Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem I

 

1. (FADESP 2018) Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:
A) para uma psicologia e pedagogia associacionista, os erros da criança não têm grandes significados.
B) o caminho em direção à aquisição do conhecimento é linear e consecutivo.
C) na educação escolar os erros são construtivos e constituem pré-requisitos necessários para o conhecimento.
D) para Piaget, a compreensão de um dado conhecimento não passa pela possibilidade de o sujeito construir este processo de conhecer.
E) para uma psicologia de base interacionista, os erros não são admissíveis.
 
2. (COMPERVE 2018) O conceito de atividade é a pedra angular da teoria de A. N. Leontiev e tem implicações nas perspectivas de ensino e aprendizagem que consideram a atividade como um pressuposto epistemológico. Analise as afirmações abaixo relativas à atividade nessa perspectiva.
I. A atividade tem sempre caráter objetal e prático, ou seja, externo.
II. Na atividade de estudo, o objetivo coincide com o motivo, e o estudante aprende para satisfazer necessidades cognoscitivas.
III. O processo de assimilação da cultura universal no contexto escolar é um tipo de atividade na qual se produzem reações específicas que condicionam condutas do estudante pela via do condicionamento operante.
IV. Toda atividade se realiza por meio de ações que, por sua vez, se realizam segundo um sistema de operações dependentes das condições dadas.
 
Estão de acordo com a teoria da atividade de Leontiev as afirmações presentes nos itens
A) II e IV.
B) I e III.
C) II e III.
D) I e IV.
 
3. (COMPERVE 2018) Considerando o cenário atual, mediado pelas novas tecnologias da informação e dos conhecimentos como também pela globalização das economias, dentre outros, exigem -se, da formação universitária, novas aprendizagens imprescindíveis ao longo da vida, em distintos espaços profissionais e não profissionais. Dentre essas aprendizagens, está o aprender a aprender, vinculado à formação de estratégias metacognitivas. Considere as afirmações abaixo referentes a essa aprendizagem e suas estratégias.
I. A metacognição implica o domínio consciente das estratégias usadas para aprender.
II. A metacognição não é favorecida quando os estudantes dispõem de critérios de qualidade da atividade de aprendizagem, a qual permite a autorregulação dessa atividade.
III. O uso de diários de reflexão crítica concorre para o desenvolvimento da metacognição.
IV. A metacognição é prejudicada quando se organizam atividades no plano interpsicológico, mediadas pelo professor, nas quais se verbalizam o que se faz e porque se faz.
Das afirmações, estão corretas
A) I e III.
B) I e II.
C) II e IV.
D) III e IV.
 
4. (FADESP 2018) As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
A) toda aprendizagem é fruto de treino, memorização e disciplina.
B) todo o processo de conhecer provém somente dos estímulos do meio.
C) o processo de aprender exige solidão, disciplina e esforço pessoal.
D) um bom processo de transmissão do conhecimento é a chave da aprendizagem
E) a ação de aprender é compreendida como práxis, é fruto da prática social dos sujeitos.
 
5. (CONSULPLAN 2018) Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. Alguns autores contribuíram expressivamente para a Pedagogia na definição de como acontece o desenvolvimento humano em geral e o desenvolvimento infantil, em particular. Sobre as relações entre as concepções acerca do desenvolvimento e seus respectivos autores, analise.
I. Dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios. (Piaget)
II. Tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos. A criança se desenvolve com seus conflitos internos e, para ele, cada estágio estabelece uma forma específica de interação com o outro, é um desenvolvimento conflituoso. (Wallon)
III. Apoia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas. ( Vygotsky )
Estão corretas as afirmativas
A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.


GABARITO

1:C - 2:A - 3:A - 4:E - 5:A


Postar um comentário

0 Comentários