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Questões sobre o compromisso social do educador I

 

1. (UFLA 2018) A respeito dos fins da educação e da organização das práticas educativas, apresentam-se as seguintes proposições:
I. A educação visa a instrumentalizar os sujeitos para fins de participação social. 
II. A educação apresenta uma função técnica - o que e como ensinar; e política - o porquê e para que ensinar.
III. Para superar a dicotomização meios versus fins na educação, impõe-se a necessidade de dissociar o conteúdo do método e o currículo da didática.
IV. As discussões acerca do quê e como ensinar nem sempre acompanham reflexões sobre porquê e para quê ensinar e, raramente, de especificação do a quem se dirige o ensino.
V. A elaboração de propostas curriculares exige a captação e compreensão dos conhecimentos científicos e conhecimentos escolares.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente as proposições I, II e III estão corretas.
B) Somente as proposições III, IV e V estão corretas.
C) Somente as proposições I, II, IV e V estão corretas.
D) Somente as proposições II, III, IV e V estão corretas.
 
2. (Instituto Acesso 2018) "Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos."
FREIRE, Paulo, A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.
Assinale a alternativa que demonstre o compromisso do professor em formar alunos conscientes do seu papel social:
A) Incitar os alunos a fazer manifestações reivindicando a merenda escolar, na porta da Secretaria de Educação;
B) Condicionar os alunos a atuarem segregando os colegas que possuem algum tipo de deficiência;
C) Mobilizar os alunos em pesquisar quais as condições de coleta e tratamento do lixo em seu bairro;
D) Estimular atividades físicas que incluam apenas alunos sem nenhum tipo de deficiência para formação de times de competição;
E) Apresentar os direitos da criança e do adolescente de forma que os alunos cobrem seus pais um tratamento igualitário;
 
3. (Instituto Acesso 2018) "Sabemos que, na sociedade dividida em classes, a posse dos instrumentos de sistematização do saber não se dá de maneira homogênea, mas excludente, privilegiando alguns poucos". Portanto:
A) Se a escola não permite o acesso a esses instrumentos, os trabalhadores ficam bloqueados e impedidos de ascenderem ao nível de elaboração do saber.
B) A classe mais beneficiada seria a mais baixa por não ter que se preocupar em adquirir novos saberes.
C) O privilégio se dá pelo incentivo à promoção do trabalho informal pelas políticas públicas.
D) A posse desses instrumentos não determina que os trabalhadores adquiram o saber necessário para ascender.
E) A marginalização das classes mais baixas determina que os saberes ficam mais concentrados nas classes média e alta.
 
4. (UFLA 2018) Pimenta e Anastasiou (2005), a respeito da finalidade da docência, defendem o uso do termo ensinagem, o qual, segundo as autoras, se justifica pelas seguintes afirmações, EXCETO:
A) O conceito ensinagem comporta em si a superação da falsa dicotomia entre teoria e prática, pois carrega consigo os compromissos éticos, políticos e sociais da atividade docente para com os alunos, a qual se realiza em determinado espaço institucional.
B) A ensinagem comporta a ideia de aproximação entre a teoria e prática, entre conteúdo e método, tendo na avaliação o substrato para a validação do ato de ensinar. 
C) A ensinagem compreende que a ação de ensinar se dá na relação com a ação de aprender, pois, para além da meta que revela a intencionalidade, o ensino desencadeia necessariamente a ação de aprender.
D) O conceito de ensinagem ganha destaque por se tratar de uma concepção que permite o desenvolvimento do método dialético de ensinar.
 
5. (VUNESP 2018) Celina Arêas defende que cabe à escola contribuir para a construção de um Brasil como um país de todos, com igualdade, humanidade e justiça social. Sendo assim, conforme a autora, a escola deve
A) fazer com que o saber seja criticamente apropriado, aliando o saber científico ao saber prévio dos alunos.
B) melhorar sua atuação, investindo os recursos financeiros prioritariamente na aquisição de materiais pedagógicos inovadores.
C) contratar professores com melhor formação inicial, a fim de garantir um ensino de qualidade.
D) formar turmas homogêneas, para promover a aprendizagem nos alunos com maior potencial e também nos que têm dificuldade.
E) selecionar bons textos e bons exercícios de matemática, garantindo que os professores trabalhem com o mesmo conteúdo, nos mesmos anos.


GABARITO

1:C - 2:C - 3:A - 4:B - 5:A


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