Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre prática escolar III

 

1. (NUCEPE 2015) A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade. Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola.
A) O sociólogo francês, Bourdieu, considera que a função social da escola é conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.
B) Gramsci afirma que a função social da escola é promover o homem, elaborando, a partir daí, um método que permitiria à escola exercer tal função.
C) Para Dewey, a escola tem o papel de ordenar e sistematizar as relações homem-meio. Portanto, trata-se da socialização da jovem geração pela geração adulta.
D) Para Savianni, a escola é o instrumento para formar os intelectuais de diversos níveis. Pessoas capazes de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirigem.
E) Segundo Paulo Freire, a função da escola é funcionar como um laboratório da vida social, assim tem finalidade concreta e presente.
 
2. (FUNIVERSA 2015) Um grupo é mais que a soma de seus membros; consiste em uma totalidade dinâmica que não resulta apenas da soma de seus integrantes. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
A) o objetivo e o fim para os quais os grupos são criados e compostos determinam as igualdades entre grupos distintos.
B) grupo é um todo dinâmico, por isso uma mudança no estado de uma das suas partes não interfere nas outras.
C) a tentativa de realização dos objetivos grupais desfaz as interações entre as pessoas.
D) a essência de um grupo não é a semelhança ou a diferença entre seus membros, mas a interdependência destes.
E) o que diferencia um grupo de um aglomerado de pessoas é o local da reunião.
 
3. (FGV 2014) Com relação aos efeitos que a alteração do mundo atual tem sobre a educação escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. A exigência por um novo tipo de trabalhador, faz com que a educação enfatize somente habilidades cognitivas.
II. Os objetivos das escolas são mais compatíveis com os interesses do mercado.
III. A prática pedagógica dos professores é induzida pelo conservadorismo.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
 
4. (UFCG 2014) Todas as alternativas abaixo são realtivas à função da escola enquanto instituição social, EXCETO:
A) Formação do cidadão;
B) Construção do conhecimento;
C) Construção de valores;
D) Formação voltada prioritariamente para a aquisição de conteúdos;
E) Compromisso com a transformação da sociedade.
 
5. (UFCG 2014) Em relação aos fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
A) Rousseau contribuiu de forma determinante para a constituição da pedagogia moderna ocidental.
B) A corrente empirista contribuiu para a ideia de que o aluno é um sujeito passivo às estimulações ambientais.
C) A perspectiva construtivista defende a ideia de que o aluno constrói o seu conhecimento a partir de interações com o meio.
D) Comenius foi considerado o fundador da didática moderna.
E) Froebel exerceu grande influência na estruturação das escolas de nível médio, na Europa e na América Latina.


GABARITO
1:A - 2:D - 3:B - 4:D - 5:E

Postar um comentário

0 Comentários