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Questões sobre educação infantil III

 

1. (UFV 2017) Sobre a concepção de jogo simbólico na teoria piagetiana, é INCORRETO afirmar que:
A) na conduta de imitação sensoriomotora, a criança começa imitando em presença do modelo, depois pode continuar a fazê-lo na ausência do modelo sem que isso implique nenhuma representação em pensamento.
B) o jogo simbólico, que se manifesta no período pré-operatório, assinala o apogeu do jogo infantil e traduz-se em uma adaptação ao real, ou seja, transforma o real por assimilação como uma linguagem simbólica construída pelo “eu” e modificável à medida das necessidades.
C) o desenho é uma forma de função semiótica que se inscreve a meio caminho entre o jogo simbólico e a imagem mental, passando por diferentes fases de construção.
D) o surgimento da função semiótica depende de cinco condutas que aparecem em ordem de complexidade crescente: imitação diferida, jogo simbólico, imagem gráfica, evocação e imagem mental.
 
 
2. (VUNESP 2015) Para Vygotsky, o aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças começam a estudar aritmética na escola, mas muito antes elas tiveram alguma experiência com quantidade, já lidaram com operações de divisão, adição, subtração e determinação de tamanho. Segundo Vygotsky, o
A) desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.
B) aprendizado é considerado um processo puramente externo, não envolvido com o desenvolvimento.
C) aprendizado utiliza os avanços do desenvolvimento.
D) desenvolvimento da criança ocorre por si mesmo, sem influência do aprendizado escolar.
E) aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.
 
3. (IMA 2015) A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. A respeito disso, marque a opção FALSA.
A) A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.
B) As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.
C) A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.
D) No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento se constitui, dessa forma, em cópia da realidade.
 
4. (UFCG 2014) Em relação ao conceito de zona de desenvolvimento proximal, apresentado por Vigotski, analise as proposições abaixo e responda:
I. A zona de desenvolvimento proximal apresenta-se como uma região dinâmica em que se pode realizar a transição desde o funcionamento intermental até o intramental;
II. O nível de desenvolvimento real corresponde às capacidades que o indivíduo já adquiriu e usa de uma maneira individual, autônoma.
III. O nível de desenvolvimento proximal é relativo às capacidades que o indivíduo pode desenvolver mediante a ajuda, a orientação e a colaboração de indivíduos mais especializados que ele.
Está (ão) correta(s) apenas:
 
 
A) II e III;
B) I, II e III;
C) I e III;
D) I e II;
E) I.
 
5. (VUNESP 2014) Atualmente, ao se discutir a prática pedagógica nas diversas áreas do conhecimento, alguns educadores apontam a contribuição que a utilização de jogos com finalidades educativas tem trazido. Vygotsky (1984), com relação ao papel do brinquedo no desenvolvimento de crianças, defende o ponto de vista de que
A) o prazer precisa ser visto como a característica fundamental e definidora do brinquedo, sua essência e razão de existir.
B) uma criança, ao brincar, comporta-se em uma situação imaginária sem regras, por isso ela lhe dá prazer e a sensação de preenchimento.
C) assim como uma situação imaginária tem de conter regras de comportamento, todo jogo com regras contém uma situação imaginária.
D) qualquer objeto pode ser qualquer coisa para uma criança quando ela está brincando, pois ela opera em uma lógica de livre substituição.
E) a criança age, no jogo, sem qualquer tipo de autocontrole, fazendo o que lhe vem à mente sem restrições.


GABARITO
1:D - 2:E - 3:D - 4:B - 5:C

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