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QUESTÕES SOBRE A LDB II


 

1. De acordo com a LDB/96, não é uma das finalidades da educação básica:
A) o pleno desenvolvimento do educando.
B) o preparo para o exercício da cidadania.
C) fornecer meios para que o estudante possa prosseguir nos estudos.
D) qualificar para o trabalho.
E) propiciar uma educação voltada à formação de uma elite intelectual.
 
2. Assinale a afirmativa errada
De acordo com a LDB/96, ao professor compete:
A) colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
B) ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidos na legislação de ensino.
C) zelar pela aprendizagem dos alunos.
D) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento escolar.
E) elaborar a proposta pedagógica da escola.
 
3. A LDB, Lei n.º 9.394 de 20/12/1996 estabeleceu como incumbência dos estabelecimentos de Ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, elaborar e executar sua proposta pedagógica. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho da escola respaldado em sua trajetória de experiências e fruto de uma reflexão sobre suas diversas ações.
Assinale a alternativa que expressa de maneira correta a participação dos professores neste processo.  O professor
A) participa neste processo de planejamento elaborando seus planos de ensino e as atividades diversas que envolvem suas turmas.
B) participa da discussão e da reflexão sobre o rumo, a direção das questões que perpassam o dia-a-dia da escola e não participa do processo de decisão.
C) entendendo o Projeto Pedagógico como o modo de exercer a autonomia e um momento de definição dos rumos da organização do trabalho pedagógico participa de sua elaboração e execução.
D) participa para conhecer a filosofia institucional pois é o projeto pedagógico que a viabiliza. 
E) toma conhecimento das concepções de ensino contidas no projeto de escola para poder
adequar seu plano de ensino ao definido. Também preenche planilhas que fazem parte do documento.
 
4. Para que se possa trabalhar na direção de repensar ¨saberes fechados¨, incorporando outros saberes, o projeto político-pedagógico de uma escola pode encontrar respaldo legal na LDB (Lei 9393/96) quando esta determina, para a organização curricular do ensino fundamental e médio, uma base nacional
A) comum e uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
B) e uma parte diversificada voltada aos estudos da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico, natural e social.
C) que compreende os estudos da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente o Brasil.
D) diversificada de acordo com a realidade da escola, atendendo ao princípio de ¨pluralismo de idéias e concepções pedagógicas¨.
E) comum voltada ao estudo da língua portuguesa e da matemática e uma parte diversificada, voltada ao conhecimento do mundo físico, natural e da realidade brasileira.
 
5. Nos termos da LDB, um dos critérios para a verificação de rendimento escolar é o da avaliação:
A) cumulativa, exigindo-se, pelo menos, dois instrumentos de avaliação, em cada um dos bimestres escolares. No caso da escola adotar o conceito de média final, as provas de recuperação substituirão as realizadas no período escolar regular.
B) Diagnóstica, permitindo-se em cada período escolar, sejam utilizados diversos instrumentos de avaliação, e onde o desempenho do aluno possa ser traduzido em gráficos, viabilizando a percepção do seu rendimento escolar.
C) Continua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
D) Através de testes e medidas que possibilitem aos pais, aos professores e aos alunos, um acompanhamento do rendimento do conjunto-classe, e nela, a posição de cada aluno, em termos de êxito nos estudos.
E) Através de testes de múltipla escolha, obedecidos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de modo a permitir comparações entre os testes realizados pela e escola e os realizados pelo Sistema Estadual (SARESP) e pelo Sistema Nacional (SAEB) de Avaliação do Rendimento Escolar.


GABARITO
1:E - 2:E - 3:C - 4:A - 5:C




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