
1. (FGV) A improvisação constitui uma prática importante
para a formação do aluno na linguagem teatral e um recurso pedagógico muito
rico para o professor.
As afirmativas a
seguir descrevem corretamente objetivos do processo de ensino/aprendizagem
baseado no uso da improvisação, à exceção de uma. Assinale-a.
A) Estimular a espontaneidade e a criatividade, através do desenvolvimento
intelectual e da sensibilidade física.
B) Ampliar o repertório de comunicação e a competência da expressão, a
partir de conhecimentos já assimilados.
C) Organizar o pensamento, para lidar com a complexidade e com a
ambiguidade intrínsecas ao fazer cênico.
D) Incorporar personagens da tradição
dramatúrgica em pouco tempo, partindo do grupo e sob a orientação do professor.
E) Desenvolver capacidades socializadoras, de modo a construir um convívio
de tolerância com a diferença.
2. (FGV) Leia o trecho a seguir.
No jogo teatral,
por meio do processo de construção da forma estética, a criança estabelece com
seus pares uma relação de trabalho na qual a fonte da imaginação criadora – o
simbólico – é combinada com a prática e a consciência da regra do jogo, a qual
interfere no exercício artístico coletivo.
Para Viola Spolin,
a regra do jogo envolve três pontos essenciais:
A) O projeto, o comando e a crítica.
B) O ponto de concentração, a instrução e a
avaliação.
C) O foco, a marcação e o reconhecimento.
D) O ponto de orientação, a competição e o julgamento.
E) O objetivo, o regulamento e a aprovação.
3. (FGV) A linguagem dramática desenvolve-se ao longo da
infância, acompanhando as transformações do processo cognitivo da criança.
Nesse sentido, na
chamada fase do faz-de-conta, por volta dos sete anos, a criança
A) aprende a abstrair experiências concretas vividas.
B) generaliza princípios particulares de entendimento.
C) troca o realismo da representação em prol da imaginação.
D) cria esquemas conceituais para situar a troca interindividual.
E) retrata a realidade da maneira pela qual a
vivencia e entende.
4. (FGV) A respeito dos objetivos do trabalho com Teatro,
segundo os PCNs, relacione as três áreas de conhecimento relativas ao teatro
com seus respectivos objetivos formadores.
1. O teatro como expressão e comunicação
2. O teatro como produção coletiva
3. O teatro como produto cultural e apreciação estética
( ) Reconhecer e utilizar os elementos da
linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
( ) Observar, apreciar e analisar as diversas
manifestações de teatro, suas produções e concepções estéticas.
( ) Reconhecer e explorar o espaço de encenação
com os outros participantes do jogo teatral.
Assinale a opção
que identifica a sequência correta, de cima para baixo.
A) 1, 3 e 2.
B) 3, 1 e 2.
C) 2, 3 e 1.
D) 2, 1 e 3.
E) 3, 2 e 1.
5. (NC/FUNPAR/UFPR) O alemão Hans Joachim Koellreutter chegou ao
Brasil na época em que a pedagogia musical de Villa-Lobos estava em plena
florescência. Suas propostas pedagógicas influenciaram toda uma geração de
educadores musicais. Sobre as propostas de Educação Musical propostas por
Koellreutter, assinale a alternativa correta.
A) A consolidação do domínio técnico do instrumento se espelha nos modelos
conservatoriais, como maneira de sustentar a capacidade de criação.
B) A improvisação valoriza a capacidade criativa dos alunos, garantindo sua
total liberdade no manejo de instrumentos musicais.
C) O estudo do som se pauta nas combinações harmônicas e estruturas
rítmicas da música clássica europeia.
D) O processo de apreciação musical enfatiza a livre escolha de repertório
a ser tocado pelos alunos.
E) A ampliação do leque de escuta é um dos
princípios fundamentais do ensino de música.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:E - 4:A - 5:E
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