Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre educação infantil II

 

1. (EXATUS-PR 2015)
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
1ª COLUNA:
1 - Teoria Sociocultural de Vygotsky.
2 - Teoria Construtivista de Bruner.
2ª COLUNA:
( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD).
( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados.
( ) A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
( ) O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. É participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.
A sequência CORRETA é:
A) 2, 1, 1, 2.
B) 1, 2, 1, 2.
C) 1, 2, 2, 1.
D) 2, 1, 2, 1.
 
2. (IMPARH 2015) A aprendizagem da alfabetização inicial constitui-se um grande desafio. A perspectiva construtivista psicogenética estuda a escrita do ponto de vista da criança e estabelece uma série de fatos que ocorrem com a maioria das crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Sobre isto, é INCORRETO afirmar.
A) A criança constrói hipóteses, resolve problemas e elabora conceituações sobre o escrito.
B) As hipóteses que a criança constrói, desenvolvem-se quando a criança interage com leitores e com material escrito.
C) A criança só aprende a escrever depois que apreende certas habilidades como falar e codificar sons em letras e isto independe da construção de hipóteses e de uma leitura prévia de mundo.
D) A construção de hipóteses desenvolve-se por reconstruções, em outro nível, de conhecimentos anteriores, originando novas construções.
 
3. (EXATUS-PR 2015) Assinale a alternativa INCORRETA em relação a teoria psicogenética de Piaget:
A) elaborou um método próprio de pesquisa, o método analítico- crítico, e iniciou sistematicamente as investigações sobre o desenvolvimento da criança.
B) o resultado das sucessivas assimilações e acomodações é chamado de equilibração.
C) explica que a construção do conhecimento pelo ser humano é fruto das interações do sujeito com o seu meio.
D) o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas.
 
4. (EXATUS-PR 2015) Assinale a opção incorreta sobre os estágios de desenvolvimento:
A) A atividade cognitiva, durante o estádio sensório motor baseia-se, principalmente, na experiência imediata através dos sentidos em que há interação com o meio, esta é uma atividade prática.
B) No estágio pré-operatório apesar de ainda não conseguir efetuar operações, a criança já usa a inteligência e o pensamento. Este é organizado através do processo de assimilação, acomodação e adaptação.
C) É a partir do estádio das operações concretas, que as crianças começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia.
D) É no estágio sensório motor que a criança desenvolve a sua própria identidade, podendo haver, neste período problemas existências e dúvidas entre o certo e o errado.
 
5. (INTEGRI 2015) De acordo com Zabalza em “Qualidade em Educação Infantil” os aspectos emocionais que desenvolve a afetividade são tão importantes, quanto o aspecto:
A) o cognitivo.
B) o formador.
C) o normativo.
D) o disciplinador.

GABARITO

1:B - 2:C - 3:A - 4:D - 5:A


Postar um comentário

0 Comentários