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Questões sobre a psicologia genética (Piaget)

 

1. (SELECON 2018) Para Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:
A) o do senso comum, o das bases científicas, o da acomodação e o da interação social.
B) o sensório-motor, o histórico-social, o reflexivo e o indutivo.
C) o sensório-motor, o pré-operatório, o operatório concreto e o operatório formal.
D) o da fala interior, o da fala sincrética, o da integração social e o da evolução cultural.
 
2. (CEPS-UFPA 2018) Sobre a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar:
A) Segundo o autor, a sua teoria behaviorista, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre o estímulo e o condicionamento, e, assim, é considerada como um mecanismo autorregulador, necessário para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio ambiente.
B) Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos, que decorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. A ordem destes estágios seria invariável e inevitável a todos os indivíduos.
C) Ele tem como ideia central da sua teoria a necessidade de o professor e os alunos conhecerem a estrutura de uma determinada área de conhecimento. Quando o aluno está acomodado com os conhecimentos já adquiridos, cabe ao professor propor-lhe dúvidas, motivando-o a descobrir por si mesmo os princípios.
D) Para o teórico, o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento: ativa, icônica e simbólica. Em todas elas a estrutura principal de sua ideia se baseia no fato de que a aprendizagem é um processo ativo baseado em conhecimentos anteriores.
E) Em sua unidade conhecida como Behaviorismo Radical, o autor é ainda muito popular, crescendo anualmente em relação ao número de estudiosos. Segundo ele, os fenômenos mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento.
 
3. (CESPE 2018) A obra de Jean Piaget influenciou muitas práticas no campo da educação. Ele buscou compreender como se desenvolve a inteligência humana, e seus postulados teóricos repercutiram fortemente na sala de aula. O conceito de sujeito epistêmico elaborado por Piaget diz respeito
A) aos organizadores prévios e seu valor para facilitar a aprendizagem dos sujeitos da aprendizagem.
B) à capacidade do sujeito de modificar seu comportamento a partir de estímulos e de contingências de reforço.
C) à inteligência representativa, que se inicia na fase pré-categorial.
D) ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, que se dá em três categorias de representação: a ativa, a icônica e a simbólica.
E) às estruturas mentais comuns a todos os sujeitos, as quais possibilitam a aprendizagem por meio de relações entre diferentes informações.
 
4. (VUNESP 2018) A entrada das crianças de seis anos no Ensino Fundamental impõe novos desafios, sobretudo pedagógicos, para a área educacional. Para a garantia do direito à educação, um desses desafios é pensar o desenvolvimento da linguagem escrita. Para tanto, a psicologia genética tem dado uma contribuição importante, visto que ajuda o professor a compreender como se passa de um estado de conhecimento a outro (BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.). De acordo com o referido documento, na linha da evolução psicogenética da língua escrita,
A) o terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético.
B) o segundo período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
C) no primeiro período, o aprendiz busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.
D) no primeiro período, interessa conhecer os aspectos figurativos da escrita infantil, como a qualidade do traçado e a distribuição espacial das formas.
E) no terceiro período, para saber se houve uma produção escrita, devem ser considerados os aspectos figurativos e os aspectos construtivos do texto.
 
5. (FCC 2018) A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar. Entre a assimilação e a acomodação ocorre a
A) flexibilidade.
B) curiosidade.
C) adaptação.
D) sujeição.
E) superação.


GABARITO

1:C - 2:B - 3:E - 4:A - 5:C

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