
1. De acordo com
a LDB/96, não é uma das finalidades da educação básica:
A) o pleno
desenvolvimento do educando.
B) o preparo
para o exercício da cidadania.
C) fornecer meios
para que o estudante possa prosseguir nos estudos.
D) qualificar
para o trabalho.
E) propiciar
uma educação voltada à formação de uma elite intelectual.
2. Assinale a
afirmativa errada
De acordo com a LDB/96, ao professor compete:
A) colaborar com
as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
B) ministrar os
dias letivos e as horas-aula estabelecidos na legislação de ensino.
C) zelar pela
aprendizagem dos alunos.
D) estabelecer
estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento escolar.
E) elaborar a
proposta pedagógica da escola.
3. A LDB, Lei
n.º 9.394 de 20/12/1996 estabeleceu como incumbência dos estabelecimentos de
Ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, elaborar e
executar sua proposta pedagógica. O projeto pedagógico é a própria organização
do trabalho da escola respaldado em sua trajetória de experiências e fruto de
uma reflexão sobre suas diversas ações.
Assinale a alternativa que expressa de
maneira correta a participação dos professores neste processo. O professor
A) participa
neste processo de planejamento elaborando seus planos de ensino e as atividades
diversas que envolvem suas turmas.
B) participa da
discussão e da reflexão sobre o rumo, a direção das questões que perpassam o
dia-a-dia da escola e não participa do processo de decisão.
C) entendendo
o Projeto Pedagógico como o modo de exercer a autonomia e um momento de
definição dos rumos da organização do trabalho pedagógico participa de sua
elaboração e execução.
D) participa
para conhecer a filosofia institucional pois é o projeto pedagógico que a
viabiliza.
E) toma
conhecimento das concepções de ensino contidas no projeto de escola para poder
adequar seu plano de ensino ao definido.
Também preenche planilhas que fazem parte do documento.
4. Para que se
possa trabalhar na direção de repensar ¨saberes fechados¨, incorporando outros
saberes, o projeto político-pedagógico de uma escola pode encontrar respaldo
legal na LDB (Lei 9393/96) quando esta determina, para a organização curricular
do ensino fundamental e médio, uma base nacional
A) comum e
uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da
sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
B) e uma parte
diversificada voltada aos estudos da língua portuguesa e da matemática, o
conhecimento do mundo físico, natural e social.
C) que
compreende os estudos da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do
mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente o
Brasil.
D) diversificada
de acordo com a realidade da escola, atendendo ao princípio de ¨pluralismo de
idéias e concepções pedagógicas¨.
E) comum voltada
ao estudo da língua portuguesa e da matemática e uma parte diversificada,
voltada ao conhecimento do mundo físico, natural e da realidade brasileira.
5. Nos termos da
LDB, um dos critérios para a verificação de rendimento escolar é o da
avaliação:
A) cumulativa,
exigindo-se, pelo menos, dois instrumentos de avaliação, em cada um dos
bimestres escolares. No caso da escola adotar o conceito de média final, as
provas de recuperação substituirão as realizadas no período escolar regular.
B) Diagnóstica,
permitindo-se em cada período escolar, sejam utilizados diversos instrumentos
de avaliação, e onde o desempenho do aluno possa ser traduzido em gráficos,
viabilizando a percepção do seu rendimento escolar.
C) Continua e
cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos
sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de
eventuais provas finais.
D) Através de
testes e medidas que possibilitem aos pais, aos professores e aos alunos, um
acompanhamento do rendimento do conjunto-classe, e nela, a posição de cada
aluno, em termos de êxito nos estudos.
E) Através de
testes de múltipla escolha, obedecidos os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs) de modo a permitir comparações entre os testes realizados pela e escola
e os realizados pelo Sistema Estadual (SARESP) e pelo Sistema Nacional (SAEB)
de Avaliação do Rendimento Escolar.
GABARITO
1:E - 2:E - 3:C - 4:A - 5:C
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