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QUESTÕES SOBRE TEORIA MUSICAL II

 

1. Desprovidos de um único órgão destinado à produção do som, os seres humanos se valem da ação conjunta de várias estruturas fisiológicas para alcançar tal objetivo. A respeito da função dessas estruturas na produção sonora, assinale a opção correta.
A) As pregas vocais fazem um movimento alternado de abrir e fechar: fecham-se quando o indivíduo se cala (momento da respiração) e abrem-se quando fala ou canta (momento da fonação).
B) O falsete é produzido nas cordas vocais falsas.
C) A produção do som resulta, basicamente, da passagem do ar pela faringe, onde se situam as cordas vocais.
D) O ventrículo da laringe é o principal responsável pela produção da coluna de ar.
E) O diafragma funciona como uma verdadeira caixa de ressonância, fundamental na produção do som.
 
2. (NUCEPE/UESPI) Abordagens de música que destacam um ou outro grupo social, uma região do globo ou uma época, fazem referência a um tipo específico de música, que pode agrupar elementos totalmente diferentes. Por exemplo, uma referência à Música Popular supõe tratar-se de
A) qualquer gênero musical acessível ao público em geral, distinguindo-se da música tradicional por ser escrita e comercializada com maior comodidade.
B) música tradicional, que seria a música de um povo transmitida por mídias populares.
C) um nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental.
D) um gênero musical inovador, originado no século XX, que desafiou as concepções normais de como uma música deveria ser.
E) estudos da música como marcador identitário, devido ao seu contexto artístico.
 
3. (NUCEPE/UESPI) Carl Orff foi um compositor alemão dos mais destacados do século XX, famoso, sobretudo, por sua obra intitulada Carmina Burana (1937). Ele cunhou um pensamento de desenvolvimento musical baseado na percussão e no canto. Uma tríade de elementos são os principais representantes da proposta de Orff (CAMARGO, 1994). Os elementos elencados por Orff e que compõem essa concepção são
A) o ritmo, a harmonia e a percussão.
B) o canto, a dança e a música.
C) o canto, a percussão e a fala.
D) a fala, a música e o movimento.
E) o canto, o movimento e a harmonia.
 
4. (NUCEPE/UESPI) Na música, considera-se que o ritmo organiza o tempo, que é determinado pela maneira com que as notas são dispostas no pentagrama. Denomina-se Pauta ou Pentagrama o conjunto representado
A) por quatro linhas e cinco espaços onde se dispõe a grafia musical.
B) por cinco linhas e quatro espaços onde se dispõe a grafia musical.
C) pelas linhas e espaços que compõem as notas musicais.
D) pelas sete notas que compõem a grafia musical.
E) pelas sete notas musicais que compõem determinada música.
 
5. (NUCEPE/UESPI) Considera-se música experimental como gênero musical inovador, originado no século XX, desafiador das concepções normais de como uma música deveria ser. Com isso, extrapolou os limites popularmente conhecidos. Uma reflexão sobre a música instrumental, que considere concepção, características e tipos, concluirá que
A) se pode utilizar sons de objetos e efeitos diversos de acordo com o manual desse gênero.
B) há pouco acordo sobre quão experimental uma música poder ser, antes de ser considerada apenas ruído.
C) tais experimentações são realizadas por instrumentos conhecidos, modificando sua utilização.
D) gera efeitos estranhos por reunir de maneira não convencional, diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica.
E) a música eletrônica é seu principal caminho para o experimentalismo.

GABARITO

1:B - 2:A - 3:D - 4:B - 5:B


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