
1. (IBADE) As
práticas artísticas estão mudando em termos de fundamentos, meios e gêneros em
nova configuração sobre o olhar social e político para um grande número de
artistas. Nesse aspecto, no tocante aos estudos da cultura visual, parece
adequado que essas mudanças ocorram em termos do enfoque dado às práticas em:
A) universidades
e mercado publicitário.
B) escolas e
universidades.
C) escolas e museus de arte.
D) escolas e
organizações não governamentais.
E) ambientes
virtuais de aprendizagem.
2. (AOCP) O Museu de
Arte Popular da Paraíba (MAPP), localizado na cidade de Campina Grande, visa
preservar e difundir as heranças da musicalidade, das artes manuais, da
literatura de cordel, da xilogravura e da cantoria, características do povo
nordestino e suas miscigenações. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a
grande aliada e defensora do Museu, a qual auxiliou na construção do edifício,
sendo atualmente responsável pela administração e por projetos de pesquisa.
Sobre essa questão, assinale a alternativa que apresenta o nome popular
atribuído ao MAPP.
A) Museu dos Três Pandeiros.
B) Museu da
Cultura Popular.
C) Museu de Arte
Nordestina.
D) Casa do
Artista Popular.
3. (FGV) As
mídias sociais, aplicadas ao campo do patrimônio e dos museus, se tornam ativos
estratégicos para democratização do acesso à cultura e à informação, com a
capacidade de:
A) gerar
sínteses e centralizar as informações para o Estado;
B) controlar
fluxos e processos informacionais da documentação objeto de guarda;
C) promover socialização em rede e
transformar dados em informações;
D) limitar o
acesso à informação para controlar setores da população;
E) custodiar
acervos de museus em arquivos digitais e legitimar uma memória oficial.
4. (FUMARC) Os patrimônios culturais podem ser materiais e imateriais, consistindo o
primeiro na reunião de coisas tangíveis de uma sociedade, como construções
arquitetônicas, parques, praças, artefatos, objetos de arte, entre outros. Já
as produções culturais imateriais são
A) registros
deixados pelo homem em sítios arqueológicos.
B) os elementos ligados às ações e ou
produtos do saber.
C) elementos
encontrados por paleontólogos e arqueólogos.
D) bens
classificados segundo suas características documentais.
E) áreas
naturais de grande relevância para a sobrevivência da humanidade.
5. (FCC) Em A
cultura ante as culturas na escola e na vida, publicado em Horizontes
culturais: lugares de aprender, do Programa Cultura é Currículo, Rejane
Coutinho elabora considerações para pensar o processo de institucionalização de
bens culturais patrimoniais. Nesse contexto, considere:
I. Um bem
material ou imaterial, herança do passado para o presente e o futuro, com
valores e características que contribuem para a permanência e identidade da
cultura a que pertence, é considerado patrimônio cultural.
II. Bens
imateriais são a linguagem e as manifestações coletivas e/ou festivas, como
costumes e fazeres.
III. O acarajé na
Bahia e o frevo em Pernambuco são tombados como patrimônio cultural brasileiro.
IV. O projeto de
criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN , em
1937, envolveu a intelectualidade modernista e teve como base um anteprojeto
elaborado por Mário de Andrade.
V. O estudo
sobre Patrimônio Cultural é um dos territórios que compõem o Mapa dos
Territórios da Arte e Cultura na Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
Estão corretas as afirmações:
A) I, II, III, IV e V.
B) I, II, IV e
V, apenas.
C) I, IV e V,
apenas.
D) II, III e V,
apenas.
E) III, IV e V,
apenas.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:B - 5:A
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