que atua quando há conflitos de tendências ou intenções. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
B) Neste período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, o universo que a cerca.
C) No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, sendo que um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela.
D) O indivíduo domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular.
E) A cooperação é uma capacidade que se desenvolve ao longo deste período e será um facilitador do trabalho em grupo, que se torna cada vez mais absorvente.
 
5. (IMPARH 2017) “Piaget propõe que o conhecimento é construído na relação do homem com os objetos, não estando pronto nem no sujeito (na carga genética), nem no meio (no objeto)” (Coleção PROINFANTIL, 2005). Por isso, sua teoria também é mais conhecida como:
A) Sociointeracionismo.
B) Ambientalismo.
C) Construtivismo.
D) Geneticismo.


GABARITO

1:A - 2:C - 3:D - 4:D - 5:C


Postar um comentário

0 Comentários