Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre currículo (teoria e prática)

 

1. (FUNECE 2017) Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:
A) multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
B) pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, multidisciplinaridade.
C) interdisciplinaridade auxiliar, composta e unificadora.
D) pseudo-interdisciplinaridade, interdisciplinaridade estrutural e restritiva.
 
2. (IMA 2015) São princípios que devem ser respeitados na Educação Infantil:
I. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
II. O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
III. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
IV. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
É correto o que se afirma em:
A) II e IV
B) I, II, III e IV
C) I e III
D) II
 
3. (IBFC 2015) O Professor dos anos iniciais do ensino fundamental, com base no perfil dos seus alunos, nos objetivos curriculares e nas metas da Secretaria de Estado de Educação (SEE), planeja e desenvolve o processo de ensino e avaliação com uma _______ ao ritmo e interesse dos alunos, tornando a aprendizagem significativa e acessível. Escolha a alternativa que complete a lacuna de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.
A) Natureza singular do conhecimento.
B) Programação de atividades apropriadas.
C) Forma lógica e curricular.
D) Abordagem investigativa.


GABARITO
1:A - 2:B - 3:B

Postar um comentário

0 Comentários