
1. (IMPARH
2017) “Pesquisando
como a criança conhece o mundo e desenvolve-se, Piaget pretendia compreender
como ela chega a pensar de modo adulto, lógico e racional. Nesse processo,
investigou o desenvolvimento intelectual humano (o desenvolvimento da
inteligência), dividindo-o em quatro grandes períodos” (Coleção PROINFANTIL,
2005).
Marque a
alternativa que elenca esses períodos.
A) Psicomotor, afetivo-expressivo,
egocêntrico e representativo-abstrato.
B)
Sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
C) Intuitivo, expansivo,
introspectivo e pensamento concreto.
D) Lactante, motricional,
representativo e reflexivo.
2. (UFV
2017) Na
teoria piagetiana, a respeito da construção do conhecimento, muitos conceitos
são utilizados para explicar os processos do desenvolvimento humano. Esses
conceitos traduzem-se em ideias imbricadas, mostrando que cada aquisição leva a
uma nova aquisição. Em um desses conceitos, Piaget postula que “a sucessão das
condutas é constante, independentemente das acelerações ou dos retardos que
possam modificar as idades cronológicas médias em função da experiência
adquirida e do meio social, cada um (...) é definido não por uma propriedade
simplesmente dominante, mas por uma estrutura de conjunto que caracteriza todas
as condutas novas, essas estruturas apresentam um processo de integração tal
que cada uma seja preparada pela precedente e se integre na seguinte.”
(MONTANGERO, 1998, p.173).
Esse
postulado refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
A) Assimilação
B) Esquema
C) Adaptação
D)
Estágio
3. (FGV
2017) Piaget
afirma que, no estágio pré-operatório, as crianças apresentam certas
características que limitam a possibilidade do estabelecimento de trocas
intelectuais equilibradas.
La Taille
(1992) afirma que, neste estágio, falta à criança:
1) a capacidade de aderir
a uma escala comum de referência quando em diálogo com outra no mesmo estágio;
2) uma regulação essencial
do raciocínio que a obrigue a levar em conta o que disse em princípio para
construções discursivas ulteriores;
3) a facilidade em
colocar-se no ponto de vista de outrem.
Essas
três características juntas representam o que Piaget denomina:
A) Pensamento Categorial;
B)
Pensamento Egocêntrico;
C) Pensamento Operatório
Formal;
D) Pensamento Reversível;
E) Ação Interiorizada
Reversível.
4. (PUC-PR
2017) A
teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896-1980) se divide em quatro
períodos. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
A)
Sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
B) Sensório-motor,
aspecto intelectual, físico e psíquico.
C) Desenvolvimento
sensório-motor, desenvolvimento intelectual, desenvolvimento afetivo-emocional
e desenvolvimento social.
D) Desenvolvimento
lactante, desenvolvimento infantil, desenvolvimento concreto e desenvolvimento
abstrato.
E) Sensório-motor,
intermediário I, intermediário II e avançado.
5. (IMPARH
2017) Jean
Piaget estudou como nasce o conhecimento abstrato e como é gerado o
conhecimento lógico mental. Seu projeto de estudo é denominado epistemologia
genética, o autor utiliza os termos para definir:
A) o estudo das bases
inatas do conhecimento humano.
B) o estudo do
comportamento adquirido para o conhecimento.
C) o estudo dos fatores
hereditários no desenvolvimento humano.
D) o
estudo da origem do conhecimento científico no homem.
GABARITO
1:B - 2:D - 3:B - 4:A - 5:D
0 Comentários