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QUESTÕES SOBRE PERCEPÇÃO MUSICAL I

 

1. Sendo a música um fenômeno sonoro, a forma mais fundamental de abordá-la é através do ouvir, que pode ser considerado a razão central para a existência da música e um objetivo constante na educação musical. O ouvir permeia toda experiência musical ativa, sendo um meio essencial para o desenvolvimento musical. É necessário, portanto, distinguir entre o ouvir como meio, implícito nas outras atividades musicais, e o ouvir como fim em si mesmo.
FRANÇA, C. C.; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta. Porto Alegre, 2002.
Dessa posição decorre que, para os autores, a escuta ativa, própria da apreciação musical,
A) integra as demais modalidades do fazer musical.
B) pressupõe uma atitude contemplativa.
C) implica o domínio especializado da composição musical.
D) permite absorver todos os estímulos sonoros.
E) propicia uma experiência emotiva e transcendental.
 
2. Leia os trechos a seguir.
I - Composição de época romântica que, em geral, apresenta melodias folclóricas, com um único movimento, de caráter livre e variado. Não segue um esquema fixo, apresentando-se como um conjunto de frases melódicas, diversas entre si por ritmo e harmonia, o que confere a essa composição um caráter de improvisação.
II - Composição com melodias inspiradas no bel canto italiano e de andamento tranquilo, em geral formada por uma única peça para piano, de movimento lento, com estilo melódico e intimidade de sentimento.
As caracterizações acima correspondem, respectivamente, aos gêneros
A) tocata e rapsódia.
B) suíte e tocata.
C) rapsódia e noturno
D) sonata e suíte.
E) tocata e sonata.
 
3. A partir do século XIV, no âmbito da liturgia cristã, nasce um novo gênero vocal, originado das cláusulas de substituição medievais, em cujo repertório histórico encontram-se nomes tão distantes como Guillaume de Mauchaut e José Maurício Nunes Garcia, por exemplo.
O texto acima refere-se ao gênero polifônico medieval conhecido como
A) organum.
B) chanson.
C) discantus.
D) moteto.
E) rondellus.
 
4. Leia o texto a seguir.
Não é apenas samba, mas sim um estilo de música popular que, independentemente das influências marcantes do jazz norte-americano, do impressionismo de Ravel e Debussy e da música de autores nacionais como Villa-Lobos, engloba os mais distintos e variados ritmos brasileiros: samba, marcha-rancho, modinha, baião, valsa, samba-canção, para citar alguns.
LYRA, Carlos. Harmonia prática: método para violão. 1999.
Nesse texto, o músico e compositor Carlos Lyra refere-se à seguinte forma musical:
A) congada.
B) tropicalismo.
C) mangue-beat.
D) bossa-nova.
E) pop.
 
5. A concepção de música como patrimônio imaterial diz respeito à
A) preservação do seu estado atual e antigo.
B) proteção da música da alta cultura.
C) proteção das condições necessárias para sua fruição.
D) preservação de culturas musicais raras e exóticas.


GABARITO

1:A - 2:C - 3:D - 4:D - 5:C


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