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Questões sobre avaliação da educação básica e no ensino superior II

 

1. (UFLA 2018) Muitos são os desafios que cercam a avaliação da aprendizagem nos diferentes níveis de ensino e, também, no ensino superior, configurando-se em um momento de tensão e medo por parte dos estudantes. Villas Boas (2000), a fim de superar essa tensão, defende a constituição de um trabalho avaliativo cujo processo possa se dar de forma crítica, tanto do ponto de vista do professor como do aluno. A respeito das ideias expressas por esse autor, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O plano de trabalho pedagógico articula-se com o plano de avaliação, tendo como base os princípios éticos, morais e democráticos.
B) Os planos de trabalho pedagógico e de avaliação, quando concebidos de forma crítica, orientam a ação do professor e do aluno, de modo a não se avaliar para aprovar ou para reprovar, mas para subsidiar a construção do conhecimento pelo aluno.
C) Os planos de trabalho pedagógico e de avaliação, dada a sua articulação, conclamam a existência de uma avaliação formativa, superando os processos tradicionais de avaliação.
D) Os planos de trabalho pedagógico e de avaliação são desenvolvidos pelo professor e informado, gradativamente, ao aluno, de forma que o aprendiz possa, paulatinamente, absorver os processos avaliativos empregados pelo professor.
 
 
2. (COPERVE - UFSC 2018) Considerando o processo de avaliação do sistema nacional de pós-graduação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A avaliação do sistema nacional de pós-graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998, é orientada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC).
II. A avaliação é atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país.
III. Entre os objetivos da avaliação do sistema nacional de pós-graduação está a certificação da qualidade da pós-graduação brasileira (referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa).
IV. A avaliação é realizada em oitenta áreas de avaliação, número vigente em 2017, e segue diferentes sistemáticas e distintos conjuntos de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES).
V. Os documentos de área são referência para os processos avaliativos, tanto na elaboração e submissão de propostas de cursos novos quanto na avaliação dos cursos em funcionamento. Neles estão descritos o estado atual, as características e as perspectivas, assim como os quesitos considerados prioritários na avaliação dos programas de pós-graduação.
A) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
B) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
C) Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
D) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.
 
3. (CEPS-UFPA 2018) Na Avaliação das Instituições de Educação Superior, a Avaliação Institucional é um dos componentes do(da)
A) Comissão Própria de Avaliação de cada Instituição de Educação Superior (CPA).
B) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
C) Censo de Avaliação da Educação Superior.
D) Sistema Revalida.
E) Exame Nacional de Cursos.
 
4. (COPERVE - UFSC 2018) Identifique se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei n. 10.861/2004), ao promover a avaliação de instituições, de cursos de graduação e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
( ) avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
(  ) o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
(  ) o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.
( ) a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior e da sociedade civil, por meio de suas representações.
A) F – V – V – F
B) F – V – F – V
C) V – V – V – V
D) V – F – V – F
E) F – F – F – F
 
5. (CEPS-UFPA 2018) No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente por três tipos de avaliação:
A) A validação do Projeto do Curso, o reconhecimento, e a renovação do reconhecimento.
B) A validação do Projeto do Curso, a avaliação preliminar para autorização, a renovação da autorização de curso.
C) A autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento.
D) A validação do reconhecimento, a solicitação de curso novo e a renovação na segunda metade do curso.
E) A avaliação preliminar, ENADE, visita in loco.

 GABARITO

1:D - 2:C - 3:B - 4:C - 5:C


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