
1. (FADESP
2018) Nas
bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é
uma aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações
globais mentais. A influência desta teoria em educação leva a afirmar o
seguinte:
A) para uma psicologia e
pedagogia associacionista, os erros da criança não têm grandes significados.
B) o caminho em direção à
aquisição do conhecimento é linear e consecutivo.
C) na
educação escolar os erros são construtivos e constituem pré-requisitos
necessários para o conhecimento.
D) para Piaget, a
compreensão de um dado conhecimento não passa pela possibilidade de o sujeito
construir este processo de conhecer.
E) para uma psicologia de
base interacionista, os erros não são admissíveis.
2. (COMPERVE
2018) O
conceito de atividade é a pedra angular da teoria de A. N. Leontiev e tem
implicações nas perspectivas de ensino e aprendizagem que consideram a
atividade como um pressuposto epistemológico. Analise as afirmações abaixo
relativas à atividade nessa perspectiva.
I. A atividade tem
sempre caráter objetal e prático, ou seja, externo.
II. Na atividade de
estudo, o objetivo coincide com o motivo, e o estudante aprende para satisfazer
necessidades cognoscitivas.
III. O processo de
assimilação da cultura universal no contexto escolar é um tipo de atividade na
qual se produzem reações específicas que condicionam condutas do estudante pela
via do condicionamento operante.
IV. Toda atividade se
realiza por meio de ações que, por sua vez, se realizam segundo um sistema de
operações dependentes das condições dadas.
Estão de
acordo com a teoria da atividade de Leontiev as afirmações presentes nos itens
A) II
e IV.
B) I e III.
C) II e III.
D) I e IV.
3. (COMPERVE
2018) Considerando
o cenário atual, mediado pelas novas tecnologias da informação e dos
conhecimentos como também pela globalização das economias, dentre outros,
exigem -se, da formação universitária, novas aprendizagens imprescindíveis ao
longo da vida, em distintos espaços profissionais e não profissionais. Dentre
essas aprendizagens, está o aprender a aprender, vinculado à formação de
estratégias metacognitivas. Considere as afirmações abaixo referentes a essa
aprendizagem e suas estratégias.
I. A metacognição
implica o domínio consciente das estratégias usadas para aprender.
II. A metacognição não é
favorecida quando os estudantes dispõem de critérios de qualidade da atividade
de aprendizagem, a qual permite a autorregulação dessa atividade.
III. O uso de diários de
reflexão crítica concorre para o desenvolvimento da metacognição.
IV. A metacognição é
prejudicada quando se organizam atividades no plano interpsicológico, mediadas
pelo professor, nas quais se verbalizam o que se faz e porque se faz.
Das
afirmações, estão corretas
A) I e
III.
B) I e II.
C) II e IV.
D) III e IV.
4. (FADESP
2018) As
contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e
Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o
processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser
sintetizado na seguinte afirmativa:
A) toda aprendizagem é
fruto de treino, memorização e disciplina.
B) todo o processo de
conhecer provém somente dos estímulos do meio.
C) o processo de aprender
exige solidão, disciplina e esforço pessoal.
D) um bom processo de
transmissão do conhecimento é a chave da aprendizagem
E) a
ação de aprender é compreendida como práxis, é fruto da prática social dos
sujeitos.
5. (CONSULPLAN
2018) Estudar
o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma
faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando.
Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo,
próprias de cada faixa etária. Alguns autores contribuíram expressivamente para
a Pedagogia na definição de como acontece o desenvolvimento humano em geral e o
desenvolvimento infantil, em particular. Sobre as relações entre as concepções
acerca do desenvolvimento e seus respectivos autores, analise.
I. Dá-se espontaneamente
a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de
desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas
através de estágios. (Piaget)
II. Tem momentos de crise,
isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem
conflitos. A criança se desenvolve com seus conflitos internos e, para ele,
cada estágio estabelece uma forma específica de interação com o outro, é um
desenvolvimento conflituoso. (Wallon)
III. Apoia-se na concepção
de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um
processo mediado pelo outro. O conhecimento tem gênese nas relações sociais,
sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais,
sociais e históricas. ( Vygotsky )
Estão
corretas as afirmativas
A) I,
II e III.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:A - 4:E - 5:A
0 Comentários