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QUESTÕES SOBRE PERCEPÇÃO MUSICAL II

 

1. No início do século XXI, houve uma mudança na forma de divulgação e consumo da música. Com a inovação e preponderância do formato digital, especialmente o MP3, gravadoras e artistas passaram a investir mais na divulgação de singles (música única) do que de álbuns completos. Lojas virtuais de música passaram a vender não apenas álbuns inteiros para download, mas também faixas únicas.
Sobre esse novo comportamento da música e do mercado, marque a opção correta.
A) A relação entre tecnologia, internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial, o que provocou uma drástica diminuição de sua produção nos últimos anos.
B) Com a música podendo ser vendida de forma avulsa, a indústria fonográfica sofreu uma estagnação no mercado.
C) As gravadoras e os provedores de serviços de música on-line deixaram de exercer forte influência sobre as tendências musicais para seus clientes em potencial.
D) O avanço da informática no século XXI permitiu que todas as músicas fossem reproduzidas e compartilhadas digitalmente, o que reduziu sensivelmente os custos de produção dos fonogramas.
 
2. (FCC) Guy Reibel atribui as dificuldades de compreensão da música contemporânea à diversidade de informações não relacionadas entre si, no que se refere às experiências da sociedade diante do fenômeno musical. Essa diversidade produz uma ruptura entre a música contemporânea e outras manifestações musicais. Para resolver essa questão, o autor sugere
A) o aumento de interesse por parte das autoridades educacionais e culturais em promover a aproximação dos jovens à música erudita contemporânea em salas de espetáculos adequadas.
B) a criação de chaves de escuta, o que permitirá que a música seja percebida e entendida por ouvintes e intérpretes.
C) o afastamento preventivo dos jovens daquilo que lhes é nocivamente oferecido pela indústria cultural, bem como de outras opções.
D) a criação de hábitos de escuta na escola e, principalmente, a promoção de eventos que enfatizem a presença de repertório contemporâneo.
E) o estímulo às famílias, para que se habituem a, diariamente, ouvir juntos música contemporânea, como maneira de eliminar a ruptura entre esta e outras formas de manifestação musical.
 
3. (FCC) Vertamatti, ao comentar a inclusão da peça O cachorro vira-lata, sobre poema de Manoel de Barros, no repertório do grupo coral, aponta os motivos de sua aceitação pelos cantores. Isto deve-se à presença controlada de alguns novos elementos da linguagem musical ao lado do ótimo texto de Manoel de Barros, que provoca a imaginação. Os novos elementos musicais que se encontravam em condições de serem assimilados pelo grupo eram
A) uma grande diversidade de instrumentos de diferentes naturezas, o que pode levar ao interesse pelo estudo dos timbres e das onomatopeias.
B) a melodia de fácil memorização, aliada a um ritmo sugestivo de dança modernista.
C) o uso de instrumentos de percussão, com muitas latas e talheres.
D) mudanças de compasso, melodia simples, paralelismo entre as vozes e harmonia.
E) a presença de jogos de palavras e trava-línguas no texto, bem como sua qualidade humorística, característica da poesia deste poeta.
 
4. (FUNCAB) Todos nós ouvimos a música de acordo com nossas aptidões, variáveis, sob certo aspecto, em três planos distintos: sensível, expressivo e puramente musical, o que corresponde respectivamente a:
A) escutar, perceber e proceder.
B) investigar, ouvir e mediar.
C) avaliar, agir e abordar.
D) encaminhar, sistematizar e planejar.
E) ouvir, escutar e compreender.
 
5. (AEDB) Cada som possui propriedades ou parâmetros que nosso ouvido pode identificar, que são:
A) altura, frequência e vibração;
B) altura, frequência e duração;
C) altura, intensidade, duração e timbre;
D) altura, vibração e duração;
E) nenhuma das respostas acima.

GABARITO
1:D - 2:B - 3:D - 4:E - 5:C

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