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QUESTÕES SOBRE PATRIMÔNIO ARTÍSTICO I

 

1. (IBADE) As práticas artísticas estão mudando em termos de fundamentos, meios e gêneros em nova configuração sobre o olhar social e político para um grande número de artistas. Nesse aspecto, no tocante aos estudos da cultura visual, parece adequado que essas mudanças ocorram em termos do enfoque dado às práticas em:
A) universidades e mercado publicitário.
B) escolas e universidades.
C) escolas e museus de arte.
D) escolas e organizações não governamentais.
E) ambientes virtuais de aprendizagem.
 
2. (AOCP) O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), localizado na cidade de Campina Grande, visa preservar e difundir as heranças da musicalidade, das artes manuais, da literatura de cordel, da xilogravura e da cantoria, características do povo nordestino e suas miscigenações. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a grande aliada e defensora do Museu, a qual auxiliou na construção do edifício, sendo atualmente responsável pela administração e por projetos de pesquisa. Sobre essa questão, assinale a alternativa que apresenta o nome popular atribuído ao MAPP.
A) Museu dos Três Pandeiros.
B) Museu da Cultura Popular.
C) Museu de Arte Nordestina.
D) Casa do Artista Popular.
 
3. (FGV) As mídias sociais, aplicadas ao campo do patrimônio e dos museus, se tornam ativos estratégicos para democratização do acesso à cultura e à informação, com a capacidade de:
A) gerar sínteses e centralizar as informações para o Estado;
B) controlar fluxos e processos informacionais da documentação objeto de guarda;
C) promover socialização em rede e transformar dados em informações;
D) limitar o acesso à informação para controlar setores da população;
E) custodiar acervos de museus em arquivos digitais e legitimar uma memória oficial.
 
4. (FUMARC) Os patrimônios culturais podem ser materiais e imateriais, consistindo o primeiro na reunião de coisas tangíveis de uma sociedade, como construções arquitetônicas, parques, praças, artefatos, objetos de arte, entre outros. Já as produções culturais imateriais são
A) registros deixados pelo homem em sítios arqueológicos.
B) os elementos ligados às ações e ou produtos do saber.
C) elementos encontrados por paleontólogos e arqueólogos.
D) bens classificados segundo suas características documentais.
E) áreas naturais de grande relevância para a sobrevivência da humanidade.
 
5. (FCC) Em A cultura ante as culturas na escola e na vida, publicado em Horizontes culturais: lugares de aprender, do Programa Cultura é Currículo, Rejane Coutinho elabora considerações para pensar o processo de institucionalização de bens culturais patrimoniais. Nesse contexto, considere:
I. Um bem material ou imaterial, herança do passado para o presente e o futuro, com valores e características que contribuem para a permanência e identidade da cultura a que pertence, é considerado patrimônio cultural.
II. Bens imateriais são a linguagem e as manifestações coletivas e/ou festivas, como costumes e fazeres.
III. O acarajé na Bahia e o frevo em Pernambuco são tombados como patrimônio cultural brasileiro.
IV. O projeto de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN , em 1937, envolveu a intelectualidade modernista e teve como base um anteprojeto elaborado por Mário de Andrade.
V. O estudo sobre Patrimônio Cultural é um dos territórios que compõem o Mapa dos Territórios da Arte e Cultura na Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
Estão corretas as afirmações:
 
A) I, II, III, IV e V.
B) I, II, IV e V, apenas.
C) I, IV e V, apenas.
D) II, III e V, apenas.
E) III, IV e V, apenas.

GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:B - 5:A

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