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Questões sobre compromisso social do educador VII

 

1. (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2014) Tendo em vista as reflexões feitas por Saviani (2009) sobre a educação se destinar à promoção do homem, é INCORRETO afimar que
A) pela noção de hierarquia, os valores econômicos seriam superiores aos valores intelectuais.
B) a condição básica para alguém ser educador é ser um profundo conhecedor do homem.
C) o fato de o homem ter necessidades a serem satisfeitas conduz à valorização e aos valores.
D) são as necessidades humanas que determinarão os objetivos educacionais.
 
2. (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2014) Pimenta (2010) destacou a importância da reflexão sobre o ensino como prática social complexa e de uma epistemologia que a contextualize na dimensão histórica e social, dando valor à ação do docente na construção do saber didático.
Sobre o ensino como prática social, é INCORRETO afirmar que
A) a construção do saber didático ocorre a partir da pesquisa e daquilo que fazem e do que podem vir a fazer os professores na escola.
B) cabe à didática desnaturalizar o ensino.
C) a singularidade que os sujeitos desenvolvem nas suas relações com o saber e a escola é determinada pelas relações sociais.
D) a tarefa da didática é, primeiramente, considerar o ensino como prática social e entender seu funcionamento nesse sentido, bem como sua função social e suas implicações estruturais.
 
3. (UFCG 2014) Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos imbricados no trabalho educativo de emancipação humana, capaz de contribuir para a superação da sociabilidade própria do sistema capitalista, desumano e competitivo.
A) O trabalho escolar deve fundamentar-se na vida em grupo, na autogestão, no trabalho e na disciplina.
B) Os educadores reorganizam a escola como coletividade e levam em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade não apenas individual, mas essencialmente coletiva.
C) Durante o processo educativo o aprendiz tem o direito e a oportunidade de opinar e de discutir suas necessidades no universo escolar.
D) Educadores organizam-se para permitir a aquisição e o desenvolvimento de talentos pelo educando, que devem fazer parte de sua fortuna, tal como também da sociedade à qual ele pertence. A destreza melhorada de um trabalhador pode ser considerada a mesma que uma máquina ou um instrumento de comércio, que facilita o trabalho.
E) A Didática ocupa-se com a formação de pessoas conscientes de seu papel político, cultas, sadias e que se tornam trabalhadores preocupados com o bem-estar do grupo, ou seja, solidários.
 
4. (FCC 2011) A convicção de que é possível e desejável construir uma escola que seja um espaço educativo de vivências sociais, de convivência democrática e, ao mesmo tempo, de apropriação, construção e divulgação de conhecimentos como também de transformações de condições de vida das crianças que a frequentam constitui um ideal de educação de qualidade. O desafio de construir uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano, envolve diferentes variáveis, dentre as quais:
I. Interação da escola com as famílias e com outras instituições responsáveis pela educação dos alunos.
II. Organização inovadora, aberta e dinâmica nas escolas, traduzidas por projetos pedagógicos participativos e consistentes, orientados por currículos ricos e atualizados.
III. Docentes motivados comunicativos e comprometidos com a educação de seus alunos, bem preparados intelectual, emocional e eticamente, com oportunidades de desenvolvimento profissional.
IV. Alunos estimulados pelas famílias na produção de bagagem prévia, quanto a: saberes escolares, comportamento adequado ao trabalho escolar e reconhecimento da autoridade do professor.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e II.
B) II e IV.
C) I e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
 
5. (FDC 2010) Heloísa Lück propõe como um dos pressupostos do processo de consultoria nas escolas:
A) O professor é um elemento central na promoção do desenvolvimento do educando, um transmissor e cobrador de informações e conhecimentos.
B) A finalidade essencial da educação é a transmissão de conhecimentos socialmente necessários ao ajustamento do educando
C) O desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação é uma parte discriminante do processo educativo
D) A mudança no comportamento do educando ocorre mais facilmente quando direcionada por um adulto de suas relações.
E) A assistência prestada ao adulto é limitada aos atores do processo e sua influência resume-se a esse nível.

GABARITO

1:A - 2:C - 3:D - 4:D - 5:A

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