
1. (SELECON
2018) Para
Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:
A) o do senso comum, o
das bases científicas, o da acomodação e o da interação social.
B) o sensório-motor, o
histórico-social, o reflexivo e o indutivo.
C) o
sensório-motor, o pré-operatório, o operatório concreto e o operatório formal.
D) o da fala interior, o
da fala sincrética, o da integração social e o da evolução cultural.
2. (CEPS-UFPA
2018) Sobre
a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar:
A) Segundo o autor, a sua
teoria behaviorista, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio
entre o estímulo e o condicionamento, e, assim, é considerada como um mecanismo
autorregulador, necessário para assegurar à criança uma interação eficiente
dela com o meio ambiente.
B)
Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos,
que decorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. A ordem
destes estágios seria invariável e inevitável a todos os indivíduos.
C) Ele tem como ideia
central da sua teoria a necessidade de o professor e os alunos conhecerem a
estrutura de uma determinada área de conhecimento. Quando o aluno está
acomodado com os conhecimentos já adquiridos, cabe ao professor propor-lhe
dúvidas, motivando-o a descobrir por si mesmo os princípios.
D) Para o teórico, o
desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de
representação do conhecimento: ativa, icônica e simbólica. Em todas elas a
estrutura principal de sua ideia se baseia no fato de que a aprendizagem é um
processo ativo baseado em conhecimentos anteriores.
E) Em sua unidade
conhecida como Behaviorismo Radical, o autor é ainda muito popular, crescendo
anualmente em relação ao número de estudiosos. Segundo ele, os fenômenos
mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento.
3. (CESPE
2018) A
obra de Jean Piaget influenciou muitas práticas no campo da educação. Ele
buscou compreender como se desenvolve a inteligência humana, e seus postulados
teóricos repercutiram fortemente na sala de aula. O conceito de sujeito
epistêmico elaborado por Piaget diz respeito
A) aos organizadores prévios
e seu valor para facilitar a aprendizagem dos sujeitos da aprendizagem.
B) à capacidade do
sujeito de modificar seu comportamento a partir de estímulos e de contingências
de reforço.
C) à inteligência
representativa, que se inicia na fase pré-categorial.
D) ao desenvolvimento
cognitivo dos sujeitos, que se dá em três categorias de representação: a ativa,
a icônica e a simbólica.
E) às
estruturas mentais comuns a todos os sujeitos, as quais possibilitam a
aprendizagem por meio de relações entre diferentes informações.
4. (VUNESP
2018) A
entrada das crianças de seis anos no Ensino Fundamental impõe novos desafios,
sobretudo pedagógicos, para a área educacional. Para a garantia do direito à educação,
um desses desafios é pensar o desenvolvimento da linguagem escrita. Para tanto,
a psicologia genética tem dado uma contribuição importante, visto que ajuda o
professor a compreender como se passa de um estado de conhecimento a outro
(BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de
nove anos.). De acordo com o referido documento, na linha da evolução
psicogenética da língua escrita,
A) o
terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período
silábico e culmina em um período alfabético.
B) o segundo período
caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não
icônico.
C) no primeiro período, o
aprendiz busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos
qualitativo e quantitativo.
D) no primeiro período,
interessa conhecer os aspectos figurativos da escrita infantil, como a qualidade
do traçado e a distribuição espacial das formas.
E) no terceiro período,
para saber se houve uma produção escrita, devem ser considerados os aspectos
figurativos e os aspectos construtivos do texto.
5. (FCC
2018) A
teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo
dialético que ocorre por meio da autorregulação. Diante das dificuldades de
assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para
continuar a assimilar. Entre a assimilação e a acomodação ocorre a
A) flexibilidade.
B) curiosidade.
C)
adaptação.
D) sujeição.
E) superação.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:E - 4:A - 5:C
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