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QUESTÕES SOBRE A LDB I

 

1. Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de:
A) colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas.
B) opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas.
C) definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96.
D) exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola.
E) acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico.
 
2. A Educação Básica, nos termos do artigo 21 da LDB, é formada
A) pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
B) pela educação infantil e ensino fundamental apenas.
C) pelo ensino fundamental e ensino médio apenas.
D) pela educação infantil apenas.
E) pelo ensino fundamental apenas.
 
3. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas e prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento, nos termos do art. 12 da LDB, são atribuições
A) dos docentes.
B) dos municípios.
C) da comunidade.
D) dos estabelecimentos de ensino.
E) das instituições auxiliares da escola.
 
4. A prática avaliativa, nas escolas brasileiras,
A) valoriza, com a nova LDB/96, o desenvolvimento e a experiência do aluno, permitindo sua progressão e classificação, independentemente da escolaridade anterior.
B) distancia-se de práticas tradicionais classificatórias, nas escolas públicas e particulares.
C) está garantindo uma queda nos índices de repetência dos alunos, em virtude da grande autonomia das escolas.
D) é voltada, hoje, para o aluno e para o sistema de ensino, embora sem articulação e continuidade.
E) não é contínua, nem cumulativa, de acordo com o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
 
5. Analistas e estudiosos da LDB/96 têm apontado como seu atributo mais significativo ser:
A) pouco adequada à realidade brasileira.
B) flexível, permitindo maior liberdade aos sistemas estaduais, municipais e às escolas.
C) muito diretiva e detalhista.
D) muito conservadora, tolhendo desse modo, iniciativas inovadoras.
E) muito elitista.


GABARITO
1:C - 2:A - 3:D - 4:A - 5:B

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