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Questões sobre as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem II

 

1. (UFLA 2018) Anjos (2013) resgata contribuições interessantes, na perspectiva de modelos de comunicação e teorias de aprendizagem, como as de Mário Kaplún (1998), que publicou a obra intitulada “Una pedagogia de la comunicación”, e em modelos de comunicação e de educação que apresentam reflexões a partir de três dimensões: modelo bancário de comunicação; modelo com ênfase em resultados; e modelo de educação horizontal. A coluna da esquerda apresenta os três modelos de comunicação e a da direita as características de cada um deles. Relacione as colunas:
1- Modelo bancário de comunicação
2- Modelo com ênfase em resultados
3- Modelo de educação horizontal
( ) As relações que se estabelecem nesse processo são dialógicas; emissores e receptores trocam mensagens, utilizando diferentes linguagens, e ambos são emissores e receptores de mensagens.
( ) Nesse modelo, os emissores criam conhecimentos e apenas os transmitem aos receptores que possuem um papel passivo, mediante o processo de construção de conhecimentos.
( ) Esse modelo é tido como um tipo falsamente democrático, tendo em vista que há um processo de troca de mensagens entre receptores e emissores, porém de maneira limitada à visão imposta pelos objetivos do emissor.
( ) Esse tipo de abordagem é, muitas vezes, utilizado em cursos que possuem ênfase em estratégias de educação de massa, perdendo, frequentemente, a possibilidade de explorar o potencial crítico dos interlocutores de um processo educacional.
( ) Nessa abordagem, os receptores passam a ter também a prerrogativa de emissores, permitindo que todos possam ser agentes críticos ou reflexivos na construção do conhecimento.
Assinale a alternativa em que a correlação apresenta- se CORRETA :
A) 3, 2, 1, 3, 1
B) 3, 1, 2, 2, 3
C) 3, 1, 2, 3, 3
D) 3, 2, 2, 2, 1
 
2. (FADESP 2018) O associacionismo, cuja expressão mais relevante é o behaviorismo, influenciou as teorias da aprendizagem ao considerar
A) as interações sociais e as experiências sócio-históricas dos sujeitos.
B) a aprendizagem como mudança de comportamento resultante do treino ou da experiência, por isso, identificada com condicionamento e repetição.
C) a superação da dicotomia transmissão x produção do conhecimento pelos sujeitos.
D) a subjetividade como um momento individual de internalização da objetividade e da realidade dos sujeitos.
E) os estímulos e as respostas dadas pelos sujeitos não são considerados importantes.
 
3. (CS-UFG 2018) “Nos arredores da Universidade de Stanford, conheci outra universidade, não tão grande, que dá cursos de obediência. Os alunos, cães de todas as raças, cores e tamanhos, aprendem a não ser cães. Quando latem, a professora os castiga com um beliscão no focinho ou com um doloroso tirão na coleira de agulhões de aço. Quando calam, a professora lhes recompensa o silêncio com guloseimas. Assim se ensina o esquecimento de latir.” (GALEANO, E. De pernas pro ar: a escola do mundo avesso. (Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 230). O fragmento acima constitui uma metáfora do modelo de avaliação que contraria a humanização e promove a
A) emancipação.
B) domesticação.
C) animalização.
D) competição.
 
4. (CESPE 2017) De acordo com os pressupostos teóricos piagetianos, para que a construção progressiva dos conhecimentos pelos estudantes aconteça de forma adequada, a relação entre professor e aluno deve
A) considerar a necessária relação entre o ser aprendente, o objeto de conhecimento e o outro ser social capaz de mediar o processo de aprendizagem e, consequentemente, seu desenvolvimento.
B) ser marcada por situações que promovam desequilíbrio, conflitos e reflexões do educando sobre suas ações, de modo que ele possa construir compreensões cada vez mais elaboradas acerca da realidade, conseguindo manter a motivação para aprender.
C) consistir na obtenção de contingências de reforço, de modo a possibilitar ou a aumentar a probabilidade de ocorrência da resposta a ser aprendida.
D) levar em consideração o antagonismo de bloqueio, já que, as necessidades afetivas dos aprendentes, quando não satisfeitas, resultam em barreiras para a capacidade cognitiva e o desenvolvimento da personalidade no processo de ensino e aprendizagem.
E) ser verticalizada, pois o professor é capaz de apontar e corrigir os erros dos educandos, em um processo de transmissão dos conhecimentos.
 
5. (CESPE 2017) Assinale a opção que apresenta o processo de resolução dos conflitos cognitivos que, para Jean Piaget, representa a construção da aprendizagem.
A) reforço positivo
B) assimilação, acomodação e equilibração
C) estágios do desenvolvimento sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e formal
D) aprendizagem condicionada
E) zona de desenvolvimento proximal


GABARITO

1:B - 2:B - 3:B - 4:B - 5:B

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