Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTE I


1. (FEPESE) O ator, diretor de companhia e pedagogo, Constantin Stanislavski, em sua trajetória de criação teatral, planejou uma trilogia literária sobre:
A) O treinamento do ator.
B) O encenador e a plateia.
C) Os estudantes de teatro.
D) A encenação e os objetos de cena.
E) A iluminação e o cenário naturalista.
 
2. (FEPESE) O Método Matricial, utilizado na Pedagogia do Teatro como metodologia de pesquisa, visa desvendar a matriz criativa do artista e tem como objetivo o esclarecimento de seu processo de criação.
Neste método, a Matriz é definida como:
A) A ação do artista no uso de elementos eleitos.
B) O estudo das combinações que o artista faz ao usar os elementos e procedimentos.
C) Uma das bases sobre a qual se erige a produção do artista criador.
D) O estudo das operações que revelam os signos de uma linguagem artística.
E) Um quadro formado pelos elementos de criação que o artista escolhe para gerar sua obra.
 
3. (AOCP) Segundo Viola Spolin (2012), “todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. Sendo assim, levar o teatro para a escola é possibilitar aos alunos a vivência do fazer teatral. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa e, se o indivíduo tiver “talento”, a aprendizagem do teatro se dá por completa.
B) Experienciar é se aprofundar no ambiente, é se envolver total e organicamente com ele. Isto é, o envolvimento passa por todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo.
C) A espontaneidade é um momento de liberdade individual. Quando nos deparamos com a realidade, é possível explorá-la e agir em conformidade com ela.
D) Aprendemos por meio da experiência.
 
4. (AOCP) Sobre Teatro-Educação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento Escola Nova.
II. Na educação tradicional, a concepção predominante em Teatro-Educação vê a criança como um organismo em desenvolvimento, cujas potencialidades se realizam desde que seja permitido a ela se desenvolver em um ambiente aberto à experiência.
III. As ideias da Escola Nova possibilitaram uma reformulação dos programas escolares e uma nova instrumentação para tornar o trabalho do docente mais eficaz.
IV. A educação progressista acreditava no desenvolvimento natural da criança, sendo que o professor atuava como um guia.
A) Apenas I e IV.
B) Apenas I, III e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II, III e IV.
 
5. (FGV) A respeito dos jogos teatrais, desenvolvidos por Viola Spolin, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
(  ) São estratégias subsidiárias do psicodrama, pois partem da história de vida do participante para, em seguida, fornecer-lhe os meios técnicos de superação das emoções pessoais.
(  ) São recursos para depurar a percepção sensorial, no sentido de que a fisicalização das emoções e do personagem contribuem para a percepção objetiva das relações no jogo.
(  ) Buscam promover a experiência do acordo tácito coletivo, na medida em que a aprendizagem teatral está vinculada à escuta do companheiro de jogo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A) F - V - F.
B) F - V - V.
C) V - F - F.
D) V - V - F.
E) F - F - V.

GABARITO
1:A - 2:E - 3:A - 4:B - 5:B


Postar um comentário

0 Comentários