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QUESTÕES SOBRE MÚSICA


1. (USCS) Teca Alencar de Brito, educadora musical, sugere a escuta de obras musicais com temas similares para o ensino de Arte. Em se tratando da temática “O trem de ferro”, esta proposta poderia se concretizar, por exemplo, no estudo das obras de:
A) Heitor Villa-Lobos, S. Prokofiev e Tom Jobim.
B) Ravel, Tom Jobim e Vivaldi.
C) Heitor Villa-Lobos, Bach e Gismonti.
D) S. Prokofiev, Heitor Villa-Lobos e Bach.
 
2. Em pesquisa realizada na cidade de São Paulo, Leila Vertamatti (2008) constatou que cerca de 74% dos corais infantis por ela investigados preferiam cantar em português. Embora reconheça que isso se deve à proximidade cultural e à familiaridade dos cantores com o idioma pátrio, a autora defende a necessidade de os coros serem, também, expostos ao canto em diversas línguas, porque essa prática, entre outros motivos,
A) tornou-se a partir da globalização, uma importante ferramenta para inserir o coral ou a instituição que ele representa no mercado mundial.
B) favorece o aprendizado de línguas estrangeiras desde que os alunos também façam análises gramaticais das letras.
C) ajuda a ampliar o círculo social do coro em relação às comunidades de estrangeiros.
D) amplia as possibilidades do coro de participar de eventos patrocinados por companhias multinacionais.
E) estimula o desenvolvimento da musculatura envolvida na produção vocal, pois cada língua exige a participação de grupos musculares específicos.
 
3. (FCC) Diz o compositor e educador musical canadense R. Murray Schafer em O ouvido pensante (2003): Eis a nova orquestra: o universo sônico! E os músicos: qualquer um e qualquer coisa que soe! Isso tem um corolário arrasador para todos os educadores musicais. Pois os educadores musicais são os guardiões da teoria e da prática da música. E toda a natureza dessa teoria e prática terá agora de ser inteiramente reconsiderada. A afirmação do autor fundamenta-se
A) nas mudanças culturais e históricas, ampliação dos recursos musicais, integração entre as áreas de conhecimento e ampliação do vocabulário musical básico.
B) na falta de preparo dos educadores musicais para as necessidades atuais, pois em sua formação de graduação eles não aprendem a dirigir orquestras.
C) na resistência dos professores de música, como guardiões da tradição e da prática, às novidades que podem comprometer o ensino de canto ou instrumento.
D) nos currículos dos cursos de licenciatura que devem ser adaptados à nova condição da música, atividade que agora pode ser exercida por qualquer pessoa.
E) nas mudanças radicais nas condutas pedagógicas pois, para a nova orquestra e os novos músicos, são necessárias apenas explorações sonoras.
 
4. (FCC) Murray Schafer (2003) faz uma longa descrição de uma ação realizada com alunos adolescentes em uma escola canadense, chamada por ele de A máscara do demônio da maldade. Ele levou a classe a construir um evento sonoro a partir de uma máscara japonesa que ficava pendurada em uma das paredes da sala de aula. À conclusão de sua descrição, diz o autor: Ao todo, passaram-se duas horas desde o começo da experiência até a classe ser dispensada com o sinal do meio-dia. Olhando pela janela, eu podia observar as crianças voltando para casa e ouvir os sussurros, os gritos de medo e a dança selvagem da máscara sendo levados pelo pátio da escola, pelas ruas, pela vida. Com esse tipo de proposta, Schafer pretende
A) estimular o interesse dos alunos pelo uso de máscaras.
B) ensinar músicas japonesas.
C) mostrar que a sua metodologia sempre se inicia com objetos.
D) despertar a habilidade criativa dos alunos.
E) causar desconforto nos outros professores da escola, pelo estímulo ao comportamento inadequado dos alunos (gritos e ritos selvagens).
 
5. (CEPERJ) Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, ...
Os versos do Hino Nacional Brasileiro que completam a estrofe acima estão na alternativa:
A) Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.
B) Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
C) E diga o verde-louro dessa flâmula - Paz no futuro e glória no passado.
D) Nossos bosques têm mais vida Nossa vida no teu seio mais amores.
E) E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
 
6. (CEPERJ) “...procurei sempre levar os alunos a notar sons que nunca haviam percebido, ouvir avidamente os sons de seu ambiente e ainda os que eles próprios injetavam nesse ambiente.”
(Murray Schafer)
Com esta proposta, o autor considera como perspectiva inicial importante no processo de desenvolvimento da consciência musical:
A) a interpretação vocal coletiva
B) a limpeza de ouvidos
C) o canto das palavras
D) o conhecimento dos conceitos da música
E) a composição na sala de aula 


GABARITO

1:A - 2:E - 3:A - 4:D - 5:A - 6:B

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