Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE TEXTOS DE TEATRO II

 

1. (FGV) A prosódia teatral relaciona-se com
A) a entonação da voz.
B) a escuta ativa.
C) a gramática do texto.
D) a sonoplastia espacial.
E) a significação do léxico.
 
2. (NC/FUNPAR/UFPR) O teatro naturalista marca uma rápida sucessão de formas de estilo e de jogo teatral que ocorre num espaço de poucas décadas a partir da metade do século XIX. Antecedendo ao simbolismo e ao expressionismo, o teatro naturalista se caracteriza pela:
A) anulação gradual da figura e da função do diretor teatral, apoiando-se principalmente no texto dramático.
B) valorização da fantasia subjetiva, sustentando, segundo Arno Holz, o papel onírico da arte dramática.
C) luta social contra a burguesia convencional, como defende Émile Zola no final do século XIX.
D) revelação das descobertas tecnológicas, valorizando mais as máquinas do que os homens.
E) depreciação dos sujeitos oprimidos e humilhados, enaltecendo uma sociedade idealizada.
 
3. (NC/FUNPAR/UFPR) A sistematização de uma proposta para o ensino do teatro em contextos formais e não formais de educação, por meio de jogos teatrais, foi feita pioneiramente por Viola Spolin, o que repercutiu intensamente no meio educacional brasileiro a partir dos anos 1970. No que se refere às propostas de Viola Spolin, é correto afirmar que jogos teatrais:
A) é sinônimo de jogos dramáticos, nomenclaturas que se equivalem, já que têm a mesma origem.
B) valorizam a capacidade de interpretação do texto escrito, sem a necessidade de improvisar.
C) cumprem os propósitos de uma visão contextualista de ensino da arte, tendo o foco na ludicidade.
D) são procedimentos lúdicos com regras explícitas que incluem ator e espectador.
E) têm como avaliadores um público externo ou o professor de teatro.
 
4. (NUCEPE/UESPI) Em determinadas peças, o texto teatral é de primordial importância. Assume a função dramática, pois cria uma ação dramática. Por meio dos diálogos revelam as personagens, suas características, maneiras de agir e de ser. Considerada por Arimatan Martins (diretor) como um retrato do Brasil, a montagem piauiense da peça “A república dos desvalidos” (2015) tratou sobre a questão política habitacional brasileira. O texto dessa peça é obra de
A) Aci Campelo.
B) Isis Baião.
C) José Afonso Lima.
D) Paulo de Tarso Libório.
E) Wellington Sampaio.
 
5. (IBADE) Mediante a depuração da percepção sensorial, os jogos teatrais, na contramão da ênfase na inventividade, interpretação ou dramaturgia, procuram promover a experiência do acordo coletivo, não expresso de modo formal. Neles, a fábula não é ponto de partida, mas decorrência da:
A) procura de um passatempo divertido para promover o bem-estar dos estudantes
B) saída emocional que permite moldar a tristeza em uma obra de arte poética.
C) disciplina, a fim de dominar o instrumento que está em jogo e acalmar a mente.
D) habilidade de leitura, da capacidade de aprender, e também, do OI do aluno.
E) ação e a fisicalização de objetos, lugares e emoções, eixos da aprendizagem teatral.


GABARITO
1:A - 2:C - 3:D - 4:C - 5:E



Postar um comentário

0 Comentários