Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre principais autores da pedagogia

1. (CONSULPLAN 2018) “A rede cibernética, com suas características simbólicas, sociais, comunicativas e, consequentemente, representacionais, bem como sua capacidade de expansão, adaptação e readaptação, torna-se um meio profícuo para o fenômeno da cognição distribuída. A rede só existe porque há um pensamento individual/coletivo que a alimenta continuamente, em um processo dinâmico e descentralizado. O processo é individual e coletivo. Individual pois a aprendizagem é do sujeito, parte dele e de suas representações iniciais; e coletivo porque pressupõe onde ele pode chegar com a ajuda do outro.”
(TIC Educação 2016.)
Esse pensamento, que estabelece a distância entre o desenvolvimento atual do indivíduo, determinado pela sua capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por meio da resolução de problemas com a ajuda do outro, se aproxima da visão de:
A) Maria Montessori, através da Pedagogia Científica.
B) Paulo Freire, na teoria que estabelece a educação bancária.
C) Vygotsky, na sua teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal.
D) John Dewey, na educação progressiva que objetiva educar a criança como um todo.
 
2. (CESPE 2017) De acordo com a teoria proposta por Piaget, as quatro principais forças que moldam o desenvolvimento da criança e que trazem implicações importantes na educação são a equilibração,
A) a interiorização, a experiência pessoal e o meio social.
B) a maturação, a experiência ativa e a interação social.
C) as forças orgânicas, a consciência e a categorização.
D) o construtivismo, o desenvolvimento e a acomodação.
E) a assimilação, os aspectos genéticos e o crescimento.
 
3. (IFB 2017) São muitos os profissionais que colaboram com a construção da área de conhecimento vinculada à Psicologia da Educação. Abaixo seguem duas colunas, uma delas referente aos nomes desses profissionais (coluna A) e outra trazendo contribuições para o campo (coluna B). 
Coluna A
I) Ivan Petrovich Pavlov
II) B. F. Skinner
III) Jean Piaget
IV) Albert Bandura
V) Vygotsky
Coluna B
( ) desenvolveu a teoria do Behaviorismo, o ambiente é que condiciona o comportamento humano.
( ) dedicou seus estudos a Teoria da Aprendizagem Social.
( ) contribuiu nos estudos do comportamento mecânico, baseados pelo estímulo.
( ) estudou a estrutura cognitivista da criança influencia no ato de aprender.
( ) investigou as relações nas quais e pelas quais o indivíduo se desenvolve.
 
Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência correta das associações:
A) II, IV, I, III, V
B) II, V, I, III, IV
C) III, I, II, V, IV
D) III, V, IV, I, II
E) III, IV, II, V, I
 
4. (CESPE 2017) Assinale a opção que indica os estágios do desenvolvimento cognitivo que, segundo Piaget, integram a compreensão de números, o pensamento egocêntrico e o mundo do aqui e do agora, respectivamente.
A) estágio das operações concretas; estágio das operações formais; sensório-motor.
B) estágio das operações concretas; pré-operacional preconceitual; sensório-motor.
C) pré-operacional intuitivo; pré-operacional preconceitual; estágio das operações concretas.
D) estágio das operações formais; pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas.
E) pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas; pré-operacional intuitivo.
 
5. (Alternative Concursos 2017) De acordo com as teorias de Jean Piaget, assinale V para Verdadeiro e F para falso:
(__) Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
(__) Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
(__) Para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.
(__) De acordo com Piaget, as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: experimentação e adaptação.
A) V-V-F-F
B) V-F-F-V
C) F-V-F-V
D) V-F-V-V
E) V-V-V-F

GABARITO

1:C - 2:B - 3:A - 4:B - 5:E 

Postar um comentário

0 Comentários