
1. (Zambini Instituto) Sobre os museus podemos afirmar que
A) A
potencialidade cultural dos museus é fraca
B) A potencialidade cultural dos museus é
enorme
C) A
potencialidade cultural dos museus é nula
D) A potencialidade
cultural dos museus deixa a desejar
E) N.d.a.
2. (FUNIVERSA) Um determinado museu encontra-se em situação de ruínas e precisa ser
restaurado. Para realizar o diagnóstico de conservação, os conservadores
planejaram diversas fases: 1ª fase: Coleta de informações a fim de fornecer aos
avaliadores das coleções e da arquitetura dados sobre a instituição, o
edifício, as coleções, os funcionários e as atividades. 2ª fase: Os avaliadores
deverão examinar vários aspectos ligados ao meio ambiente, observando as
condições existentes, as coleções e fazendo uma revisão da documentação do
edifício. 3ª fase: Depois de identificar as áreas chave que precisam de mais
investigação ou análise, os avaliadores das coleções e do edifício deverão
rever essas áreas em conjunto, diagnosticar as causas prováveis das áreas
problemáticas atuais ou potenciais. 4ª fase: Elaboração de texto que contemple
as avaliações das coleções e da arquitetura com as devidas recomendações
mutuamente compatíveis.
Essas fases são nomeadas, respectivamente,
como
A) avaliação
diagnóstica, sondagem, elaboração de relatório, avaliação do processo.
B) preparação,
coleta de dados, identificação de problemas, elaboração de relatório.
C) sondagem,
elaboração do diagnóstico, identificação de problemas e relatório.
D) preparação, coleta de informações, análise
conjunta e relatório do diagnóstico.
E) preparação,
avaliação diagnóstica, análise do grupo, sondagem.
3. (FUNIVERSA) Avalie os conceitos e classifique-os.
I Um bem é
considerado de excepcional valor por suas características. Representa um
período histórico, arquitetônico, ou de costume (vida, hábitos, modo de morar
da cidade), conferindo identidade cultural a um grupo social (nacional,
regional ou municipal).
II Um bem que
pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a
identidade cultural de um bairro, localidade ou entorno de um bem tombado.
Neste caso, são mantidos fachadas, telhados e volumetria.
III É o imóvel
renovado, situado no entorno dos bens preservados. Ele pode ser substituído ou
modificado após análise e aprovação dos órgãos competentes.
Os conceitos acima se referem,
respectivamente, a bem
A) tombado,
tutelado e preservado.
B) tombado, preservado e tutelado.
C) tutelado,
tombado e preservado.
D) preservado,
tombado e tutelado.
E) tutelado,
preservado e tombado.
4. (FUNIVERSA) Quando se fala de conservação preventiva em museus, têm se três alvos:
o edifício, a coleção e o público. Acerca desse tema, assinale a alternativa
incorreta.
A) Objetos em um
museu são afetados pelas condições de guarda e exposição. Condições ambientais
inadequadas também são causas de sérios danos. Um dos principais aspectos para
a sobrevivência de uma coleção é a manutenção das áreas de exposição e guarda
em condições ambientais estáveis. Para isso é vital que o edifício que abriga
coleções apresente um bom estado de conservação e manutenção.
B) A conservação
preventiva em museus não pode estar dissociada de dois aspectos fundamentais: o
técnico e o organizacional. As coleções não existem isoladamente, normalmente
estão condicionadas por um contexto institucional. As informações técnicas
propiciam a criação de um ambiente físico capaz de reduzir a deterioração nas
coleções; no entanto, a implantação das intervenções necessárias para obtenção
desse ambiente é uma ação administrativa.
C) Sob a lente
dos recursos financeiros, há que se ter sempre clara a relação custo/benefício
durante a implantação de um plano de conservação preventiva em um museu. A
realidade econômica que nos rodeia nos leva a refletir sobre a crescente
redução dos recursos públicos para a preservação do patrimônio cultural e o aumento
da necessidade de disputar os recursos dos agentes financiadores privados.
D) Sob a lente da equipe técnica, há que se
lembrar que o desenvolvimento da ciência da conservação já apontou que a
conservação é um assunto restrito a conservadores: arquitetos, engenheiros,
químicos, físicos, biólogos e administradores.
E) Em uma
instituição, diversas pessoas estão envolvidas com as coleções e, desta forma,
além de competência técnica, é fundamental que a equipe encarregada da
implantação de um plano de conservação preventiva desenvolva capacidade de
trabalho em equipe, combinando experiência técnica, científica, de
gerenciamento e de comunicação.
5. (FUNIVERSA) Acerca do diagnóstico de conservação bem-sucedido, assinale a
alternativa correta.
A) Os avaliadores da arquitetura e das
coleções baseiam-se em conhecimentos, experiências e análise qualitativa para
chegar às estratégias encomendadas.
B) Os processos
analíticos de gestão ambiental devem ser padronizados para atender à maioria
dos museus.
C) Os processos
bem-sucedidos são aqueles que não priorizam fatores causais e riscos.
D) A avaliação
das estratégias de gestão não deve fazer parte do diagnóstico de conservação.
E) A consulta às
pessoas que trabalham no museu não deve ser levada em consideração pelos avaliadores
que preparam o plano diagnóstico de conservação.
GABARITO
1:B - 2:D - 3:B - 4:D - 5:A
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