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Questões sobre prática escolar II

 

1. (CESPE 2017) O processo de redemocratização ocorrido no Brasil na década de 80 do século passado influenciou o movimento renovador da educação física brasileira. Considerando as repercussões desse movimento na pedagogia do ensino da educação física, assinale a opção correta.
A) Ampliaram-se as discussões de natureza biológica, em detrimento daquelas de natureza sociológica e política.
B) Renovou-se a importância do esporte escolar por meio de diretrizes que enfatizam a identificação de talentos esportivos.
C) Disseminou-se o uso dos manuais e procedimentos de ensino sob a perspectiva biológica e comportamental a partir desse período.
D) Os conteúdos de ensino passaram a ser discutidos a partir de uma perspectiva sociológica e cultural.
E) O desenvolvimento de talentos passou a ser prioritário no contexto da educação física escolar.
 
2. (IF-SC 2017) “A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente 'pedagógico', já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc.” (LIBANEO, J. C. Democratização da escola pública, a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 21. ed., 2006, p. 19)
O pensamento pedagógico exposto acima:
A) expõe a necessidade da formação contínua dos professores que, pela sua capacidade técnica podem superar as contradições sociais e promover o ensino eficaz.
B) traz uma visão educacional pautada pelo materialismo histórico, deixando transparecer a ideia de que o processo educacional não se apresenta como independente da configuração política da sociedade.
C) define a educação como manifestação concreta do fazer pedagógico, independentemente das condições socioculturais em que ser realiza o trabalho docente.
D) traça um paralelo entre o ensino tradicional e as novas tendências educacionais, a partir de uma leitura crítica da realidade.
E) defende a superação do ensino pautado nos conteúdos tradicionais por uma aprendizagem mais significativa, embasada na interação sujeito-objeto.
 
3. (Nosso Rumo 2017) Leia o fragmento abaixo.
No Brasil, a pobreza extrema que afeta milhões de famílias, as condições exaustivas de trabalho a que são submetidas as pessoas, retirando-lhes o tempo que poderiam dedicar para comunicar-se com os filhos e educá-los em parceria com as escolas, a falta de boas políticas públicas que verdadeiramente beneficiem todos, os recursos ainda insuficientes destinados à educação têm suas raízes no contexto socioeconômico de violência e exclusão, caracterizado pela enorme concentração de riquezas nas mãos de poucos e por um estrutural desrespeito pelos direitos de cidadania.
Uma das causas externas de conflitos nas escolas são os fatores socioeconômicos. Porém, existem ações que podem contribuir para transformar esse contexto, como
A) incentivo à criação de grêmios estudantis, escolha de líderes e centralização de tarefas.
B) mudança no horário, formato e objetivo das reuniões com pais e mães, tornando-as oportunidades de diálogo.
C) projetos escolares na área de Língua Portuguesa, que incentivem o aprendizado da Gramática Normativa, inserindo a norma-padrão na realidade do aluno.
D) padronização de classes heterogêneas por meio de equiparação de níveis e junção de competências.
E) projetos escolares voltados à prática intensiva de atividades em sala, a fim de aumentar a média escolar e contribuir para a formação individual e coletiva.
 
4. (FUNCAB 2016) Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática deve, necessariamente:
A) desconsiderar a idade cronológica.
B) fortalecer práticas segregacionais que, ao longo da história, valorizaram as diferenças individuais.
C) tornar acessível, discriminadamente, elementos da cultura que enriqueçam o desenvolvimento social da criança.
D) promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira.
E) privilegiar práticas que se voltam para os cuidados físicos, partindo da concepção de que a criança é carente, frágil, dependente e passiva.
 
5. (IMA 2015) A respeito da relação entre educação e sociedade, assinale a alternativa FALSA.
A) O desenvolvimento da linguagem falada e escrita permite ao aluno expressar suas concepções e ideias com mais vigor. O aprendizado de línguas estrangeiras ajuda na colaboração com outras sociedades aproximando o aluno ao mundo globalizado.
B) A dimensão sociocultural é fundamental para o desenvolvimento de uma boa prática pedagógica quando se tem clareza de seus objetivos. A formação do cidadão não é função exclusiva da escola.
C) Segundo Durkheim, pai do positivismo, a teoria só vale se for comprovada pelo método científico. Ele acreditava que a sociedade pudesse ser desenvolvida a partir de critérios das ciências exatas e biológicas. Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o centro da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
D) A educação influencia a sociedade a partir do momento em que os alunos assimilam as influências colocadas no ambiente escolar, colocando-se em posição ativa diante do meio social.

GABARITO

1:D - 2:B - 3:B - 4:D - 5:C


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