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QUESTÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTE II

 

1. (FGV) A improvisação constitui uma prática importante para a formação do aluno na linguagem teatral e um recurso pedagógico muito rico para o professor.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente objetivos do processo de ensino/aprendizagem baseado no uso da improvisação, à exceção de uma. Assinale-a.
A) Estimular a espontaneidade e a criatividade, através do desenvolvimento intelectual e da sensibilidade física.
B) Ampliar o repertório de comunicação e a competência da expressão, a partir de conhecimentos já assimilados.
C) Organizar o pensamento, para lidar com a complexidade e com a ambiguidade intrínsecas ao fazer cênico.
D) Incorporar personagens da tradição dramatúrgica em pouco tempo, partindo do grupo e sob a orientação do professor.
E) Desenvolver capacidades socializadoras, de modo a construir um convívio de tolerância com a diferença.
 
2. (FGV) Leia o trecho a seguir.
No jogo teatral, por meio do processo de construção da forma estética, a criança estabelece com seus pares uma relação de trabalho na qual a fonte da imaginação criadora – o simbólico – é combinada com a prática e a consciência da regra do jogo, a qual interfere no exercício artístico coletivo.
Para Viola Spolin, a regra do jogo envolve três pontos essenciais:
A) O projeto, o comando e a crítica.
B) O ponto de concentração, a instrução e a avaliação.
C) O foco, a marcação e o reconhecimento.
D) O ponto de orientação, a competição e o julgamento.
E) O objetivo, o regulamento e a aprovação.
 
3. (FGV) A linguagem dramática desenvolve-se ao longo da infância, acompanhando as transformações do processo cognitivo da criança.
Nesse sentido, na chamada fase do faz-de-conta, por volta dos sete anos, a criança
A) aprende a abstrair experiências concretas vividas.
B) generaliza princípios particulares de entendimento.
C) troca o realismo da representação em prol da imaginação.
D) cria esquemas conceituais para situar a troca interindividual.
E) retrata a realidade da maneira pela qual a vivencia e entende.
 
4. (FGV) A respeito dos objetivos do trabalho com Teatro, segundo os PCNs, relacione as três áreas de conhecimento relativas ao teatro com seus respectivos objetivos formadores.
1. O teatro como expressão e comunicação
2. O teatro como produção coletiva
3. O teatro como produto cultural e apreciação estética
(  ) Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
(  ) Observar, apreciar e analisar as diversas manifestações de teatro, suas produções e concepções estéticas.
(  ) Reconhecer e explorar o espaço de encenação com os outros participantes do jogo teatral.
Assinale a opção que identifica a sequência correta, de cima para baixo.
A) 1, 3 e 2.
B) 3, 1 e 2.
C) 2, 3 e 1.
D) 2, 1 e 3.
E) 3, 2 e 1.
 
5. (NC/FUNPAR/UFPR) O alemão Hans Joachim Koellreutter chegou ao Brasil na época em que a pedagogia musical de Villa-Lobos estava em plena florescência. Suas propostas pedagógicas influenciaram toda uma geração de educadores musicais. Sobre as propostas de Educação Musical propostas por Koellreutter, assinale a alternativa correta.
A) A consolidação do domínio técnico do instrumento se espelha nos modelos conservatoriais, como maneira de sustentar a capacidade de criação.
B) A improvisação valoriza a capacidade criativa dos alunos, garantindo sua total liberdade no manejo de instrumentos musicais.
C) O estudo do som se pauta nas combinações harmônicas e estruturas rítmicas da música clássica europeia.
D) O processo de apreciação musical enfatiza a livre escolha de repertório a ser tocado pelos alunos.
E) A ampliação do leque de escuta é um dos princípios fundamentais do ensino de música.


 GABARITO
1:D - 2:B - 3:E - 4:A - 5:E


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