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Questões sobre o compromisso social do educador II

 

1. (CONSULPLAN 2018) No Brasil, especialmente a partir da década de 1980, inúmeras pesquisas lançam o olhar sobre o interior da escola, mostrando, na contradição e fragmentação do cotidiano escolar, as práticas e os processos que constroem, no dia a dia da rotina escolar, o significado social e político da escola brasileira. Sobre as consequências positivas trazidas pelas pesquisas sobre o cotidiano escolar, analise.
I. O reconhecimento da existência de um saber da experiência, construído pelos professores na e pela própria prática e consequentemente o reconhecimento de que a escola é local privilegiado para formação de professores.
II. Desenvolvimento de nova abordagem entre a teoria e a prática pedagógica nos processos formativos.
III. A confirmação de que a escola, como organização social, precisa ser vista como um local de aprendizagem para alunos e professores.
IV. Confirmar o modelo clássico de formação e construir uma nova perspectiva na área de formação continuada de professores.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
 
2. (VUNESP 2018) Numa escola pública, o Conselho de Escola, em parceria com uma entidade da sociedade civil, a fim de atender ao proposto no projeto político pedagógico, desenvolveu um trabalho com os alunos, com vistas a promover atividades diferenciadas no contraturno escolar. Os alunos tiveram a oportunidade de discutir com os educadores os problemas da comunidade local, observar o bairro e o entorno da escola, pensar em intervenções locais e de optar entre a prática de atividades culturais, artísticas e cuidados ambientais, inclusive de assumir a preservação e cuidados com a praça ao lado da escola.
De acordo com Aguiar (2006), atividades como essas
A) incentivam o desenvolvimento de posturas solidárias, críticas e criativas nos alunos e induzem o estudante a lutar pelos seus sonhos, concretizando a tarefa de uma escola comprometida com a formação cidadã.
B) extrapolam a função social da escola, pois são iniciativas que cabem ao Governo responsável pelas condições de uma educação em tempo integral, para garantir de fato uma formação adequada para todos os alunos.
C) interferem na formação do cidadão, pois passa ao aluno a visão de que os problemas sociais devem ser resolvidos sem a intervenção do Estado e de que cabe à população resolver problemas educacionais de forma independente.
D) ferem dispositivos constitucionais que estabelecem os deveres do Estado com a educação da população, na educação básica, no que diz respeito à oferta da escola de tempo integral.
E) podem estimular alguns adeptos da economia de mercado a pensarem iniciativas de privatização da educação, ferindo a Constituição Federal de 1988, que impõe ao Estado o dever de garantir educação gratuita para todos.
 
3. (ACAFE 2017) “Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educando valoriza a transmissão do conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos da formação humana”.
Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Compreendem estes “outros aspectos”, exceto:
A) a cultura escolar;
B) as formas de convivência entre as pessoas;
C) o respeito às diferenças;
D) a ênfase na cognição.
 
4. (UPENET/IAUPE 2017) “A nova sociedade será uma sociedade do conhecimento. O conhecimento será seu principal recurso, e os trabalhadores do conhecimento constituirão o grupo dominante da força de trabalho.” (Drucker, 1993, p. 125.)
Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo numa instituição educativa, analise as afirmativas a seguir:
I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto institucional.
II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.
III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da instituição educacional de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas, com o olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela equipe gestora quanto ao aprendizado dos estudantes.
IV. Capacitar funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções. V. Elaborar projetos pedagógicos de curso - PPC para serem coordenados pelos professores de cada área de conhecimento.
Estão CORRETAS, apenas,
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III.
C) II, IV e V.
D) III, IV e V.
E) II, III, IV e V.
 
5. (IBADE 2017) A formação docente é um processo pedagógico, que deve acontecer de forma a levar o professor a agir de maneira competente no processo de ensino. A identidade do professor pode ser possibilitada por alguns fatores relacionados a seguir.
1. significação social da profissão. 2. revisão constante dos significados sociais da profissão. 3. refutação de práticas consagradas cultural mente e que permanecem significativas (resistentes a inovações). 4. significação conferida pelo professor à atividade docente no seu cotidiano (a visão de mundo do professor).
Estão corretos apenas os fatores:
A) 1, 2 e 4.
B) 2 e 4.
C) 1 e 4.
D) 2, 3 e 4.
E) 1, 2 e 3.


GABARITO
1:A - 2:A - 3:D - 4:A - 5:A


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