Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre a psicologia genética (Piaget) II

 

1. (IMPARH 2017) “Pesquisando como a criança conhece o mundo e desenvolve-se, Piaget pretendia compreender como ela chega a pensar de modo adulto, lógico e racional. Nesse processo, investigou o desenvolvimento intelectual humano (o desenvolvimento da inteligência), dividindo-o em quatro grandes períodos” (Coleção PROINFANTIL, 2005).
Marque a alternativa que elenca esses períodos.
A) Psicomotor, afetivo-expressivo, egocêntrico e representativo-abstrato.
B) Sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
C) Intuitivo, expansivo, introspectivo e pensamento concreto.
D) Lactante, motricional, representativo e reflexivo.
 
2. (UFV 2017) Na teoria piagetiana, a respeito da construção do conhecimento, muitos conceitos são utilizados para explicar os processos do desenvolvimento humano. Esses conceitos traduzem-se em ideias imbricadas, mostrando que cada aquisição leva a uma nova aquisição. Em um desses conceitos, Piaget postula que “a sucessão das condutas é constante, independentemente das acelerações ou dos retardos que possam modificar as idades cronológicas médias em função da experiência adquirida e do meio social, cada um (...) é definido não por uma propriedade simplesmente dominante, mas por uma estrutura de conjunto que caracteriza todas as condutas novas, essas estruturas apresentam um processo de integração tal que cada uma seja preparada pela precedente e se integre na seguinte.” (MONTANGERO, 1998, p.173).
Esse postulado refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
A) Assimilação
B) Esquema
C) Adaptação
D) Estágio
 
3. (FGV 2017) Piaget afirma que, no estágio pré-operatório, as crianças apresentam certas características que limitam a possibilidade do estabelecimento de trocas intelectuais equilibradas.
La Taille (1992) afirma que, neste estágio, falta à criança:
1) a capacidade de aderir a uma escala comum de referência quando em diálogo com outra no mesmo estágio;
2) uma regulação essencial do raciocínio que a obrigue a levar em conta o que disse em princípio para construções discursivas ulteriores;
3) a facilidade em colocar-se no ponto de vista de outrem.
Essas três características juntas representam o que Piaget denomina:
A) Pensamento Categorial;
B) Pensamento Egocêntrico;
C) Pensamento Operatório Formal;
D) Pensamento Reversível;
E) Ação Interiorizada Reversível.
 
4. (PUC-PR 2017) A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896-1980) se divide em quatro períodos. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
A) Sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
B) Sensório-motor, aspecto intelectual, físico e psíquico.
C) Desenvolvimento sensório-motor, desenvolvimento intelectual, desenvolvimento afetivo-emocional e desenvolvimento social.
D) Desenvolvimento lactante, desenvolvimento infantil, desenvolvimento concreto e desenvolvimento abstrato.
E) Sensório-motor, intermediário I, intermediário II e avançado.
 
5. (IMPARH 2017) Jean Piaget estudou como nasce o conhecimento abstrato e como é gerado o conhecimento lógico mental. Seu projeto de estudo é denominado epistemologia genética, o autor utiliza os termos para definir:
A) o estudo das bases inatas do conhecimento humano.
B) o estudo do comportamento adquirido para o conhecimento.
C) o estudo dos fatores hereditários no desenvolvimento humano.
D) o estudo da origem do conhecimento científico no homem.


GABARITO
1:B - 2:D - 3:B - 4:A - 5:D

Postar um comentário

0 Comentários