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Questões sobre aspectos da educação brasileira

 

1. (VUNESP 2018) Um diretor de escola anda em geral assoberbado por problemas do cotidiano, com muita visão do imediato, e pouco tempo para a visão mais ampla. O professor enfrenta a gestão da sala de aula, e frequentemente está muito centrado na disciplina que ministra. Nesse sentido, o Conselho Municipal de Educação, reunindo pessoas que ao mesmo tempo conhecem o seu município, o seu bairro e os problemas mais amplos do desenvolvimento local, e a rede escolar da região, pode se tornar o núcleo irradiador da construção do enriquecimento científico mais amplo do local e da região [...] Quanto aos atores locais, a visão a se trabalhar é de uma rede permanente de apoio. (Dowbor, 2007)
Segundo o autor, o objetivo dessa rede é
A) recolher informação formando um grande banco de dados sobre a realidade local.
B) repensar, de forma mais dinâmica e com novos enfoques, a questão do universo de conhecimentos a trabalhar nas escolas.
C) promover o investimento inicial de acesso à banda larga na escola, democratizando, assim, o conhecimento digitalizado do planeta.
D) assegurar que a informação sobre a realidade local circule na região e, sobretudo, que permeie o ambiente escolar.
E) criar nas escolas uma estrutura de conectividade a fim de que os alunos tenham acesso a conhecimento local e global mais atualizado.
 
2. (Instituto Excelência 2017) O cidadão, porém é mais do que apenas os habitantes. É aquele que está interessado no que acontece em sua comunidade. Para alunos e professores, a cidade é a escola. Do ponto de vista do educador, a cidadania passa por boas relações com os colegas, com a direção, com os funcionários – pelo direito de ensinar, ou seja, formar cidadãos. Do ponto de vista do aluno, ela reside no direito de ir à escola e só começa a fazer sentido quando ele aprende. Julgue as afirmativas:
I- Ao assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, essa formação, está incluída aspectos relativos ao conhecimento das matérias escolares, mas também aspectos práticos para que o educando possa também participar ativamente de sua transformação. 
II- O que caracteriza o cidadão é a sua participação na vida social, nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento da comunidade e do país. É preciso que todo cidadão tenha seus direitos respeitados e seja cumpridor de seus deveres.
III- Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e publica. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente.
IV- A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética. Assinale a alternativa CORRETA:
A) I, III e IV apenas.
B) I, II e IV apenas.
C) I, II e III apenas.
D) Nenhuma das alternativas.
 
3. (IF-ES 2016) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que NÃO representa a educação artesanal ou manufatureira no período de vigência do escravismo na sociedade brasileira:
A) A educação artesanal desenvolve-se mediante processos não sistemáticos, a partir do trabalho de um jovem aprendiz com um mestre de ofício, na própria oficina deste, com seus próprios instrumentos, chegando o aprendiz até mesmo a morar na casa do mestre de ofício.
B) Ajudando o mestre de ofícios em pequenas tarefas, que lhe são atribuídas de acordo com a lógica da produção, o aprendiz vai dominando o ofício.
C) A norma reguladora da aprendizagem artesanal ou manufatureira previa a educação de apenas dois jovens aprendizes em cada oficina.
D) A educação manufatureira ocupa urna posição intermediária, entre a artesanal e a industrial, sem um caráter distintivo em termos pedagógicos. É o caso de processos educacionais orientados tanto para o trabalho artesanal quanto para a produção industrial.
E) Na educação artesanal, a finalidade, ao menos tendencial, é que o aprendiz possa vir a ser um mestre de ofício, que abra sua própria oficina.
 
4. (PR-4 UFRJ 2016) Cresce a relação entre a educação escolar e a desigualdade escolar no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Esse fato vem sendo estudado pela Sociologia há algum tempo. Alguns autores, a partir de correntes de pensamento, explicam sobre a relação escola-desigualdade no contexto brasileiro. Se a desigualdade social é um elemento cada vez mais presente, o sistema educacional, fruto de um processo histórico, configura-se no bojo das relações sociais e de produção. Entretanto, embora haja grandes diferenças entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
A) acompanha o aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
B) favorece a empregabilidade compatível com o nível de instrução.
C) aprofunda as crises econômicas e favorece ao crescente desemprego.
D) cria a equanimidade entre segmentos sociais e a diminuição de conflitos sociais.
E) proporciona o acesso ao mercado de trabalho e a diminuição da competitividade.
 
5. (IF-PA 2015) Segundo Serrano (2002, p. 58) “A escola tem que ser, ela própria, um lugar onde se convive na tolerância e na igualdade, contribuindo assim, mais até do que com os conhecimentos, para iniciar a vida social e democrática dos jovens”, para o que é fundamental o envolvimento da comunidade escolar. Neste sentido, cabe a escola:
A) Envolver a família somente em eventos festivos.
B) Descartar a participação da comunidade escolar.
C) Desenvolver estratégias de envolvimento da comunidade escolar na vida da escola.
D) Envolver somente a família na vida escolar dos filhos.
E) Todas as alternativas estão corretas.


GABARITO

1:D - 2:D - 3:C - 4:A - 5:C


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