Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE TEORIA DE TEATRO I

 

1. (FEPESE) Na linguagem específica do Teatro, existe uma diferenciação de nomenclatura que identifica a apropriação do espaço.
O Espaço concretamente perceptível pelo público e que consiste em cada uma das unidades de ação de uma peça, ou ainda o lugar onde as personagens se movimentam, é reconhecido como espaço:
A) Lúdico.
B) Cênico.
C) Textual.
D) Dramático.
E) Imagético.
 
2. (IBADE) Nas palavras de Augusto Boal “Ser humano é ser artista”. Boal (1931 - 2009) é o idealizador do método mundialmente conhecido como:
A) Pedagogia do Gesto.
B) Teatro do Absurdo.
C) Teatro de Animação.
D) Tá na Rua.
E) Teatro do Oprimido.
 
3. (IBADE) “Foi então que Téspis falou: Eu sou Dionísio. Escutem bem minha história. E começou a contar a lenda do deus do vinho, fingindo sentir todas as emoções que o próprio Dionísio teria sentido durante suas andanças pelo mundo das criaturas mortais” (FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte. SP, 2003). Esse trecho está relacionado ao (a/à):
A) nascimento do teatro.
B) nascimento da dança.
C) uma alegoria sobre pintura histórica.
D) gênese da pintura abstrata.
E) gênero da comédia teatral.
 
4. (FGV) Suprima o ator e estará retirando de um realismo grosseiro os meios para florescer em cena. Não haverá mais personagem viva para confundir em nosso espírito arte e realidade; não haverá mais personagem viva na qual as fraquezas e estremecimentos da carne sejam visíveis.
Edward Gordon Craig Apud PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro.
A partir do texto, sobre a concepção de teatro de Gordon Craig, analise as afirmativas a seguir.
I. Preconizando a supressão do ator, Craig faz uma profunda crítica aos empecilhos subjetivos que atrapalhavam o trabalho de criação cênica.
II. O fim da “personagem viva” aponta para a concepção do ator como supermarionete, capaz de controlar todas as suas emoções.
III. Advertindo quanto ao risco de “confundir em nosso espírito arte e realidade”, Craig se alinha com a perspectiva simbolista do teatro e critica a influência do naturalismo.
Está correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
 
5. (FGV) Leia o texto a seguir.
Enquanto o primeiro período de elaboração do papel foi apenas preparatório, o segundo é de criação. Para produzir uma planta, temos de plantar no solo a semente. Essa semente deverá decompor-se, e dela sairão as raízes da futura planta. Da mesma forma, a semente da criação do autor deve ser plantada na alma do ator, deve passar pela fase de decomposição, e depois lançar suas raízes, das quais surgirá uma nova criação. Essa pertencerá ao ator. Se o período preparatório produziu as circunstâncias determinantes, esse segundo período criará a sinceridade das emoções, o coração do papel, sua imagem interior, sua vida espiritual. Essa experiência emocional do papel é a fase fundamental, a fase mais importante de nossa criatividade.
O texto acima fornece diretrizes teóricas e técnicas para o processo de formação do ator, segundo o método de
A) Vsevolod Meyerhold.
B) Constantin Stanislavski.
C) Jerzy Grotowski.
D) Eugenio Barba.
E) Sanford Meisner.

GABARITO
1:B - 2:E - 3:A - 4:E - 5:B

Postar um comentário

0 Comentários