Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE PERFORMANCE – ARTES I

 

1. (FEPESE) Na linguagem específica do Teatro, a técnica que revela ao espectador a alma ou o inconsciente da personagem, numa dimensão épica e lírica, tendo a tendência de se tornar um trecho destacável da peça com valor autônomo, recebe o nome de:
A) Diálogo.
B) Comentário.
C) Recorte textual.
D) Solilóquio.
E) Discurso.
 
2. (FEPESE) No ensino de Teatro, a metodologia criada por Olga Garcia Reverbel no Laboratório de Expressão tem diferentes características.
Analise o texto abaixo:
Todas as atividades de expressão propostas demandam a solução de problemas que estimulam o aluno a sua descoberta por meio da ação. Atuando, o aluno desenvolve suas capacidades de relacionamento social, espontaneidade, imaginação, observação e percepção.
Esse texto está coerente com a descrição da característica denominada:
A) Ativa
B) Global
C) Voluntária
D) Coletiva
E) Afetiva
 
3. (FEPESE) O TEN (Teatro Experimental do Negro) foi fundado no Rio de Janeiro, em 1944.
Sobre o TEN, é correto afirmar que:
A) Surgiu por influência de Paulo Paim, depois da publicação do Estatuto da Igualdade Racial.
B) Sua proposta era apresentar atores e temáticas negras no Teatro e seu idealizador foi Abdias do Nascimento.
C) Foi criado pelo poeta Solano Trindade para a divulgação dos escritos dramatúrgicos de um grupo de intelectuais negros.
D) Após dois anos de intensa atividade, o grupo passou por transformações no elenco e seu nome mudou para Teatro Popular Brasileiro.
E) Teve como principal representante o ator Grande Otelo, que atuava preferencialmente com o elenco do grupo.
 
4. (FEPESE) No fazer teatral existem diferentes tipos de encenação que são identificados com nomenclaturas diferenciadas.
A encenação que visa produzir imagens cênicas, objetivando a beleza formal imagética, em vez de dar a ouvir um texto ou de apresentar ações físicas em relevo, é coerente com a definição de:
A) Teatro de Tese.
B) Teatro Didático.
C) Teatro Alternativo.
D) Teatro de Imagens.
E) Teatro Documentário.
 
5. (FEPESE) O Teatro, por ser constituído como linguagem, tem em sua constituição a representação de signos, e a semiótica é apresentada como uma das ciências que estuda estes signos.
Sendo assim, segundo a Semiótica, as representações, baseadas em convenções que podem evocar um objeto, uma situação ou uma instituição, são consideradas:
A) Sinais.
B) Índices.
C) Símbolos.
D) Códigos.
E) Ícones.

GABARITO
1:D - 2:A - 3:B - 4:D - 5:C

Postar um comentário

0 Comentários