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Questões sobre problemas de aprendizagem na escola

 

1. (FUMARC 2018)
Analise as assertivas abaixo.
I. A criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta dificuldade nas habilidades sociais, na interação social, dificuldade no contato visual, pouca expressão facial, alterações na linguagem e de comportamento, como, por exemplo, um atraso na fala, e pode apresentar agressividade sem uma razão aparente.
II. Pessoas com altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
III. A deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual, mas não em comportamentos adaptativos expressos em habilidades sociais, práticas e conceituais, com início antes dos 18 anos, e ressalta “que de acordo com a AAIDD, limitações no funcionamento intelectual estão presentes quando o indivíduo apresentar coeficiente de inteligência (QI) superior a 70”.
IV. O aluno com mielomeningocele não apresenta deficiência intelectual. Porém, ele pode apresentar a hidrocefalia associada e, nesse caso, poderá ou não apresentar comprometimentos no processo de aprendizagem.
V. O aluno com paralisia cerebral apresenta alteração de tônus e a coordenação de movimentos para locomoção apresenta-se comprometida. Sempre apresenta deficiência intelectual associada.
Em relação às assertivas propostas, estão CORRETAS apenas
A) I e IV.
B) I e III.
C) I, II e IV.
D) I, II e III.
E) II e IV.
 
2. (CESPE 2017) Com referência ao fracasso escolar e às abordagens comportamentalista, cognitivista, histórico-cultural, humanista e neuropsicológica na concepção das dificuldades de aprendizagem, assinale a opção correta.
A) Abordagens mais recentes relacionadas à neuropsicologia caracterizam as dificuldades de aprendizagem apenas a partir de déficits sociais e lesões cerebrais que gerem prejuízos no funcionamento individual levando ao fracasso escolar.
B) Para os comportamentalistas, o fracasso escolar pode ser superado se as contingências ambientais forem modificadas e os indivíduos adequadamente estimulados e motivados.
C) Os cognitivistas atribuem o fracasso escolar ao mau funcionamento dos processos mentais superiores como reflexo, associação e autorrealização.
D) Os humanistas defendem a ideia de que a patologização e a medicalização das dificuldades de aprendizagem estão centradas no estudante e em sua família.
E) Na abordagem histórico-cultural, o processo de internalização e o de medicalização do indivíduo são fundamentais para o entendimento das dificuldades de aprendizagem.
 
3. (Prefeitura de Bom Retiro - SC 2016) A dislexia é um distúrbio específico da linguagem, congênito e hereditário, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples, é um problema de aprendizagem ao qual o professor deve ficar particularmente atento. É INCORRETO afirmar a respeito da dislexia:
A) O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam.
B) Os disléxicos em geral são orgulhosos e satisfeitos em destacar-se na escola por problemas de aprendizagem.
C) Sem a assistência e o apoio necessários os disléxicos desestimulam-se, perdem-se e por fim desistem.
D) Os disléxicos tem dificuldades para ler, escrever e soletrar.
 
4. (IBFC 2015) O professor compreende e sabe quais fatores podem interferir na aprendizagem e bem-estar dos alunos. É correto afirmar que esses fatores são:
A) Desenvolvimento físico, conhecimento gramatical e letramento
B) Desenvolvimento físico, psicológico, ambiente social e cultural
C) Desenvolvimento teórico, psicológico, gramatical e cultural
D) Desenvolvimento social, cultural e fatores linguísticos
 
5. (AOCP 2013) Sobre o brincar na adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Nós educadores devemos ser os adultos na relação educativa, de tal forma que possamos dar sustentação aos nossos adolescentes, mas, ao mesmo tempo, podermos confrontá-los em seus atos, tendo em vista estarem aprendendo o seu caminho de trânsito para a vida adulta.
B) As atividades lúdicas junto aos adolescentes deverão ser atividades lúdicas compatíveis com o seu desenvolvimento, sua compreensão, seu entendimento, seu desenvolvimento mental.
C) No lugar de educadores, necessitaremos de possibilitar aos nossos adolescentes uma educação que seja significativa e compatível com sua idade e suas características. Só dessa forma ela poderá ser lúdica, incluindo aí atividades de entretenimento assim como atividades de autocompreensão e autoconstrução.
D) O fazer-se adolescente, tem seu modo de ser próprio e as brincadeiras também serão próprias. Elas exigem bastante movimento seja no corpo, seja na fala, seja nas relações interpessoais.
E) Em nosso meio sociocultural, a adolescência manifesta uma certa perversidade nas condutas, que são consideradas por eles mesmos de “brincadeiras” e devem ser estimuladas.

 

GABARITO
1:C - 2:B - 3:B - 4:B - 5:E

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