
1. (FGV) A prosódia teatral relaciona-se com
A) a entonação da voz.
B) a escuta ativa.
C) a gramática do texto.
D) a sonoplastia espacial.
E) a significação do léxico.
2. (NC/FUNPAR/UFPR) O teatro naturalista marca uma rápida
sucessão de formas de estilo e de jogo teatral que ocorre num espaço de poucas
décadas a partir da metade do século XIX. Antecedendo ao simbolismo e ao
expressionismo, o teatro naturalista se caracteriza pela:
A) anulação gradual da figura e da função do diretor teatral, apoiando-se
principalmente no texto dramático.
B) valorização da fantasia subjetiva, sustentando, segundo Arno Holz, o
papel onírico da arte dramática.
C) luta social contra a burguesia
convencional, como defende Émile Zola no final do século XIX.
D) revelação das descobertas tecnológicas, valorizando mais as máquinas do
que os homens.
E) depreciação dos sujeitos oprimidos e humilhados, enaltecendo uma
sociedade idealizada.
3. (NC/FUNPAR/UFPR) A sistematização de uma proposta para o
ensino do teatro em contextos formais e não formais de educação, por meio de
jogos teatrais, foi feita pioneiramente por Viola Spolin, o que repercutiu
intensamente no meio educacional brasileiro a partir dos anos 1970. No que se
refere às propostas de Viola Spolin, é correto afirmar que jogos teatrais:
A) é sinônimo de jogos dramáticos, nomenclaturas que se equivalem, já que
têm a mesma origem.
B) valorizam a capacidade de interpretação do texto escrito, sem a
necessidade de improvisar.
C) cumprem os propósitos de uma visão contextualista de ensino da arte,
tendo o foco na ludicidade.
D) são procedimentos lúdicos com regras
explícitas que incluem ator e espectador.
E) têm como avaliadores um público externo ou o professor de teatro.
4. (NUCEPE/UESPI) Em determinadas peças, o texto teatral é de
primordial importância. Assume a função dramática, pois cria uma ação
dramática. Por meio dos diálogos revelam as personagens, suas características,
maneiras de agir e de ser. Considerada por Arimatan Martins (diretor) como um
retrato do Brasil, a montagem piauiense da peça “A república dos desvalidos”
(2015) tratou sobre a questão política habitacional brasileira. O texto dessa
peça é obra de
A) Aci Campelo.
B) Isis Baião.
C) José Afonso Lima.
D) Paulo de Tarso Libório.
E) Wellington Sampaio.
5. (IBADE) Mediante a depuração da percepção sensorial, os
jogos teatrais, na contramão da ênfase na inventividade, interpretação ou
dramaturgia, procuram promover a experiência do acordo coletivo, não expresso
de modo formal. Neles, a fábula não é ponto de partida, mas decorrência da:
A) procura de um passatempo divertido para promover o bem-estar dos
estudantes
B) saída emocional que permite moldar a tristeza em uma obra de arte
poética.
C) disciplina, a fim de dominar o instrumento que está em jogo e acalmar a
mente.
D) habilidade de leitura, da capacidade de aprender, e também, do OI do
aluno.
E) ação e a fisicalização de objetos, lugares
e emoções, eixos da aprendizagem teatral.
GABARITO
1:A - 2:C - 3:D - 4:C - 5:E
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