1. (USCS) Teca
Alencar de Brito, educadora musical, sugere a escuta de obras musicais com
temas similares para o ensino de Arte. Em se tratando da temática “O trem de ferro”,
esta proposta poderia se concretizar, por exemplo, no estudo das obras de:
B) Ravel, Tom
Jobim e Vivaldi.
2. Em pesquisa
realizada na cidade de São Paulo, Leila Vertamatti (2008) constatou que cerca
de 74% dos corais infantis por ela investigados preferiam cantar em português.
Embora reconheça que isso se deve à proximidade cultural e à familiaridade dos
cantores com o idioma pátrio, a autora defende a necessidade de os coros serem,
também, expostos ao canto em diversas línguas, porque essa prática, entre
outros motivos,
3. (FCC) Diz o
compositor e educador musical canadense R. Murray Schafer em O ouvido pensante
(2003): Eis a nova orquestra: o universo sônico! E os músicos: qualquer um e
qualquer coisa que soe! Isso tem um corolário arrasador para todos os
educadores musicais. Pois os educadores musicais são os guardiões da teoria e
da prática da música. E toda a natureza dessa teoria e prática terá agora de
ser inteiramente reconsiderada. A afirmação do autor fundamenta-se
B) na falta de
preparo dos educadores musicais para as necessidades atuais, pois em sua
formação de graduação eles não aprendem a dirigir orquestras.
4. (FCC) Murray
Schafer (2003) faz uma longa descrição de uma ação realizada com alunos
adolescentes em uma escola canadense, chamada por ele de A máscara do demônio
da maldade. Ele levou a classe a construir um evento sonoro a partir de uma
máscara japonesa que ficava pendurada em uma das paredes da sala de aula. À
conclusão de sua descrição, diz o autor: Ao todo, passaram-se duas horas desde
o começo da experiência até a classe ser dispensada com o sinal do meio-dia.
Olhando pela janela, eu podia observar as crianças voltando para casa e ouvir
os sussurros, os gritos de medo e a dança selvagem da máscara sendo levados
pelo pátio da escola, pelas ruas, pela vida. Com esse tipo de proposta, Schafer
pretende
E) causar
desconforto nos outros professores da escola, pelo estímulo ao comportamento
inadequado dos alunos (gritos e ritos selvagens).
5. (CEPERJ)
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce,
...
A) Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
B) Fulguras, ó
Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
6. (CEPERJ)
“...procurei sempre levar os alunos a notar sons que nunca haviam percebido,
ouvir avidamente os sons de seu ambiente e ainda os que eles próprios injetavam
nesse ambiente.”
Com esta proposta, o autor considera como
perspectiva inicial importante no processo de desenvolvimento da consciência
musical:
A) a
interpretação vocal coletiva
C) o canto das
palavras
E) a composição
na sala de aula
GABARITO
1:A - 2:E - 3:A - 4:D - 5:A - 6:B
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