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Questões sobre compromisso social do educador VIII

 

1. (ACAPLAM 2010) A pedagoga Marinete vem favorecendo a organização estudantil, objetivando formar indivíduos participativos, críticos e criativos o que deve contribuir também para:
A) a utilização da escola para as festas e baladas no fim de semana.
B) cultivar gradativamente o interesse do aluno para além da sala de aula.
C) a imposição das vontades do aluno, inclusive para definir o calendário reduzido (menos de 150 dias letivos).
D) ser caracterizado como um órgão dependente da direção da escola.
E) tornar-se um órgão dependente da Secretaria de Educação do Município.
 
2. (CS-UFG 2010) A educação como direito fundamental de caráter social realiza-se por meio de políticas públicas, que expressam determinada relação social de produção a ser concretizada pelas instituições. O princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, por exemplo, constitui uma diretriz fundamental que deve informar as políticas públicas educacionais. Assim, o trabalho desenvolvido pela instituição escolar não se restringe à sua prática específica, ele possui uma finalidade social determinada pela concepção que o fundamenta. Nessa perspectiva, cabe à escola:
A) implementar políticas públicas necessárias à concretização desse direito e criar condições reais para o seu gozo.
B) desenvolver proposta pedagógica que contemple a realidade local, conhecimentos científico-culturais relevantes, metodologias que possibilitem a atribuição de sentido aos conteúdos, processos avaliativos contínuos e ao acompanhamento dos grupos que apresentem maior vulnerabilidade.
C) planejar e destinar recursos financeiros à criação de condições de acesso ao ensino e permanência nele, além de ampliação das possibilidades já existentes.
D) julgar as disputas, envolvendo a concretização do direito de preparo da pessoa para o trabalho, bem como para o exercício da cidadania em uma sociedade que estabelece fina sintonia entre a racionalidade econômica e os fins educacionais.
 
3. (ACAPLAM 2010) Sendo a escola um espaço privilegiado de formação humana e socialização do saber sistematizado, a construção desse saber pressupõe a:
A) participação da minoria que detém o saber científico.
B) participação dos educadores envolvidos no processo educativo, como condição básica para que a formação seja assistemática.
C) a informalidade nas decisões o que exclui os registros escolares e as listagens de frequência às reuniões pedagógicas e de colegiado.
D) ausência de sistematização dos saberes e informações que circulam no meio educativo.
E) participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo, como condição básica para que a formação se concretize.
 
4. (ACAPLAM 2010) O pedagogo Gilson desenvolve suas ações a partir do entendimento que a educação escolar tem um papel na democratização nas esferas econômica, social, política, cultural e que ela será tento mais democrática quanto mais for universalizada, assegurando tento o acesso como a permanência bem sucedida de todos o que exige:
A) o domínio de conhecimentos do senso comum e o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos docentes.
B) o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos professores e a submissão dos alunos normas emanadas das secretarias de educação.
C) a eleição direta para gestores, única condição para a democratização do ensino.
D) o domínio de conhecimentos básicos e socialmente relevantes e o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos alunos.
E) exclusivamente o ingresso de todos na escola.


GABARITO
1:B - 2:B - 3:E - 4:D

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