
1. (SOLER) Sobre
o Movimento Expressionista, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Procurou
expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do século XX.
B) Na pintura,
há a deformação das figuras. Para isso o artista faz uso de linhas sinuosas, o
que provoca certo efeito visual e plástico.
C) Foi uma reação à pintura realista, o que
justifica a existência da deformação na pintura.
D) Sobre a
temática, preferência pelo patético, trágico, triste e sombrio, além dos medos
e inseguranças do homem.
2. Edvard Munch
(18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas
de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento
humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a
insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma
recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos “nus e crus” da existência, e
expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres
clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.
As características descritas acima se referem
ao movimento artístico intitulado:
A) Surrealismo
B) Dadaísmo
C) Expressionismo
D) Futurismo
E) Pop Art
3. (IDECAN) A
grande maioria dos processos de impressão não consegue reproduzir originais de
tons contínuos. Por isso, na reprodução de imagens, como fotografias e
pinturas, é necessário transformar essas imagens em originais a traço, formados
por pequenos pontos. Sobre essa técnica, assinale sua denominação.
A) Seleção de
cores.
B) Prismagem.
C) Colotipia.
D) Retícula.
E) Pontilhismo.
4. (IDECAN) Os
belíssimos códices medievais eram frutos de uma série de operações manuais
realizadas por artistas especializados, calígrafos copistas para as letras,
iluminadores e miniaturistas para as imagens e ornamentação. Assim como o
trabalho dos copistas foi substituído paulatinamente pela impressão tipográfica,
o mesmo aconteceu com a produção das imagens. Para isso, uma técnica de gravura
que gerasse imagens com as mesmas características em relação às áreas de
grafismo e contragrafismo seria ideal para imprimir imagens ao mesmo tempo que
o texto composto em tipos móveis. Considerando isso, qual foi a técnica de
gravura historicamente mais largamente utilizada para a produção de imagens a
serem impressas pelo processo tipográfico?
A) Xilogravura.
B) Litografia.
C) Talho-doce.
D) Água-forte.
E) Água-tinta.
5. (IFPE) A
gravura de encavo é um processo que faz uso de matrizes de metal, como por
exemplo cobre, ferro e até alumínio. Diversos materiais são utilizados para
marcar e corroer as matrizes, já que nesse tipo de procedimento técnico a tinta
deve se acumular em sulcos produzidos na matriz e não na superfície dela, como
é o caso da xilogravura. Assinale a alternativa que apresenta um método desse
tipo de gravura que faz uso de materiais químicos para construir a imagem que
será impressa.
A) Maneira-negra
B) Ponta-seca
C) Água-forte
D) Roulette
E) Meia-tinta
GABARITO
1:C - 2:C - 3:D - 4:A - 5:C
0 Comentários