
1. (FEPESE) A peça O rei da vela, que é considerada o primeiro
texto modernista para teatro no Brasil, foi escrita por:
A) Dias Gomes.
B) Plínio Marcos.
C) Nelson Rodrigues.
D) Oswald de Andrade.
E) Oduvaldo Vianna Filho.
2. (FEPESE) Viola Spolin, no livro Improvisação para o Teatro,
que é bastante utilizado no âmbito educacional de Teatro, afirma que o ator
cria a realidade teatral tornando-a física, afirmando também que a realidade do
palco, para constituir-se como realidade física, necessita ter:
A) Representação e recursos materiais.
B) Contexto, pré-texto e marcação de cena.
C) Espaço, textura, profundidade e
substância.
D) Diferentes níveis de energia durante a atuação.
E) Sonoplastia, iluminação, figurino e cenário.
3. (FEPESE) No Brasil, o ator, empresário e ensaiador, do
século XIX, João Caetano, contribuiu para a propagação das Artes Cênicas e para
o ensino teatral ao escrever os compêndios escolares:
A) Reflexões da Atuação; O Ator.
B) Diderot no Brasil; Do texto a Ação.
C) Aprender a Atuar; Lições do Palco.
D) A Arte do Ator; O Teatro Brasileiro.
E) Reflexões Dramáticas; Lições Dramáticas.
4. (FEPESE) Na Pedagogia do Teatro, decifrar e interpretar os
diferentes sistemas cênicos, que se oferecem à percepção do espetáculo, é
definida como a ação de:
A) Produzir uma cena.
B) Adaptar a história.
C) Ler o espetáculo.
D) Participar do jogo.
E) Recontar a narrativa.
5. (FGV) Leia os trechos a seguir.
I. O teatro atual, como o concebo e ofereço ao público, não se pode limitar
a produzir um efeito puramente artístico, isto é, estético, explorando o
sentimentalismo do espectador. Nós não concebemos o teatro apenas como o
espelho de uma época, mas como um meio de transformá-la.
II. Pelo emprego controlado do gesto, o ator transforma o chão em mar, uma
mesa em confessionário, um pedaço de ferro em ser animado. A eliminação da
música não produzida pelos atores permite que a representação em si se
transforme em música, através da orquestração de vozes e do entrechoque de
objetos.
Os trechos
referem-se, respectivamente,
A) ao teatro político de Piscator e ao teatro do oprimido de Boal.
B) ao teatro íntimo de Strindberg e ao teatro pobre de Grotóvski.
C) ao teatro mínimo de Beckett e ao teatro de vanguarda de Jarry.
D) ao teatro político de Piscator e ao teatro
pobre de Grotóvski.
E) ao teatro campesino de Valdez e ao teatro espontâneo de Kantor.
GABARITO
1:D -2:C - 3:E - 4:C - 5:D
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