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Questões sobre compromisso social do educador V

 

1. (CESGRANRIO 2016) Os currículos têm uma estreita relação com a história e a sociedade, refletindo questões sociais de um determinado momento. Os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero. Nessa perspectiva, o papel do pedagogo na instituição de ensino deve ser o de
A) premiar os docentes que cumpram o cronograma estabelecido.
B) separar os alunos pelas diferenças no seu ritmo de aprendizagem.
C) treinar os professores segundo aulas-padrão.
D) incrementar a competição entre as diferentes disciplinas do currículo.
E) promover a discussão docente sobre o significado dos conteúdos do currículo.
 
2. (FUNDATEC 2016) De acordo com Mittler, as escolas e o sistema educacional não funcionam de modo isolado. O que acontece nas escolas é um reflexo da sociedade em que elas funcionam. Nesse sentido, a inclusão deve envolver um processo de reforma e de reestruturação das escolas como um todo, que deve incluir: I. O currículo estático. II. A avaliação, os registros e os relatórios dos alunos. III. A pedagogia tradicional e as suas práticas em sala de aula. IV. As oportunidades de esporte, lazer e recreação. Quais estão INCORRETAS?
A) Apenas II.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e IV.
D) Apenas I, II e III.
E) I, II, III e IV.
 
3. (IBFC 2015) O professor utiliza abordagens metodológicas para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares que levam em consideração a natureza do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e ______________________ dos alunos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A) Sociocultural
B) Econômico
C) Educacional
D) Cognitivo
 
4. (IBFC 2015) O professor dos anos iniciais fomenta relações de colaboração e respeito com as famílias, a comunidade e o sistema estadual de ensino para melhorar a qualidade da educação, promover o desenvolvimento comunitário e apoiar a aprendizagem e bem estar dos alunos. As competências do professor podem ser identificadas nas seguintes ações:
I. Conhecer e interagir com a comunidade e suas organizações.
II. Conhecer as famílias e viabilizar seu envolvimento na melhoria da educação.
III. Conhecer a legislação e o funcionamento do sistema e aplicar seus princípios e normas.
IV. Conhecer a legislação e o funcionamento da formação continuada externas.
Assinale a alternativa correta:
A) I, II, IV apenas.
B) II, III, IV apenas.
C) II, III apenas.
D) I, II, III apenas.
 
5. (BIO-RIO 2015) A demanda por educação no Brasil está relacionada às mudanças ocorridas em diversas esferas da vida nacional, principalmente as que conduziram a ampliação do sistema de ensino e à diversidade do sistema produtivo. No entanto, o interesse do aluno em frequentar a escola e sua permanência, em larga escala, se deve, em grande parte, à relação da família com a escola, que é mediada por determinantes macroestruturais e também por fatores microestruturais associados:
A) à organização da unidade doméstica e ao significado para ela atribuído à escolarização do filho.
B) às oportunidades domésticas de interagirem com os macros sistemas de ensino e a ocorrência de financiamento público do ensino.
C) às oportunidades de acesso ao ensino de qualidade nas universidades particulares de ensino e mobilidade social.
D) ao conhecimento de um programa de atendimento ao aluno escolarizado, para a continuidade de estudos no ensino fundamental e demanda de mercado de trabalho.
E) à necessidade da mulher trabalhar fora do âmbito doméstico e ao aumento da renda familiar com o trabalho infantil qualificado.

GABARITO

1:E - 2:B - 3:A - 4:D - 5:A


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