Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE PINTURA III


 

1. (SOLER) Sobre o Movimento Expressionista, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do século XX.
B) Na pintura, há a deformação das figuras. Para isso o artista faz uso de linhas sinuosas, o que provoca certo efeito visual e plástico.
C) Foi uma reação à pintura realista, o que justifica a existência da deformação na pintura.
D) Sobre a temática, preferência pelo patético, trágico, triste e sombrio, além dos medos e inseguranças do homem.
 
2. Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos “nus e crus” da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.
As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:
A) Surrealismo
B) Dadaísmo
C) Expressionismo
D) Futurismo
E) Pop Art 

 
3. (IDECAN) A grande maioria dos processos de impressão não consegue reproduzir originais de tons contínuos. Por isso, na reprodução de imagens, como fotografias e pinturas, é necessário transformar essas imagens em originais a traço, formados por pequenos pontos. Sobre essa técnica, assinale sua denominação.
A) Seleção de cores.
B) Prismagem.
C) Colotipia.
D) Retícula.
E) Pontilhismo.
 
4. (IDECAN) Os belíssimos códices medievais eram frutos de uma série de operações manuais realizadas por artistas especializados, calígrafos copistas para as letras, iluminadores e miniaturistas para as imagens e ornamentação. Assim como o trabalho dos copistas foi substituído paulatinamente pela impressão tipográfica, o mesmo aconteceu com a produção das imagens. Para isso, uma técnica de gravura que gerasse imagens com as mesmas características em relação às áreas de grafismo e contragrafismo seria ideal para imprimir imagens ao mesmo tempo que o texto composto em tipos móveis. Considerando isso, qual foi a técnica de gravura historicamente mais largamente utilizada para a produção de imagens a serem impressas pelo processo tipográfico?
A) Xilogravura.
B) Litografia.
C) Talho-doce.
D) Água-forte.
E) Água-tinta.
 
5. (IFPE) A gravura de encavo é um processo que faz uso de matrizes de metal, como por exemplo cobre, ferro e até alumínio. Diversos materiais são utilizados para marcar e corroer as matrizes, já que nesse tipo de procedimento técnico a tinta deve se acumular em sulcos produzidos na matriz e não na superfície dela, como é o caso da xilogravura. Assinale a alternativa que apresenta um método desse tipo de gravura que faz uso de materiais químicos para construir a imagem que será impressa.
A) Maneira-negra
B) Ponta-seca
C) Água-forte
D) Roulette
E) Meia-tinta


GABARITO
1:C - 2:C - 3:D - 4:A - 5:C







Postar um comentário

0 Comentários