
1. (FEPESE) O ator, diretor de companhia e pedagogo, Constantin
Stanislavski, em sua trajetória de criação teatral, planejou uma trilogia
literária sobre:
A) O treinamento do ator.
B) O encenador e a plateia.
C) Os estudantes de teatro.
D) A encenação e os objetos de cena.
E) A iluminação e o cenário naturalista.
2. (FEPESE) O Método Matricial, utilizado na Pedagogia do
Teatro como metodologia de pesquisa, visa desvendar a matriz criativa do
artista e tem como objetivo o esclarecimento de seu processo de criação.
Neste método, a
Matriz é definida como:
A) A ação do artista no uso de elementos eleitos.
B) O estudo das combinações que o artista faz ao usar os elementos e
procedimentos.
C) Uma das bases sobre a qual se erige a produção do artista criador.
D) O estudo das operações que revelam os signos de uma linguagem artística.
E) Um quadro formado pelos elementos de
criação que o artista escolhe para gerar sua obra.
3. (AOCP) Segundo Viola Spolin (2012), “todas as pessoas são
capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As
pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”.
Sendo assim, levar o teatro para a escola é possibilitar aos alunos a vivência
do fazer teatral. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Se o ambiente permitir, pode-se aprender
qualquer coisa e, se o indivíduo tiver “talento”, a aprendizagem do teatro se
dá por completa.
B) Experienciar é se aprofundar no ambiente, é se envolver total e
organicamente com ele. Isto é, o envolvimento passa por todos os níveis:
intelectual, físico e intuitivo.
C) A espontaneidade é um momento de liberdade individual. Quando nos
deparamos com a realidade, é possível explorá-la e agir em conformidade com
ela.
D) Aprendemos por meio da experiência.
4. (AOCP) Sobre Teatro-Educação, analise as assertivas e assinale
a alternativa que aponta as corretas.
I. O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento
Escola Nova.
II. Na educação tradicional, a concepção predominante em Teatro-Educação vê
a criança como um organismo em desenvolvimento, cujas potencialidades se
realizam desde que seja permitido a ela se desenvolver em um ambiente aberto à
experiência.
III. As ideias da Escola Nova possibilitaram uma reformulação dos programas
escolares e uma nova instrumentação para tornar o trabalho do docente mais
eficaz.
IV. A educação progressista acreditava no desenvolvimento natural da
criança, sendo que o professor atuava como um guia.
A) Apenas I e IV.
B) Apenas I, III e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II, III e IV.
5. (FGV) A respeito dos jogos teatrais, desenvolvidos por
Viola Spolin, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e
F para a falsa.
( ) São estratégias subsidiárias do psicodrama,
pois partem da história de vida do participante para, em seguida, fornecer-lhe
os meios técnicos de superação das emoções pessoais.
( ) São recursos para depurar a percepção
sensorial, no sentido de que a fisicalização das emoções e do personagem
contribuem para a percepção objetiva das relações no jogo.
( ) Buscam promover a experiência do acordo
tácito coletivo, na medida em que a aprendizagem teatral está vinculada à
escuta do companheiro de jogo.
As afirmativas são,
na ordem apresentada, respectivamente,
A) F - V
- F.
B) F - V - V.
C) V - F
- F.
D) V - V - F.
E) F - F - V.
GABARITO
1:A - 2:E - 3:A - 4:B - 5:B
0 Comentários