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Questões sobre prática escolar I

 

1. (COPESE - UFT 2018) Tratando-se da relação educação, sociedade e prática escolar, assinale a alternativa INCORRETA.
A) É a relação entre a organização da sociedade, o mundo do trabalho e a educação.
B) As condições necessárias para a prática escolar não se reduzem ao estritamente pedagógico, uma vez que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos.
C) A prática escolar concebida em uma sociedade de classes sociais com interesses antagônicos tem condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc.
D) Na prática escolar, o modo como os profissionais da educação realizam seu trabalho, selecionam e organizam o conteúdo das matérias, ou escolhem técnicas de ensino e de avaliação não guardam nenhuma relação com seus pressupostos político, sociais e culturais.
 
2. (Nosso Rumo 2017) De acordo com Gomes (2005): “A estrutura da escola e do sistema educacional foi por muito tempo comparada a uma caixa preta que processava insumos e oferecia resultados à sociedade”. Tendo em vista a atual realidade, pode-se afirmar sobre o modelo “caixa-preta” que
A) por mais simples que seja, parece hoje ser incapaz de refletir a complexidade da realidade social, tendo em vista que os fatos acontecem diferentemente e o sistema educacional está dividido em camadas: redes, órgãos, gestores regionais e locais, diferentes escolas, diferentes turmas, professores variados.
B) de alguma forma, esse modelo se responsabiliza pelos egressos da escola; todavia, isso não pode ocorrer, pois o sistema educacional não pode ser responsabilizado por não formar pessoas que atendam às demandas e necessidades da sociedade e do mundo do trabalho em suas múltiplas dimensões.
C) poderia ter sido eficaz se contasse com a participação dos educadores e educadoras, os quais não estimulavam procedimentos críticos, criativos e inovadores, de modo que os estudantes não eram sensibilizados para a percepção dos elementos necessários à sua formação intelectual, profissional e cidadã.
D) corresponde à principal função do sistema educacional e da escola, que é transmitir conteúdos. A socialização, humanização e cidadania são preferencialmente adquiridas na família e no trabalho.
E) é essencial à formação de quadros para o mundo do trabalho. Dessa forma, não pode ser subestimado em nome de um projeto de educação pautado na modernidade e nas novas tecnologias.
 
3. (IBFC 2017) Segundo Raymond Firth, “organização social”:
I. Refere-se à ordenação sistemática de relações sociais pelos atos da escolha e da decisão.
II. Está ligada ao processo social.
III. Está atrelada à ideia de mudança.
IV. Está intrinsecamente atrelada à ideia de arranjo do comportamento dos indivíduos na construção da vida social.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e III apenas
B) I, II, III e IV
C) III, apenas
D) IV, apenas
E) I, III e IV apenas
 
4. (IF-SC 2017) Alguns autores têm analisado a educação escolar numa perspectiva macroestrutural, dentre eles: Bourdieu e Passeron, Baudelot e Establet, Burton R. Clark, entre outros. (GOULART, 2013). Bourdieu e Passeron (1973) enfatiza alguns pontos quanto ao papel da ação pedagógica sob essa perspectiva:
I. Há uma distribuição desigual do capital cultural entre as classes sociais, no que se refere aos níveis de escolaridade atingidos e aos padrões de consumo cultural;
II. O desempenho acadêmico das crianças está muito mais ligado à história educacional de seus pais do que à sua aprendizagem propriamente;
III. A escola possibilita uma mobilidade social limitada e controlada e, por isso, representa uma das mais ricas fontes de apoio da ideologia meritocrática.
IV. Neste sistema há uma autosseleção; os jovens da classe trabalhadora nem sequer aspiram atingir um elevado nível de escolaridade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
B) Está correta apenas a afirmativa II.
C) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
D) Está correta apenas a afirmativa I.
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
 
5. (Nosso Rumo 2017) Segundo Saviani (2008), o fator de marginalização da escolarização está classificado em dois grupos, a saber: 1. grupo que entende a educação como um instrumento de equalização social; 2. grupo que entende a educação como instrumento de discriminação social. Tendo como referência a sociedade, o ser humano e a educação, assinale a alternativa relacionada às proposições descritas no enunciado, respectivamente.
A) A sociedade é concebida como essencialmente harmoniosa e seus membros tendem a viver integrados. A marginalidade é um fenômeno acidental que atinge individualmente um número maior ou menor de seus membros, sendo que a escola não pode intervir para mudar esse processo. / A sociedade é essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam à base da força e se manifesta nas condições de vida material. A marginalidade é entendida como fenômeno inerente à própria estrutura da sociedade e a escola poderá intervir e mudar este processo.
B) A sociedade é concebida como essencialmente conflituosa, embora seus membros procurem viver integrados. A marginalidade é um fenômeno individual e a escola pode contribuir com a superação das dificuldades sociais. / A sociedade é marcada pela divisão de classes sociais e a educação, sendo dependente da estrutura social, muito contribui para reverter o fenômeno da marginalização.
C) A sociedade é concebida como essencialmente harmoniosa e seus membros tendem a viver integrados. A marginalidade é fenômeno acidental, individual e que afeta um número maior ou menor de seus membros. / A educação emerge como instrumento de correção dessas distorções e constitui força homogeneizadora que tem por função reforçar os laços sociais.
D) A sociedade é essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam à base da força que se manifesta nas condições de vida material. A marginalidade é entendida como fenômeno inerente à própria estrutura social./ A educação é dependente da estrutura social e geradora da marginalidade. A escola não supera, mas legitima a marginalidade.
E) A sociedade é conflituosa e contraditória, portanto, há que se considerar a complexidade relacionada ao fenômeno da marginalização. / Se a educação pautasse seu programa escolar em conteúdos científicos, o fenômeno da marginalização estaria superado.


GABARITO
1:D - 2:A - 3:B - 4:E - 5:D

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