
1. Marta é uma
das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem
consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel
dos pais de alunos nesta instância decisória é de:
A) colaborar com
a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas
para os problemas.
B) opinar
democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de
aplicação de verbas públicas.
C) definir
entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora
conferido pela LDB 9.394/96.
D) exercer o
poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e
administrativas da escola.
E) acompanhar o
processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado
no ambiente doméstico.
2. A Educação
Básica, nos termos do artigo 21 da LDB, é formada
A) pela
educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
B) pela educação
infantil e ensino fundamental apenas.
C) pelo ensino
fundamental e ensino médio apenas.
D) pela educação
infantil apenas.
E) pelo ensino
fundamental apenas.
3. Assegurar o
cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas e prover meios para a
recuperação dos alunos de menor rendimento, nos termos do art. 12 da LDB, são
atribuições
A) dos docentes.
B) dos
municípios.
C) da
comunidade.
D) dos
estabelecimentos de ensino.
E) das
instituições auxiliares da escola.
4. A prática
avaliativa, nas escolas brasileiras,
A) valoriza,
com a nova LDB/96, o desenvolvimento e a experiência do aluno, permitindo sua
progressão e classificação, independentemente da escolaridade anterior.
B) distancia-se
de práticas tradicionais classificatórias, nas escolas públicas e particulares.
C) está
garantindo uma queda nos índices de repetência dos alunos, em virtude da grande
autonomia das escolas.
D) é voltada,
hoje, para o aluno e para o sistema de ensino, embora sem articulação e
continuidade.
E) não é
contínua, nem cumulativa, de acordo com o disposto nos Parâmetros Curriculares
Nacionais.
5. Analistas e
estudiosos da LDB/96 têm apontado como seu atributo mais significativo ser:
A) pouco
adequada à realidade brasileira.
B) flexível,
permitindo maior liberdade aos sistemas estaduais, municipais e às escolas.
C) muito
diretiva e detalhista.
D) muito
conservadora, tolhendo desse modo, iniciativas inovadoras.
E) muito
elitista.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:D - 4:A - 5:B
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